Estava vendo a capacidade de combustível de caças, e vi que o MiG-31 tem capacidade máxima de 23.500 litros (18.500 l internos + 5.000 l externos) de combustível T-6 de alta densidade (15.500 kg), e alcance máximo de 3.300 km em vel. subsônica (Alcance de travessia "ferry range"), o que dá apenas 140 metros por litro de combustível... Ta loco sô !!!!

É isso mesmo??? Alguém tem dados mais precisos ou confiáveis???

E eu reclamando do meu golzinho que faz 9,8 km/l na estrada... Maneiro !!!!

Abç.
Original Post
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
Estava vendo a capacidade de combustível de caças, e vi que o MiG-31 tem capacidade máxima de 23.500 litros (18.500 l internos + 5.000 l externos) de combustível T-6 de alta densidade (15.500 kg), e alcance máximo de 3.300 km em vel. subsônica (Alcance de travessia "ferry range"), o que dá apenas 140 metros por litro de combustível... Ta loco sô !!!!

É isso mesmo??? Alguém tem dados mais precisos ou confiáveis???
E eu reclamando do meu golzinho que faz 9,8 km/l na estrada... Maneiro !!!!
Abç.
Pense também da seguinte forma, o que é 1 litro ??? Voce bebe isso de cerveja fácil ... Maneiro !!!! Maneiro !!!! Ó pra você.. !!! o Mig - 31 ainda voa 140 mt com 1 lt.
quote:
Originalmente publicado por Lawrence Henle:
quote:
Originalmente publicado por Di Stephano:

Abç.
Pense também da seguinte forma, o que é 1 litro ??? Voce bebe isso de cerveja fácil ... Maneiro !!!! Maneiro !!!! Ó pra você.. !!! o Mig - 31 ainda voa 140 mt com 1 lt.


Carnaval de 2001, consumi em 5Km percorridos a pé e para casa exatos 01 litro de cervejaManeiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!



Att LAwrence Henle[/QUOTE]


MAs vc e Flex.... e se fosse com Whisky.

OS caças russos voam com vódka...é mais econômica...
quote:
Originalmente publicado por Gilson:
Algumas contas interessantes:
capacidade dos tanques: 2600 litros.

consumo subsônico:
autonomia: 45 min = 45 x 60 = 2700 segundos.
2600:2700 = aprox. 0,97 litros por segundo.

consumo supersônico:
autonomia 15 min = 15 x 60 = 900 segundos.
2600:900 = aprox. 2,9 litros por segundo.


Esses alcances são, respectivamente:

- Alcance de interceptação com potência militar (1.040 km/h, alcance de 780 km, 305,5 m/l);

- Alcance de interceptação c/ pós combustão (até 1.700 km/h, alcance de 425 km, 165,82 m/l).
Sim, Guima, esse dado é para "ferry range", ou seja, máximo de combustível incluindo tanques externos para "alcance de translado", sem carga e/ou armas.

O alcance armado dependerá da carga, claro.

Nos dados do F-5E colocado pelo Gilson são os de interceptação, portanto, com carga básica para essa função.

Se configurado para ataque, será reduzido conforme a carga.

Abç.
Su-35

Tem um ferry range de 4.600 km com 18.350 l (14.350 l interno + 2 tanques descartáveis de 2.000 l cada), com um consumo de 0,25 km/l (250 m/l).

Com os internos apenas (14.350 l) consegue voar 3.600 km... Ta loco sô !!!!

Seus motores são 78,57% mais eficientes que o do MiG-31.

Mesmo reduzindo seu alcance com carga bélica, é uma coisa...

