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Galera, estou sendo cutucado pra conseguir informaÇão sobre essa suposta versão de reconhecimento, com câmeras embutidas na fuselagem.  mas pelo que soube, essa foi uma versão proposta mas deixada de lado, jÁ que o uso dos pods de reconhecimento oferecem melhor desempenho e podem ser usados em qualquer aeronave. 

 

No entanto insistem que tal versão existe e que teria atÉ na deriva a designaÇão RA-1A.  AlguÉm me ajuda nisso?

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Em 2010, operam na Base Aérea de Santa Maria as seguintes unidades da FAB:

  • 1° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação (1º/10º GAv), o Esquadrão Poker, unidade de reconhecimento e ataque com aeronaves RA-1A e RA1-B (AMX).

Pois é Guacyr, disso eu sei também, a picuinha é que de algum lugar apareceu a informação que existe, ou existiu, uma versão especial de reconhecimento, com câmeras dentro da fuselagem, e com "RA-1A" pintado na deriva...

 

No site "sistemas de armas" eles citam que o Esq. Poker "realiza reconhecimento tático (Rec-tat) com os RA-1A e RA-1B"  Quando essa designação não existe...  RA-1A pelo que se mostra é apenas um A-1A com o pod de reconhecimento instalado.  Não é uma aeronave específica e exclusiva com essa função, nem existe "RA-1A"pintado na deriva de nenhum deles.  Se tiver, preciso ver...

Last edited by Felipe C. Miranda

As Unidades aéreas da Força Aérea Brasileira se encontram elencadas a seguir:

ComandoEsquadrãoCódigo Rádio (callsign)AeronaveFunçãoBase Aérea
I FAe1º/5º GAvRumbaC-95Treinamento Aviação de TransporteBase Aérea de Fortaleza
 2º/5º GAvJokerA-29A,A-29BTreinamento Avião de CaçaBase Aérea de Natal
 1º/11º GAvGaviãoUH-50Treinamento para Asas RotativasBase Aérea de Natal
II FAe1º/7º GAvOrunganP-95BPatrulha MarítimaBase Aérea de Salvador
 2º/7º GAvPhoenixP-95BPatrulha MarítimaBase Aérea de Florianópolis
 3º/7º GAvNetunoP-95APatrulha MarítimaBase Aérea de Belém
 4º/7º GAvCardealP-95APatrulha MarítimaBase Aérea de Santa Cruz
 1º/8º GAvFalcãoUH-1HDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Belém
 2º/8º GAvPotiUH-50Divervas das Asas RotativasBase Aérea de Recife
 3º/8º GAvPumaCH-34Divervas das Asas RotativasBase Aérea dos Afonsos
 5º/8º GAvPanteraUH-1HDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Santa Maria
 7º/8º GAvHárpiaUH-1H,H-60LDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Manaus
 2º/10º GAvPelicanoUH-1H,SC-95BBusca e SalvamentoBase Aérea de Campo Grande
III FAe1º GAvCaJambock (1º/1º Pif-Paf (2º/1ºF-5E, AT-27CaçaBase Aérea de Santa Cruz
 1º GDAJaguarF-2000,AT-26,AT-27InterceptaçãoBase Aérea de Anápolis
 1º/3º GAvEscorpiãoAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Boa Vista
 2º/3º GAvGrifoAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Porto Velho
 3º/3º GAvFlechaAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Campo Grande
 1º/4º GAvPacauAT-26Treinamento de caçaBase Aérea de Natal
 1º/6º GAvCarcaráR-35A,R-95Reconhecimento FotográficoBase Aérea de Recife
 2º/6º GAvGuardiãoR-99A/B,C-98Alerta Antecipado, Mapeamento do Solo, Inteligência EletrônicaBase Aérea de Anápolis
 1º/10º GAvPokerA-1,A-1BReconhecimento e AtaqueBase Aérea de Santa Maria
 3º/10º GAvCentauroRA-1,RA-1BAtaqueBase Aérea de Santa Maria
 1º/14º GAvPampaF-5EM,F-5FM,AT-27CaçaBase Aérea de Canoas
 1º/16º GAvAdelphiA-1,A-1BAtaqueBase Aérea de Santa Cruz
V FAe1º GTTCoral (1º/1º Cascavel (2º/1ºC-130E/HLançamento de Pára-quedistas e TransporteBase Aérea dos Afonsos
 1º/1º GTGordoC-130H/KC-130HReabastecimento em vôo e TransporteBase Aérea do Galeão
 1º/2º GTCondorC-99Correio Aéreo Nacional e TransporteBase Aérea do Galeão
 2º/2º GTCorsárioKC-137Reabastecimento em vôo e TransporteBase Aérea do Galeão
 1º/9º GAvAraraC-115, C-105Transporte de Tropas e de CargaBase Aérea de Manaus
 1º/15º GAvOnçaC-105, C-98ATransporte de Tropas e de CargaBase Aérea de Campo Grande
I COMAR1º ETATracajáC-95B, C-97, C-98 Base Aérea de Belém
II COMAR2º ETAPastorC-95, C-97 Base Aérea de Recife
III COMAR3º ETAPioneiroC-95B,C-97 Base Aérea do Galeão
IV COMAR4º ETACarajáC-95A, C-97 Base Aérea de São Paulo
V COMAR5º ETAPegasusC-95M, C-97, C-98A Base Aérea de Canoas
VI COMAR6º ETAGuaráC-95c,VC-97, C-98A, VU-35 Base Aérea de Brasília
VII COMAR7º ETACobraC-95B,C-97,C-98 Base Aérea de Manaus

