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Troquei o óleo do meu compressor, só que dessa vez não usei o Capela, coloquei 250ml do AW 150. É boa essa marca?

Outra dúvida: a mangueira que liga a saída do compressor ao reservatório rompeu bem no meio, daí troquei. Aproveitei e comprei dois engates de conexão rápida novos.

Até aqui tudo bem.

Mas antes dessas mudanças, o pressostato estava soltando um pouco de óleo pela válvula de alívio. Hoje, depois de trocar o óleo, a mangueira e as conexões, esse excesso de óleo sumiu.

Será que tem alguma coisa que justifique isso ou estou só viajando na maionese?


Abraço

Eduardo

Ps: fui de novo na Paumar ferramentas em S.Cristóvão. Loja excelente com atendimento impecável! Recomendo MUITO!
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Acho que a forma como disse foi meio intempestiva, bem estranha, digamos assim pois, não cuspir óleo pode, em parte, significar falta dele no motor.
Porém, por outro ponto de vista, como se trata de compressor para uso como "compressor de ar", o óleo cuspido será perdido e, não vejo vantagem alguma nisto.
Enquanto vc digitava sua réplica, fui verificar dois motores que tenho. Um em uso num conjunto compressor e outro aguardando oportunidade de trabalho.
Um deles, quando em funcionamento não cuspia óleo e estava montado no conjunto operacional. Tinha óleo limpo, praticamente novo, diria eu. Ao fazer o drenagem do óleo, percebi que ali faltava muito pouco do seu conteúdo ideal, em torno de 300ml.
O outro, o guardado, ao ser colocado em funcionamento, não cuspia óleo porém, ao ter seu óleo, bem escuro Ta loco sô !!!! , drenado... nem deu pra encher metade de uma xícara de chá!!

Encontrei motores, que tem a saída de ar na parte baixa e cospem bastante óleo. Como minha pretensão é usar tais motores como "compressor de ar" para uso do ar, apesar do tamanho ideal, pequeno, descartei-os da minha lista de interesse. Como compressor de gás para uso em geladeiras é excelente! Para o nosso caso, não!

Vinicius Roland
Se a viscosidade do AW-150 for parecida do Capela pode usar, mais se for mais viscoso com o tempo pode ter uma deficiência de lubrificacao e ter um descate das peças do compressor .......... Captou ???
Consegui comprar o Capella Texaco!!
Nem o dono da loja lembrava que vendia tal óleo e disse que não pretende comprar mais pois a procura esta aquém do esperado.
Pesquisando pelo preço, encontrei uma variação muito grande.

http://loja.pioneirapecas.com....AO-versao-83-83.aspx

http://www.refrigeracaomarecha...o+capella+68+1+litro

Paguei 7,30 pelo litro, numa loja próxima à frente da TelhaNorte da Rod. Anhanguera, região de Campinas!!!!
Espero poder dar fim a todo este litro!! Seria bom sinal!!
Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!

Vinicius Roland
quote:
Troquei o óleo do meu compressor, só que dessa vez não usei o Capela, coloquei 250ml do AW 150. É boa essa marca?


Eduardo

AW-150 não é uma marca é uma classificação do óleo. Você colocou no seu compressor um óleo ISO 150 quando o indicado era um ISO 46 ou no máximo ISO 68.

Quanto maior o número mais viscoso é o óleo, ou seja é um óleo mais "grosso". Por isso parou de cuspir pela válvula.

Além de ser mais grosso ele tem com característica menor perda de viscosidade com o aumento da temperatura.

No seu caso vai provavelmente dar uma lubrificação deficiente, salvo se o compressor estiver já bem cansado. Este óleo é indicado para compressores de ar a pistão de grande vazão.

O óleo correto para estes compressores de geladeira é o Capella 46 ou qualquer outro óleo ISO 46. Você encontra isso com facilidade em casas que vendem peças para refrigeração.
Last edited by Augusto
O mais indicado é o ISO 32, só que só vende em grandes quantidades. A medida correta é 275 ml.