...impressionante!!! Ta loco sô !!!!
Guima, não sei pra que quer os dados do Xavante, mas veja se isso o ajuda:

Performance:
Vel. Máx. = 890 km/h a 1.525 m
Vel. Cruz. = 686 km/h a 9.145 m
Alcance de travessia = 2.130 km
Alcance de ataque (lo-lo-lo) com 1.280 kg de carga bélica = 268 km
Alcance de ataque (lo-lo-lo) com 1.814 kg de carga bélica = 130 km
Alcance em reconhecimento hi-lo-hi com pod e 2 tanques externos = 742 km
Missão de reconhecimento fotográfico hi-lo-hi com pod, 2 tanques de ponta de asa e 2 tanques descartáveis = 1.038 km
Taxa de subida ao nível do mar = 1.981 m/min
Sobe a 10.975 m (36.000 pés) em 9min30s
Teto de serviço = 14.325 m
quote:
Originalmente publicado por Marcelo Ribeiro - Mach 2:
Gilson, tudo bem?

O F-5 pode voar monomotor? Se sim, isso duplica ou aumenta o raio de ação?

Abs!


Não. A J85 é muito fraca para tal. Pode servir para uma emergência, e curto período, mas vai cair na certa.
E mesmo se voasse mono, não faria o dobro, pois para manter o voo ela funcionaria em um regime mais elevado, consumindo mais.
quote:
Originalmente publicado por Marcelo Ribeiro - Mach 2:
Gilson, tudo bem?

O F-5 pode voar monomotor? Se sim, isso duplica ou aumenta o raio de ação?

Abs!



Amigão Marcelo,

O F-5 pode voar mono, mas não em condições normais (somente emergência).
O consumo seria alto em função de um só motor ter que arcar com o peso e arrasto do outro inoperante (como bem explicado pelo Bruno Ferlin).
quote:
Originalmente publicado por Richthofen:
Pegando carona....Ví em um documentário que o Concorde, em potência máxima de decolagem consumia aproximadamente 40 litros de querosene por SEGUNDO!


- Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros - 1.150 (2.130 km/h) nós contra 450 nós (835 km/h), sendo 1.292 nós (2.393 km/h) o recorde em 19 de Dezembro de 1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

- Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora
- Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora
- Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora (48.125 l/h ou 13,37 l/s)

4 motores vezes 13,37 l/s = 53,48 litros por segundo na decolagem.

- Seus tanques de combustíveis comportavam 119,500 litros de querosene de aviação (95.680 kg).

- O concorde é uma aeronave transatlântica, e com os tanques cheios voa até 6.230 km.

- Decolava com 185.000 kg, mas só podia pousar com 111.130 kg. Se tivesse que pousar logo após o pouso tinha que alijar 74 t (92.337 l) de combustível antes de pousar.
Perguntinha básica...

Quando vocês falam que o alcance do avião é de 3.000 e pedradas, estão se referindo que ele vai e volta ou só vai até essa distância?

Putz, os F-5 que saíram para interceptar o vulcam foram lisos? Só com canhão? Pelas histórias contadas dessa interceptação eles devem ter voltado no osso para a base não??

E os Mirages IIIE? Mais beberrão ainda???


Abraços,

Matte
quote:
Originalmente publicado por Matte:
Quando vocês falam que o alcance do avião é de 3.000 e pedradas, estão se referindo que ele vai e volta ou só vai até essa distância?

E os Mirages IIIE? Mais beberrão ainda???



1- Alcance é a distância máxima percorrida em linha reta (só ida). O "raio de ação" compreende ida e volta, constituindo-se na metade do alcance.

2 - Sim. O Mirage III, apesar de monomotor (ATAR 9C), consome muito mais que o F5 (dois J85-21C).

Enquanto um ATAR 9 gera aprox. 13.000 lbf de empuxo, um J85-21C gera um máximo de 5.000 lbf.

Em tempo:
1 - dos três aviões de combate da Força (F5, A1 e F2000), o F5 é o que possui o menor custo da hora de vôo (aprox. a metade do valor de cada um dos outros).
(Obs.: no cálculo do valor da hora de vôo, além do consumo de combustível e óleo, são computados os valores gastos nas revisões).

2 - O F5 é um caça tático "Mach 1" e o F-103, um interceptador "Mach 2".

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