Legenda:

  • GAv - Grupo de Aviação
  • GDA - Grupo de Defesa Aérea
  • GT - Grupo de Transporte
  • GTT - Grupo de Transporte de Tropa
  • ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo
  • GAvCa - Grupo de Aviação de Caça

Outras unidades aéreas:

UnidadeEsquadrãoAeronaveBase Aérea
DECEAGEIVEC-95B/C,EU-93/AAeroporto Santos Dumont
CTAGEEVA-1,XU-93,C-95,C-97,T-25,AT-26,T-27,CH-55São José dos Campos
DEPENS1º EIAT-27Pirassununga, AFA
DEPENS2º EIAT-25A/CPirassununga, AFA
DEPENSClube de Vôo a VelaU-19,Z-15,Z-16,TZ-13Pirassununga, AFA
DEPENSSuporteC-95A, UH-50,U-7Pirassununga, AFA
Subordinado ao Gabinete do Comandante da AeronáuticaGTEVC-1A,VC-96,VU-93,VH-34,VH-55Base Aérea de Brasília
Subordinado ao Gabinete do Comandante da AeronáuticaEDAT-27Pirassununga, AFA

Só preciso ressaltar que o foco aqui é modelistico, não é uma questão operacional relativa aos A-1, e sim a dúvida levantada quanto a existência de uma versão de reconhecimento com cameras embutidas na fuselagem:

 

Motivo: inclusão de peça com a configuração da tal câmera no kit do AMX.

Outra questão:

 

Meu lobby em favor da inclusão da opção da A-1M está dando certo, mas estão pegando algumas coisas, e a mais complicada está sendo relativa ao painel de instrumentos frontal.  Não o painel especificamente, desse as fotos disponíveis já resolvem, mas está pegando ver uma foto mostrando aquela cobertura por cima dele... 

Originally Posted by guacyr:

No site do Rudnei cunha fala algo importante a respeito, que teriam sido 15 unidades ao serviço dedicado de reconhecimento, RA-1

http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/a-1.html

Sim, fala que teriam sido designadas 15 aeronaves, mas não tem foto de nenhuma, ele tão pouco fez perfil, logo creio que foi uma idéia abortada, no site Spotter, onde tem várias fotos de esquadrões, todos os aviões do Poker são A-1A normais.

Originally Posted by guacyr:

Você só poderia estar mesmo falando de aviãzinho de plástico, afinal está levantado sobre o AMX não é de agora.

Por estranho que possa parecer, é com os aviõezinhos de plástico que eu ganho meu pão, e pela primeira vez estou participando do desenvolvimento de um...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by guacyr:

Você só poderia estar mesmo falando de aviãzinho de plástico, afinal está levantado sobre o AMX não é de agora.

Por estranho que possa parecer, é com os aviõezinhos de plástico que eu ganho meu pão, e pela primeira vez estou participando do desenvolvimento de um...

Não é estranho, estamos em fórum de modelismo, se alguém entender diferente, tem tomar remédio.

