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Nem tudo dá pra ser feito em escala, entre eles, as linhas de junção das chapas, pois se essas tiverem algo em torno de 1 a 2 mm, entre chapas fixas e de painéis removíveis, as medidas em 1/48 deveria ser em torno de 0,02 a 0,04 mm, ou seja, de 2 a 4 centésimos de milímetro. Se na escala 1/72 então, as linha não deveriam serem feitas, pois estariam fora de escala, a medida ficaria entre 13 a 26 milésimos, mas a falta delas deixam aspecto de brinquedo.

Isso é muito visível nos modelos em escala 1/144, com linhas que chegam a 0,5mm fácil, e se ampliado para o tamanho real ficariam com 72mm, ou seja, mais de 7 cm, em torno de 3 polegadas, um verdadeiro absurdo, mas...

...se não for assim, não se faz nada.

É preciso lembrar que isso é modelismo, e a tentativa de se aproximar ao máximo do real é o objetivo alcançado por poucos, e o que faz muitos procurar os modelos maiores.
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
... mas a falta delas deixam aspecto de brinquedo.


Pois, é..

Sem querer ofender ninguém (ou desmerecer o trabalho de quem quer que seja), acho justamente o contrário.

Como eu disse, o plastimodelismo tem seus paradigmas, seus dogmas, que mesmo errados perpetuam-se através dos tempos. Conceitos que, simplesmente, foram inventados na cabeça de alguns e seguidos por todos, através dos séculos e séculos, amém.

São percepções diferentes, apenas isso. Legal !!!
A habilidade do cara é indiscutível, pode ter exagerado na marcação como é muito comum de se ver. Fica lindo, mas nem sempre compatível com o real.

O Daniel Zarmebide é um que tem uma habilidade fantástica que eu nem me atrevo, mas frequentemente ele exagera e passa do ponto.

Claro que há aviões realmente muito sujos e desgastados, mas nem sempre é este o caso.

Eu prefiro fazer mais sutilmente, pois errar na dose é fácil.
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
Isso é muito visível nos modelos em escala 1/144, com linhas que chegam a 0,5mm fácil, e se ampliado para o tamanho real ficariam com 72mm, ou seja, mais de 7 cm, em torno de 3 polegadas, um verdadeiro absurdo, mas...


Isso sem levar em conta que a maioria dos fabricantes usa a mesma ferramenta que traça o baixo relevo dos kits para todas as escalas. Hum... sei....!!!
Ficou legal! Mas se não me engano esse kit tem as linhas toscas mesmo, mas se dar ao trabalho de tampar as linhas e refazer acho que não compensa... o importante é se divertir na montmontagem!

Eu entendo o que o gilson está falando, realmente os projetistas na hora de fazer um molde de um kit poderia ter uma mão mais suave nesses detalhes...

Abraços

Matte
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
É preciso lembrar que isso é modelismo, e a tentativa de se aproximar ao máximo do real é o objetivo alcançado por poucos, e o que faz muitos procurar os modelos maiores.


Meu... Se tivesse uma maquina que transformasse os kits que a galera monta (os meus, inclusive) em 1:1 vocês iam ver o quanto a maioria deles está fora da realidade. Pior ainda se a máquina também pudesse pegar um avião 1:1 e transformá-lo em 1:48 ou 1:72. Ia chover neguinho apontando o dedo e dizendo que falta dry, falta wash, falta sujeira e, obviamente, que o FS tá errado. Legal !!!

O problema não é o "o que é real", mas o que plastimodelista acha que é real, os tais paradigmas intocáveis que o Gilson menciona, o mesmo Gilson que vê avião de guerra 1:1 quase todo santo dia, aliás. Seria muito mais honesto se simplesmente fosse dito que, do ponto de vista artístico, assim fica mais bonito e que sem esses efeitos os kits ficariam meio "sem graça".

Do ponto de vista artístico, por sinal, esse Sukhoi tá duca e a pintura tá dez. Se é uma representação precisa do bicho real, aí a conversa vai longe. Captou ???

quote:
Originalmente publicado por  Vazquez:
... o mesmo Gilson que vê avião de guerra 1:1 quase todo santo dia


Mas não é por isso não, Vazquez.

Antigamente não se tinha tanta informação.
Hoje, a internet te dá tudo, em alta definição.
Não sei quem "inventou" que as divisões entre os painéis de revestimento tem que ser visíveis e ainda colocam tinta preta pra realçar mais (não quero generalizar).
As folgas entre chapas e elementos de ligação (rebites, travas, "dizus", etc) são muito pequenas e na maior parte dos casos cobertas com selante. Senão entra água e inicia processo corrosivo.

Um avião é, basicamente, "liso":

http://www.hobbyking.com/hobby...ds/avatars/66069.jpg

http://1.bp.blogspot.com/--Qxg...600/Bf109Tom2006.jpg

Se em um avião real, essas divisões já são difíceis de serem vistas, imagine num reduzido.

Novamente digo, não estou generalizando. Existem situações onde a sujeira gruda na junção (ou no selante) entre as chapas e aí fica evidente, mas não na proporção demonstrada pela maioria.
Last edited by Gilson
Eu não gostei nada da pintura, o problema para mim nem são a linhas de painel, mas a divisão entre as cores. Como o cara faz o clareamento depois da camuflagem pronta ele evita os pontos de divisão das cores, ai fica aquela linha mais escura em todo contorno da camuflagem o que é muito esquisto e nada tem que ver com o real.



quote:
Originalmente publicado por Gilson:

Novamente digo, não estou generalizando. Existem situações onde a sujeira gruda na junção (ou no selante) entre as chapas e aí fica evidente, mas não na proporção demonstrada pela maioria.



