Skip to main content

Essa foto foi tirada pelo Sgt. Bennie J. Davis III, da USAF, e mostra o F16 nº6 dos Thunderbirds, aproximadamente um segundo antes do avião colidir com o solo, na Base aÉrea de Mountain Home, Idaho, em 2003.

O piloto, Capt. Christopher Stricklin, errou ao calcular a altitude de entrada da aeronave, durante uma exibiÇão pública dos Thund's e ao perceber que não teria mais sustentaÇão de voo, abaixou flaps e slats, inclinou os profundores ao mÁximo permitido em voo, para ganhar preciosos segundos, aÍ desviou dos 60.000 espectadores e ejetou com sucesso, sobrevivendo ao acidente.

A foto em si É de uma precisão absurda, pois registrou o exato instante da ejeÇão.

 

 

 

 

fonte:

http://www.defencetalk.com/for...-best-get-wrong-858/

 

[].

Last edited by Paulão - Tchwrma
Original Post

Replies sorted oldest to newest

 Até onde me lembro dessa foto incrível, o sujeito não ajustou altímetro para a área de destino e na exibição , no momento da saída do looping e com referência no altímetro ,...  Deu um show a aparte ...    Esse eu não acho que tenha sido um caso de " depois que desviou-se do público ..." Eles já tem como procedimento padrão de efetuar as manobras sempre em área segura, pois quando por acaso/descuido acontece algo assim, o publico já estara em área segura...

 

 

FT

Originally Posted by Fabio Taira:

 Até onde me lembro dessa foto incrível, o sujeito não ajustou altímetro para a área de destino e na exibição , no momento da saída do looping e com referência no altímetro ,...  Deu um show a aparte ...    Esse eu não acho que tenha sido um caso de " depois que desviou-se do público ..." Eles já tem como procedimento padrão de efetuar as manobras sempre em área segura, pois quando por acaso/descuido acontece algo assim, o publico já estara em área segura...

 

 

FT

 

 

 

de fato após aquele grave acidente na Italia, no inicio dos anos oitenta onde várias aeronaves da Frecce Tricolore colidiram sobre o público as normas na Europa e USA para exibições são rigidas! As aeronaves jamais passam sobre o público e as manobras são distantes.

 

Em 2012 vi isso no Chile, com as aeronaves voando longe de nós e num dos DVDs da Esquadrilha da Fumaça mostram eles nos EUA, tendo de ajustar suas manobras as normas de lá!!!!

 

Muito diferente do que ocorre aqui onde os aviões passam sobre nossas cabeças!

 

 

bem, essa imagem é realmente impressionante e penso que o fotografo deveria estar pressionando o disparador em modo continuo. Caso contrário, o cara é "phoda" mesmo!

Fotógrafo no lugar certo e na hora certa!Com certeza foram vários clicks... e essa foi a escolhida! Tenho uma foto da manobra Bomba do EDA e que foi numa sequência de clicks também, mas a melhor delas foi quando os aviões se cruzam certinho atrás do outro fazendo um X com as asas!

 

Abraços,

 

Matte

 

 

Nessa manobra, feita logo após a decolagem, a aeronave sobe, vira no dorso e faz um "Split-S" retornando em vôo rasante sobre a pista. Logo, não havia público na trajetória da aeronave. Os flaps e slats são comandados automaticamente pelo computador de vôo, conforme a aeronave vai adquirindo ângulo de ataque durante a manobra, para sempre colocar o avião na configuração que lhe traga melhor manobrabilidade naquela situação específica.  E sim, o erro foi a falta de ajuste no altímetro, que comprometeu a manobra (mas faltou muito pouco pra dar certo).

Originally Posted by Berliner:

Mesmo usando disparos contínuos é uma baita foto!

A foto da vida do cara! 

 

Ahh sim!! isso não desmerece em nada a oportunidade que ele teve em fazer a foto. Muito pelo contrário, para um registro desses com certeza ele devia estar com um bom equipamento profissional na hora, o que colabora muito!!!

 

Na Cruzex ano passado, tinha uns gringos com umas Canon 1DS Mark alguma coisa, que parecia mais uma metralhadora nas mãos dos caras. Até com avião parado tinha uns caras que disparava mais de 5 fotos numa lapada só... haja cartão para armazenar isso na hora e HD também!!!

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by Matte:
Originally Posted by Berliner:

Mesmo usando disparos contínuos é uma baita foto!

A foto da vida do cara! 