Meu compressor solta um pouco de óleo pela válvula do pressostato. O óleo sobre para o cilindro mas encontra o caminho da válvula junto. Costumo deixar ele soprar tudo e depois fecho a válvula (que não está funcionando muito bem).
Sucateiro,

Aproveitando que vc tocou no assunto da válvula de alívio que não funciona bem, descartei o uso da minha pois, não tem jeito, não funciona bem, também. O conteúdo de ar a ser descartado pela válvula de alívio é tão pequeno que não faz tanta diferença para o nosso caso, aerografia.
É o que eu depreendi pelo tempo de uso e experiência pessoal.
quote:
O conteúdo de ar a ser descartado pela válvula de alívio é tão pequeno que não faz tanta diferença para o nosso caso, aerografia.


Não é isso, válvula de alivio retira o ar comprimido de dentro do compressor permitindo que ele parta sem carga, isso prolonga a vida do compressor além de diminuir o consumo de energia.
Sim, é isso mesmo.... Usando-se a válvula de alívio (quando ela funciona corretamente), quando o pressostato desliga o motor, a dita válvula descarta o ar do compressor até a válvula de retenção, "prolongando" a vida do motor.

O que quero dizer é que, descartando o uso da válvula de alívio, a pressão que esta quantidade de ar, da válvula de retenção até o motor não representa tanto esforço para o motor em seu momentum de partida, mesmo porque o motor terá de vencer resistência da pressão que já existe no reservatório. Não tem escapatória!
Por este motivo e forma de pensar, é que, nas minhas montagens, diminui a distância entre a válvula de retenção e o motor.
quote:
mesmo porque o motor terá de vencer resistência da pressão que já existe no reservatório. Não tem escapatória!


Roland

Não é assim que funciona. Existe uma válvula de sentido único que evita este problema. Esta válvula fica fechada quando a pressão no tanque é maior que no compressor e só volta a abrir quando a pressão no compressor fica maior que a pressão no tanque. Assim quando ligada a válvula de alivio, o compressor parte de pressão atmosférica e sobe esta pressão até superar a da válvula de retenção. Sem a válvula de alívio ai sim o compressor vai ter de dar partida já com a mesma pressão do tanque.

Sem a válvula de alivio você esta sim forçando o compressor desnecessariamente além de aumentar o consumo de energia na partida.
... Existe uma válvula de sentido único que evita este problema. Esta válvula fica fechada quando a pressão no tanque é maior que no compressor e...

Sim, esta válvula é a válvula de retenção que falei!



ok... acho que não me fiz entender...

Vc tem razão.
Em tempo: Augusto, o compressor já tem uns bons 6 ou 7 anos de uso.

Isso muda alguma coisa p'ra hora de escolher o óleo? Esse 150 pode ser o mais adequado nesses casos, em alguma hipótese?

Abrassssss
Não, ele bem mais viscoso que o óleo recomendado. Veja que o ISO 46 se usa porque é o que se acha no mercado de balcão, estes compressores vem fabrica com um óleo mais fino, dependendo da potencia entre ISO 10 e ISO 32.

Veja a tabela para compressores Embraco

http://www.embraco.com/Desktop...n/Arquivos/97025.pdf
quote:
Originalmente publicado por Roland:
... Existe uma válvula de sentido único que evita este problema. Esta válvula fica fechada quando a pressão no tanque é maior que no compressor e...

Sim, esta válvula é a válvula de retenção que falei!



ok... acho que não me fiz entender...

Vc tem razão.



Roland, no início montei meu compressor sem essa válvula de alívio, pois o técnico da Margirus disse que era desnecessário. Resultado: o motor foi abafando e eu tive que instalar correndo, do contrário perdia o motor.