Aqui nestas fotos está mais visível.
Este efeito é muito comum em aviões desativados que ficam expostos ao tempo.
O problema é que o pessoal as vezes carrega demais no preto, e as vezes fazem uniformemente...

http://toad-design.com/migalle...ariants/mig25-pd.jpg

http://ptisidiastima.files.wor...m/2012/02/mig25r.jpg

http://upload.wikimedia.org/wi...t_II_In-flight-2.jpg

http://images1.wikia.nocookie....mman_F-14_Tomcat.jpg

http://ninfinger.org/models/va...0408-n-7986b-005.jpg

http://images3.wikia.nocookie..../81/Dirty_F-16DJ.jpg
Como tudo na vida, para sujar um modelo ou rebaixar linhas é preciso procurar um "equilíbrio". Nem tano o céu, nem tanto a terra.

O que acontece são "extremos". Ou fica limpo e liso demais, muito comum em aviação civil, e há modelos que ficam com caras de brinquedos mesmos, ou há modelos que tem linhas tão grossas e o modelista realça tanto com pré pinturas, tintas ou giz pastel seco preto ou escuro sobre pintura com a tinta clareando no centro da camuflagem que também fica com o aspecto irreal, como brinquedo.

A busca pelo real passa, impreterivelmente, pelo equilíbrio.

Não é porque é a representação de um operacional que o mesmo deve estar sujo ao extremo, e alguns justificam isso se usando de fotos como os de F-14 sujos, desgastados e até com pontos de ferrugens e descascados, mas situações extremas assim não é comum, sendo que essas aeronaves passam por manutenção que os colocam num mínimo de "limpeza", assim como fotos de aeronaves limpas e que não se percebe as linhas das junções das chapas, como algumas que o Gilson postou, também não é o habitual ou regra.

Abç.
""Seria muito mais honesto se simplesmente fosse dito que, do ponto de vista artístico, assim fica mais bonito e que sem esses efeitos os kits ficariam meio "sem graça"."""

Acho que este é o ponto! Realmente é irreal, mas dá alguma vida ao modelo. Em termos de realidade estes, para mim, são os melhores modelos que já ví montado!!! É o que busco quando monto um kit! O cara se chama Paul Coudeyrette.....





quote:
Originalmente publicado por Gilson:
quote:
Originalmente publicado por Richthofen:
Em termos de realidade estes, para mim, são os melhores modelos que já ví montado!!! É o que busco quando monto um kit! O cara se chama Paul Coudeyrette.....


Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!!

Muito show!

Estes parecem reais.
O desgaste está incrivelmente perfeito! Legal !!!
quote:
Originalmente publicado por Gilson:
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Originalmente publicado por Gilson:
quote:
Originalmente publicado por Richthofen:
Em termos de realidade estes, para mim, são os melhores modelos que já ví montado!!! É o que busco quando monto um kit! O cara se chama Paul Coudeyrette.....


Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!!

Muito show!

Estes parecem reais.
O desgaste está incrivelmente perfeito! Legal !!!


UAU!!! Tem certeza que esse A-26 é kit?? Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!!

Esse Corsair da USN também está simplesmente magnífico!!

O tira não é onda não, é Tsunami!! Ta loco sô !!!!
quote:
Originalmente publicado por Gilson:
Não sei quem "inventou" que as divisões entre os painéis de revestimento tem que ser visíveis e ainda colocam tinta preta pra realçar mais


Eu cá imagino que isso surgiu dos desenhos técnicos e plantas que se tornaram populares e praticamene se tornaram o oráculo dos modelistas, onde linhas de painel são bem demarcadas.

Os kits pra serem considerados bons tem que refletir aquela visão.
quote:
Originalmente publicado por Felipe C. Miranda:
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Originalmente publicado por Gilson:
Não sei quem "inventou" que as divisões entre os painéis de revestimento tem que ser visíveis e ainda colocam tinta preta pra realçar mais


Eu cá imagino que isso surgiu dos desenhos técnicos e plantas que se tornaram populares e praticamene se tornaram o oráculo dos modelistas, onde linhas de painel são bem demarcadas.

Os kits pra serem considerados bons tem que refletir aquela visão.




Acho que quem inventou isso foram os japoneses. Lembro bem quando começaram a aparecer os primeiros kits em baixo relevo 1/48 da Arii, e os primeiros catálogos da Hasegawa, onde as linhas eram bem desenhadas. Teve um monte de gente copiando.

De qualquer jeito, hoje em dia como modelista passa mais tempo vendo kits dos outros que fazendo sua própria pesquisa, dá no que dá...

Acho que realmente antes de fazer é bom ter um vasto material fotográfico,para se comprovar o que foi feito.Atingir o realismo realmente é um desafio e resultado de um cansativo estudo.Eu também concordo que para representar as junções é preciso um côr suave,que também se não for aplicada elas simplesmente não aparecem e fica um brinquedo.Eu particularmente não gosto de aviões limpos ou saídos de fábrica.

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