 

Ahh sim!! isso não desmerece em nada a oportunidade que ele teve em fazer a foto. Muito pelo contrário, para um registro desses com certeza ele devia estar com um bom equipamento profissional na hora, o que colabora muito!!!

 

Na Cruzex ano passado, tinha uns gringos com umas Canon 1DS Mark alguma coisa, que parecia mais uma metralhadora nas mãos dos caras. Até com avião parado tinha uns caras que disparava mais de 5 fotos numa lapada só... haja cartão para armazenar isso na hora e HD também!!!

 

Abraços,

 

Matte

 

 

 

fico imaginando SELECIONAR as melhores fotos depois!!!!

 

 

realmente há muito em jogo, do ajuste da maquina ao momento certo em começar a pressionar o disparador!

 

 

foto impressionante!

Eu hoje clico menos, justamente para não ficar naquela de levar muito tempo para escolher a melhor... depois de um tempo só ficam ocupando espaço mesmo!

 

Aqui a minha foto! Não é um fotão, mas foi a única vez que vi esses caras acertarem o sincronismo da manobra!

 

 

Desculpem-me me intrometer no tópico!!!

 

 

Abraços,

 

Matte

 

 

Originally Posted by Matte:

Eu hoje clico menos, justamente para não ficar naquela de levar muito tempo para escolher a melhor... depois de um tempo só ficam ocupando espaço mesmo!

 

Aqui a minha foto! Não é um fotão, mas foi a única vez que vi esses caras acertarem o sincronismo da manobra!

 

 

Desculpem-me me intrometer no tópico!!!

 

 

Abraços,

 

Matte

 

 

Parabéns! Baita foto! Usou tripé ou foi "no braço" ? que lente tu usou?

Nesse fim de semana, se não chover, terei essa experiência de maneira mais eficiente. Eu acabo de receber o Email de confirmação do Cel. Biazus, responsável pela parte fotográfica da EXPOAER, da obtenção de minha credencial como fotógrafo, e pela 1ºª vez vou poder fotografar o pátio interno, os hangares e a parte interna da base aérea de Canoas, especialmente os hangares do Esquadrão Pampa. Já fiquei sabendo que teremos um Super Tucano do EDA em exposição estática, o que vai me permitir fazer um walkaround. Pena que sejam proibidas as fotos do interior do Cockpit. Mas vamos tentar fazer o melhor possível. Vou estrear a minha nova Fuji S-4800, espero conseguir boas fotos.

Aliás, aproveito o tópico pra pedir dicas dos experts em fotografias de eventos, em que modo utilizar na máquina, etc. Como eu não saberei regular as coisas manualmente, acredito que algum dos modos automáticos seja o mais adequado. Ah, a máquina está com a lente original, que não permite ajuste de foco manual. Agradeço pela ajuda.

 

[].

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Nesse fim de semana, se não chover, terei essa experiência de maneira mais eficiente. Eu acabo de receber o Email de confirmação do Cel. Biazus, responsável pela parte fotográfica da EXPOAER, da obtenção de minha credencial como fotógrafo, e pela 1ºª vez vou poder fotografar o pátio interno, os hangares e a parte interna da base aérea de Canoas, especialmente os hangares do Esquadrão Pampa. Já fiquei sabendo que teremos um Super Tucano do EDA em exposição estática, o que vai me permitir fazer um walkaround. Pena que sejam proibidas as fotos do interior do Cockpit. Mas vamos tentar fazer o melhor possível. Vou estrear a minha nova Fuji S-4800, espero conseguir boas fotos.

Aliás, aproveito o tópico pra pedir dicas dos experts em fotografias de eventos, em que modo utilizar na máquina, etc. Como eu não saberei regular as coisas manualmente, acredito que algum dos modos automáticos seja o mais adequado. Ah, a máquina está com a lente original, que não permite ajuste de foco manual. Agradeço pela ajuda.

 

[].

 

Paulão, vou ficar aguardando suas fotos da EXPOAER 2014.

Sei que o foco de tuas fotos e de todas as atenções estarão na pista e hangares, mas queria aproveitar sua ida a BACO, e sem querer abusar, pedir que tire uma foto do T33 exposto ao lado do prédio do comando. Isto é, se você entrar pelo portão principal do 14º. 

É um velho amigo que gostaria de rever, ao menos em fotos. 