Em último recurso:

1º/10º GAV

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO DÉCIMO GRUPO DE AVIAÇÃO

Base Aérea de Santa Maria - Faixa de Camobi, Km 12

Caixa Postal 951, CEP 97.001-970 - Santa Maria , RS

DDD

55

COMAR

V

PABX: 3220 3300 

FAX: 3220 3600 

Comandante: 3220-3660 

Comunicação Social: 3220 3672 

Portaria : 3220 3600 

Operações: 3220 3670 

Material: 3220 3667 

Pessoal: 3220 3680 

Inteligência: 3220 3662 

SPAA: 3220 3684 

PIS: 3220 3668 

Instrução: 3220 3673 
 

Até onde sei,foi desenvolvida um rack,e já vi foto do A-1 com esse rack de reconhecimento,que salvo engano era nacional.Já teve foto dele aqui,mas  não consigo localizar.

 Esse equipamento não teve uma vida opercional muito longa,pelo que sei.

 RA-1 é uma designacão  "extra oficial",seguindo o site sobre o esquadrão Poker,essa nomenclatura não era utilizada nas aeronaves,pois elas mantinham as mesmas capacidades de todo o lote,ataque.Apenas o esquadrão tinha a atribuicão de reconhecimento,mantendo sua capacidade de ataque.

 

 RA-1 é uma designacão  "extra oficial",seguindo o site sobre o 

Também acho, acho que não foram identificados visualmente RA-1, qualquer um pode ser, mas os pod devem estar nesta base de Santa Maria, os comprados pela FAB e os que ganharam da MB.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Tem não Guacyr...  Estou chegando à conclusão que RA-1A é apenas um termo burocrático, o avião é o mesmo.

Isto mesmo:

o Esquadrão "Poker", baseado em Santa Maria, RS, é a única unidade da FAB que tem por missão principal o reconhecimento tático, operando desde 1999 as aeronaves Embraer RA-1A/B AMX. O esquadrão realiza o Reconhecimento Tático como função primária e mantém a capacidade de ataque, interdição e apoio aéreo aproximado. 



Os RA-1 tem provisão para levar cameras internas num compartimento abaixo e a esquerda do cockpit. O Pallet III usa cameras Zeiss de longo alcance, para cobrir alvos de área e sensoriamento remoto. Este mesmo palete pode usar duas cameras Vinten 360 para baixa altitude. O casulo nacional Gespi é levado no cabide central e leva quatro cameras Vinten cobrindo a frente, abaixo e os lados da aeronave. Atualmente os RA-1 estão sendo equipados com os novos casulos Reccelite da Rafael (Israel) com datalink, podendo transmitir as imagens capturadas em tempo real.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Outra questão:

 

Meu lobby em favor da inclusão da opção da A-1M está dando certo, mas estão pegando algumas coisas, e a mais complicada está sendo relativa ao painel de instrumentos frontal.  Não o painel especificamente, desse as fotos disponíveis já resolvem, mas está pegando ver uma foto mostrando aquela cobertura por cima dele... 

Vou tentar um canal, o mesmo das fotos do Super Tucano da África.

Last edited by Guacyr.

Não se utiliza a denominação RA-1 na deriva das aeronaves, no entanto, existiu o pallet III durante um bom tempo. Deixou de ser utilizado por causa da evolução dos pods de rec. Já está aposentado com o Reccelite. Mas existem diferenças mínimas, que nada mais são a presença do painel de controle do pod de reconhecimento no cockpit. De resto a aeronave é igual às aeronaves do 3/10 gav. Não sei de cabeça a diferença do lote 2 e 3, mas sei que são significativas em relação ao lote 1 (1/16 gav), tal que o lote 1 não utiliza o Litening ou Reccelite. Isso vai ser corrigido com o A-1M que vai padronizar a frota.

Com a implantação dos pods israelenses, foi instalado o painel de comando sobre o painel das aeronaves mono. Não sei o porquê das biposto não operarem o pod.

Resumindo, existe sim o RA-1. A diferença das demais aeronaves é que ele tem a interface para a operação de pods de reconhecimento que as aeronaves dos outros esquadrões não possuem.

Tá procurando isso aqui Felipe?

 

 

Se reparar tem uma "janelinha" na lateral e outra na parte de baixo. É a melhor foto que já vi de A-1 com esse rack.  

 

Menciona-se muito "RA-1", mas não sei dizer se chega a ser uma designação oficial, pois nunca vi ela estampada na cauda de nenhum A-1. 

 

Abs

 

Serelle

 

O pod Orpheus (esses recebidos com os A-4 da Marinha. que é esse grande branco da foto) vai estar com o kit, só que na versão original, que é a mesma usada pelo italiano.  Essa "cabeça aerodinâmica" aí que é exclusiva do nosso, feita aqui mesmo no estilo "fundo de quintal", não vai ter...

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