Carioca, você só vai encontrar o Capella em 1 litro. Se encontrar ISO 32 em volume de 10 litros pode repartir e revender aqui.

abs

Rá... e o meu que agorinha mesmo, fui usar pra fazer uma pintura de um zero 1/72 e de repente o negocio me estourou a mangueira de saida do compressor, logo abaixo da unidirecional, espirrando oleo pra todo lado. fui observar as emendas abri o purgador do reservatorio, religuei a mangeuira (dessa vez uma nova que tinha guardada) e liguei a maquina... vazou o ar do expurgo, de repente parou de sair o ar e a mangueira estourou da entrada do motor.... fui ver e tinha oleo na valvula de escape no alto do sistema..... to ate com medo de desmontar tudo... deve estar emplastrado de oleo pra todo lado. agora pergunto: Por que?

Amigo o q conseguiu fazer
 
 
Originally Posted by Pedro Neto - GPC:

Rá... e o meu que agorinha mesmo, fui usar pra fazer uma pintura de um zero 1/72 e de repente o negocio me estourou a mangueira de saida do compressor, logo abaixo da unidirecional, espirrando oleo pra todo lado. fui observar as emendas abri o purgador do reservatorio, religuei a mangeuira (dessa vez uma nova que tinha guardada) e liguei a maquina... vazou o ar do expurgo, de repente parou de sair o ar e a mangueira estourou da entrada do motor.... fui ver e tinha oleo na valvula de escape no alto do sistema..... to ate com medo de desmontar tudo... deve estar emplastrado de oleo pra todo lado. agora pergunto: Por que?

 

Até agora nada.... nao tive tempo habil... vou comprar oleo pra trocar o que esta no motor e desmontar o sistema todo e limpar.... ver se nao tem nada entupido, pra evitar uma explosao por pressão.....

Em um dado momento, durante a discussão sobre o assunto, ficou no ar o fato de alguns usar e outros não usar a válvula de alívio.

Por experiência, busca de solução e curiosidade, encontrei uma maneira de a válvula de alívio do pressostato funcionar, e sempre, com motor de geladeira.

Desmontei a válvula de alívio, retirei a mola e dela retirei umas duas voltas, fazendo com que o ar proveniente do motor não tivesse muita resistência, fechando completamente a passagem de ar na dita válvula.

Pedro Neto, este motor é o que te cedi???

 

Abraço a todos.

 

Vinicius Roland

Originally Posted by Roland:

Em um dado momento, durante a discussão sobre o assunto, ficou no ar o fato de alguns usar e outros não usar a válvula de alívio.

Por experiência, busca de solução e curiosidade, encontrei uma maneira de a válvula de alívio do pressostato funcionar, e sempre, com motor de geladeira.

Desmontei a válvula de alívio, retirei a mola e dela retirei umas duas voltas, fazendo com que o ar proveniente do motor não tivesse muita resistência, fechando completamente a passagem de ar na dita válvula.

Pedro Neto, este motor é o que te cedi???

 

Abraço a todos.

 

Vinicius Roland

 

 

Como é que você conseguiu tirar a mola? Preciso tirar a agulha e nunca consegui. O meu, quando ligo, tenho que puxar a agulha.

Sucateiro

 

Retire a válvula do pressostato.

Retire a "tampa" da válvula... Até é fácil!!

 

Afaste, retire a peça arredondada que ajuda a dar aperto na mangueira que direciona o ar até a válvula.

 

Olhando dentro da válvula vc ve uma peça que se encaixa la dentro da válvula e ajuda a manter a agulha na posição dela.

Usando um alicate de bico fino, prenda a peça com alicate... tem uma saliência nesta pela e tente puxar para fora.

Cuidado neste momento para não perder a mola pois, de repente, ela pode sair voando!!

Por outro lado, a dita peça pode não sair com tanta facilidade. Podendo até, esta saliência, ser quebrada no momento que vc faz uso do alicate.

Não tem problema, a dita peça sai!! Mas da trabalho!!