Abraços

Leandro Castro

Originally Posted by CASTR0:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Nesse fim de semana, se não chover, terei essa experiência de maneira mais eficiente. Eu acabo de receber o Email de confirmação do Cel. Biazus, responsável pela parte fotográfica da EXPOAER, da obtenção de minha credencial como fotógrafo, e pela 1ºª vez vou poder fotografar o pátio interno, os hangares e a parte interna da base aérea de Canoas, especialmente os hangares do Esquadrão Pampa. Já fiquei sabendo que teremos um Super Tucano do EDA em exposição estática, o que vai me permitir fazer um walkaround. Pena que sejam proibidas as fotos do interior do Cockpit. Mas vamos tentar fazer o melhor possível. Vou estrear a minha nova Fuji S-4800, espero conseguir boas fotos.

Aliás, aproveito o tópico pra pedir dicas dos experts em fotografias de eventos, em que modo utilizar na máquina, etc. Como eu não saberei regular as coisas manualmente, acredito que algum dos modos automáticos seja o mais adequado. Ah, a máquina está com a lente original, que não permite ajuste de foco manual. Agradeço pela ajuda.

 

[].

 

Paulão, vou ficar aguardando suas fotos da EXPOAER 2014.

Sei que o foco de tuas fotos e de todas as atenções estarão na pista e hangares, mas queria aproveitar sua ida a BACO, e sem querer abusar, pedir que tire uma foto do T33 exposto ao lado do prédio do comando. Isto é, se você entrar pelo portão principal do 14º. 

É um velho amigo que gostaria de rever, ao menos em fotos. 

Abraços

Leandro Castro

Xá comigo! será um prazer, se eu chegar perto do avião, é claro.

 

[].

mandou bem na foto Matte, realmente o ideal é conseguir adquirir a experiência para minimizar o numero de cliques e ter bons resultados, a experiência vem com o tempo, essa foto ficou muito boa, momento perfeito!

 

 

Não tinha visto fotos desse acidente na Itália, apenas um video distante é o que me lembro! realmente a coisa foi assustadora! Impressionante mesmo as cenas!

 

 

Paulão, não existe uma regra ou "solução" mágica para você conseguir fazer o melhor uso da maquina, a experiência vem com o tempo, quanto mais você fotografar melhor conhecerá sua maquina! Cada condição de luminosidade e mesmo seu posicionamento em relação ao sol irão influênciar no resultado e demandar ajustes adequados á maquina.

 

Se for usar modos pré-programados da maquina, se o dia estiver de sol bem quente, com muita luz:

 

ao fotografar sob sol (exterior): use o modo de exposição para PRAIA, pois ele deverá priorizar um ajuste ISO baixo (100) com melhor definição na imagem e melhor profundidade de campo.

 

nos hangares, ou na sombra, o modo automático deve dar para o gasto.

 

quando for fotografar aeronaves em vôo ou mesmo taxiando na pista, ajuste a maquina para esportes, pois ela vai tender a aumentar a velocidade de exposição, evitando fotos borradas ou tremidas. E no caso de fotografar aeronaves em vôo (em especial as passagens dos caças) não feche muito o "zoom" sobre ele, pois poderá cortar parte dele.

 

 

quanto ao foco, deixe em automático mesmo. E uma dica, HOJE saia e fotografe tudo o que puder para pegar "intimidade" com ela, vá a uma aeroporto, tente fotografar aeronaves em vôo enfim, teste ela ao máximo!

 

 

no mais, é fotografar e analisar as fotos, á medida em que você fotografa, você pega mais experiência.

Originally Posted by Anderson Salafia:
Originally Posted by Fabio Taira:

 Até onde me lembro dessa foto incrível, o sujeito não ajustou altímetro para a área de destino e na exibição , no momento da saída do looping e com referência no altímetro ,...  Deu um show a aparte ...    Esse eu não acho que tenha sido um caso de " depois que desviou-se do público ..." Eles já tem como procedimento padrão de efetuar as manobras sempre em área segura, pois quando por acaso/descuido acontece algo assim, o publico já estara em área segura...

 

 

FT

 

 

 

de fato após aquele grave acidente na Italia, no inicio dos anos oitenta onde várias aeronaves da Frecce Tricolore colidiram sobre o público as normas na Europa e USA para exibições são rigidas! As aeronaves jamais passam sobre o público e as manobras são distantes.

 

Em 2012 vi isso no Chile, com as aeronaves voando longe de nós e num dos DVDs da Esquadrilha da Fumaça mostram eles nos EUA, tendo de ajustar suas manobras as normas de lá!!!!