Se ela quebrar, faça uso de uma chave de fenda fina, e encaixe na peça que ficou a dentro.

Conseguindo retirá-la, atente para a posição de tudo que vc retirou e faça a montagem na ordem inversa.

 

Bom... retirando o que interessa, que é a mola, corte umas duas espiras dela e monte tudo de volta.

 

Ai vc pensa... e a peça que quebrei? Como fica? Qual a função da parte que quebrei? Como repor?

A parte que foi quebrada tem a função de manter a agulha na posição la dentro.
Com muita destreza, faça uso de um pedacinho de estireno, de forma que ele ocupe o espaço do pedacinho de metal que vc quebrou, este pedacinho de estireno deve ter um furo que não permita que algo saia de la de dentro... 2 mm ou 1,5 mm de furo bastam!

 

Com a peça, que tem o formato de anel, ja com o estireno instalado nela, monte tudo de volta.

Eu fiz um desenho a respeito disto mas, não estou localizando, pode até estar no meu arquivo do PhotoBucket, se eu achar posta-lo-ei-lo aqui para todos.

Nem sempre faço uso desta válvula.

Há situações em que o uso dela chega a incomodar e pode até te assustar quando vc encontra-se em estado Alfa, com um kit na mão!!

Ta tudo no silêncio total e, de repente... vem aquele barulho da válvula em ação!!

Acho pior do que ver seu gatinho entrando na sala de montagens.

Abração!!

 

Vinicius Roland

 

Fiz uma manutenção no meu compressor, troquei o óleo também, cuspiu óleo porque coloquei óleo demais, levei o compressor onde tinha feito manutenção a anos atrás o mecânico lá me explicou, veja uma vareta de nível de óleo.

Apenas para complementar um pouco mais a questão da troca de óleo do motor.

Fiz experiência colocando óleo por uma entrada de ar e tb pela outra, uma experiência em cada motor.

Cheguei à conclusão que colocando óleo pela entrada que fica acima da saída de ar do motor, o motor não cuspirá óleo.

Foi o que eu depreendi.

 

Sábado que vem, dia 23 de agosto, estarei em São Paulo, fazendo a verificação e complementação de óleo de um amigo plastimodelista, na parte da tarde. Se alguém quiser aproveitar a oportunidade de fazer o mesmo... é só falar.

Abraços a todos.

 

Vinicius Roland

Meu compressor é aeromax, com motor de geladeira. Nunca troquei o óleo, é necessário?

Técnico que faz manutenção em geladeira troca o óleo com frequência?

 

Obrigado,

Ulisses

Ulisses,

 

no caso de motor usado em geladeira, não há troca de óleo, o óleo vai e volta pro motor, se ele subir.

Em caso de necessidade troca-se o motor. Muitas vezes ocorre o descarte da geladeira.

No caso do motor usado como compressor de ar, depende muito do estado do motor. É difícil dizer sem, pelo menos, ter uma noção do nível do óleo deste motor, é claro que seria interessante analisar o estado do óleo, tb. 

Em motor, mesmo com bastante uso, com o óleo claro e limpo demonstra bom estado do motor, aliado ao rendimento quando se percebe a velocidade com que ele enche um reservatório. Muitas vezes parece bom porém, quando se observa a velocidade de enchimento abaixo do ideal, é caso de descartar tal motor.

Troca de óleo de motor de geladeira usado como compressor não é como em motor de veículos, não se troca depois de X tempo decorrido. 

Eu prefiro trocar o motor, é mais rápido e mais vantajoso.

 

Vinicius Roland

A diferença é que em uma geladeira o motor funciona em circuito fechado. Já num compressor como o que usamos o circuito é aberto com entrada de ar exterior. Este ar, mesmo com a entrada protegida por um filtro, carrega impurezas que contaminam o óleo, e por isso ele precisa ser trocado.  O tempo de troca vai depender da intensidade do uso, mas como regra pode se pensar em fazer isso a cada 3 anos.

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