 

Muito diferente do que ocorre aqui onde os aviões passam sobre nossas cabeças!

 

 

bem, essa imagem é realmente impressionante e penso que o fotografo deveria estar pressionando o disparador em modo continuo. Caso contrário, o cara é "phoda" mesmo!

O acidente foi em Ramstein na Alemanha , a cagada foi dos italianos.

O acidente de Ramstein ainda hoje está envolto em polémica.

O piloto que provocou a colisão ia ser ouvido, no dia seguinte ao festival, na comissão de inquérito ao acidente (abate) do avião da Itavia.  

Originally Posted by CASTR0:
 

Paulão,..., e sem querer abusar, pedir que tire uma foto do T33 exposto ao lado do prédio do comando.

É um velho amigo que gostaria de rever, ao menos em fotos. 

Abraços

Leandro Castro

Tá aí Leandro. Seu amigo está judiado pelo tempo, mas ainda está lá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs., se quiser as fotos nas resoluções originais, me mande seu email, que eu te mando as fotos pra lá.

 

[], Paulão.

Caro Paulão.

Tu não faz ideia da emoção de rever este velho amigo, faz muito tempo que não vou a Baco, e quando pude não consegui tirar estas fotos.

Estão ótimas, mesmo que o tempo não tenha sido bom para nosso amigo ele ainda é muito imponente.

Sabe, me deu até vontade de comprar um na 1/48 e fazer ele igualzinho a este. 

Novamente muito obrigado pelo seu desprendimento em ir até lá e tirar estas belas fotos, sei que tem mais gente que também deve estar curtindo estas fotos e relembrando bons tempos. Eu mesmo tenho fotos de minha formatura com ele de fundo.

Se não for incomodo, vou enviar meu e-mail por MP para você transmitir elas em maior tamanho.

Originally Posted by CASTR0:

Caro Paulão.

Tu não faz ideia da emoção de rever este velho amigo, faz muito tempo que não vou a Baco, e quando pude não consegui tirar estas fotos.

Estão ótimas, mesmo que o tempo não tenha sido bom para nosso amigo ele ainda é muito imponente.

Sabe, me deu até vontade de comprar um na 1/48 e fazer ele igualzinho a este. 

Novamente muito obrigado pelo seu desprendimento em ir até lá e tirar estas belas fotos, sei que tem mais gente que também deve estar curtindo estas fotos e relembrando bons tempos. Eu mesmo tenho fotos de minha formatura com ele de fundo.

Se não for incomodo, vou enviar meu e-mail por MP para você transmitir elas em maior tamanho.

Não foi problema nenhum, meu amigo. Que bom que você gostou. Acho ótima a idéia de fazer um na 1/48. Eu já tive o kit da Academy e achei um ótimo kit.

 

Já te mando as originais.

 

Abraços, Paulão.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Berliner:

Paulão, onde fica esse avião das fotos?

Fica ao lado do comando do 1º/14º. Depois do local onde se estaciona normalmente, à esquerda, entre os prédios.

 

[].

 Bah! Quando for a Poa vou dar uma passadinha na Base!

Como é para visitantes civis ? É só chegar ou precisa agendar?

Originally Posted by Berliner:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Berliner:

Paulão, onde fica esse avião das fotos?

Fica ao lado do comando do 1º/14º. Depois do local onde se estaciona normalmente, à esquerda, entre os prédios.

 

[].

 Bah! Quando for a Poa vou dar uma passadinha na Base!

Como é para visitantes civis ? É só chegar ou precisa agendar?

Essa eu não sei responder. como eu sempre vou no dia 12/10, o tradicional dia de portões abertos, n sei se é permitida a visitação em outros dias. Mas podes contactar a comunicação social da base e perguntar sobre isso, no fone (51)3462 5164.

 

[].

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Berliner:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Berliner:

Paulão, onde fica esse avião das fotos?

Fica ao lado do comando do 1º/14º. Depois do local onde se estaciona normalmente, à esquerda, entre os prédios.

 

[].

 Bah! Quando for a Poa vou dar uma passadinha na Base!

Como é para visitantes civis ? É só chegar ou precisa agendar?

Essa eu não sei responder. como eu sempre vou no dia 12/10, o tradicional dia de portões abertos, n sei se é permitida a visitação em outros dias. Mas podes contactar a comunicação social da base e perguntar sobre isso, no fone (51)3462 5164.

 

[].

No pior dos casos, o que é um ano de espera?

Pior que eu estava em poa dias 12!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×