Skip to main content

No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o inÍcio do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base AÉrea de Edwards. Exibindo a matrÍcula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalaÇÕes Hawthorne em 23 de junho daquele ano.

 

 

Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para paÍses vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrÕes “Aggressors “.

 

 

Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caÇas F-5E usados da USAF (alÉm de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviÕes estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil, o “1417″ recebeu a matrÍcula FAB-4856.

 

 

O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimÔnia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base AÉrea de Canoas.

 

 

http://www.aereo.jor.br/2014/0...almente-operacional/

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Além disso, o projeto do F-5 data da década de 50 e não da década de 70 como descrito.  Talvez as versões E/F datem dessa época, mas não estou certo para poder afirmar nada.

Originally Posted by Bunga:

E eu também achava que nossos F-5 tinham sido adquiridos como novos...

Os primeiros 42 de 1973 eu acho, foram adquiridos zerados, estes outros usados dos americanos e depois os jordanianos foram usados.

Náo é só porque são 'americanos', tem a manutenção, a maneira como são utilizados, etc etc etc, deve ter muito MiG com essa idade por aí. Aproveitando, qual a contribuição 'americana' para que essas aeronaves continuem operacionais?
 
Originally Posted by Ric Ardo:

E tem gente que critica material americano, são 42 anos prestando serviços e se não fosse o bicudinho segurando a bucha, não teriamos caças depois da aposentadoria dos Mirage 2000.

 

Originally Posted by Kesser (Rubensmp):

O segredo brasileiro da longevidade dos F-5 na FAB: não voar...

Ficam muito bonitos no chão, pois não há nem verba para combustível...

 

[ ] a todos.

HAHAHAHA

Segundo consta, boa parte dos nossos F-5 possuem grandes limitações operacionais devido à idade das células, tais como limitações nas cargas transportadas, manobras (força G máxima bem reduzida) e até mesmo restrições ao vôo supersônico. 

 

Os F-5 usados (lotes de reposição) já chegaram bem "pauseados" e tiveram que passar por um trabalho intenso de reforma estrutural, mas novamente, estão no limite de sua vida útil.

 

Nesse link conta um pouco dessa história

 

http://www.aereo.jor.br/2013/0...frota-de-f-5-da-fab/

Gostei muito de ler essa notícia, achei muito legal o primeiro F-5E ainda estar muito bem de saúde, e aqui no Brasil. Só espero que, quando for aposentado, consiga uma vaguinha no MUSAL. Esse merece.

 

Apenas para ajudar o nosso amigo Rogério77. Os primeiros F-5 a irem para o Vietnã forma, de fato, modelos A e B, que operaram sob bandeira americana na Operação Skoshi Tiger. Porém, os F-5E também foram enviados ao Vietnã, mas servindo à Força Aérea do Vietnã do Sul.

 

Abraços

Senhores e senhoras (caso elas venham a ler) Se o primeiro F-5E do mundo está aqui, no Brasil, voando, eu penso que devemos coloca-lo imediatamente no chão ou, no mínimo em reserva. Isso apesar de qualquer restrição orçamentária (já gastamos com a modernização), operacional (temos poucos caças) ou qualquer coisa que o valha. Ou será que ninguém percebeu ainda o tesouro histórico que temos em nossas mãos?

Que deus e os BRIGADEITOS te ousam, rsrsrsrsrsrsrs
 
Originally Posted by Skyflash:

Muiito bacana a dedicação e esforço do pessoal do Gilson, mas daqui uns tempos ele estará em nossas mãos aqui no MUSAL - copm todo respeito ao Gilson e demais companheiros

 

Originally Posted by Skyflash:

Muiito bacana a dedicação e esforço do pessoal do Gilson, mas daqui uns tempos ele estará em nossas mãos aqui no MUSAL - copm todo respeito ao Gilson e demais companheiros

Amigão Skyflash,

 

 

Quando falamos do F-5, lembramos muito dos pilotos e mecânicos, mas esquecemos a classe que tornou essa "longevidade" possível: os engenheiros. Os processos  de reparos desenvolvidos pela nossa engenharia permitiram intervenções de grande porte na parte estrutural, inclusive com a substituição de longarinas, fabricadas aqui mesmo no Brasil. Outro fator de sucesso foi o desenvolvimento do sistema de manutenção da anv, com inspeções a cada 300:00h de vôo  e uma grande revisão a cada 1.200:00h.

 

Hoje posso afirmar com total certeza, que conhecemos o avião melhor que o fabricante.  Isso não constitui motivo de orgulho ou demérito (por tratar-se de uma anv tão antiga), apenas o resultado de uma resposta frente a uma necessidade. 

 

Mas o que você falou é correto: o F-5 já teve o "seu tempo" e até passou (muito!) dele.

Esperamos, para os próximos anos, sua substituição pelo Gripen NG.

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by fabinhoAN:
Que deus e os BRIGADEITOS te ousam, rsrsrsrsrsrsrs
 
Originally Posted by Skyflash:

Muiito bacana a dedicação e esforço do pessoal do Gilson, mas daqui uns tempos ele estará em nossas mãos aqui no MUSAL - copm todo respeito ao Gilson e demais companheiros

 

 

Amém, irmão!

Originally Posted by Skyflash:

Muiito bacana a dedicação e esforço do pessoal do Gilson, mas daqui uns tempos ele estará em nossas mãos aqui no MUSAL - copm todo respeito ao Gilson e demais companheiros

Tomara. Ficamos na torcida para isso.

Mas poderiamos fazer o caminho inverso....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Originally Posted by Milan:
Originally Posted by Faisca:

Espaço para sarcasmo: dependendo do partido no poder ao invés do MUSAL podem ir parar em Teerã.......

Não dá idéia.....vai que gostam....

 

Graças a reedição do FCM para o decal do F5 já tenho a esta versão atual de pintura, tinha decal para o padrão Otan/vietnam do 1o Grupo de Caça Senta Pua, um versão cinza lá do Sur e agora a versão cinza e verde para E e F.

Comeu banana magda, kkkkkkkkkkkkkkkkk.
 
Originally Posted by Matte:

Se for parar no musal, poderiam pintar um lado dele como a primeira foto e o outro com a camuflagem de agora!!! Ficaria interessante!!!

 

 

Abraços,

 

Matte

 

Originally Posted by Bruno "Gripen" Magalhães:

Se não me engano o simulador usado no F-5E está no MUSAL, mas ainda não está para visitação.

 

Esta sim Gripenm somente exposto ao lado do simulador do 727

Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by Skyflash:

Muiito bacana a dedicação e esforço do pessoal do Gilson, mas daqui uns tempos ele estará em nossas mãos aqui no MUSAL - copm todo respeito ao Gilson e demais companheiros

Amigão Skyflash,

 

 

Quando falamos do F-5, lembramos muito dos pilotos e mecânicos, mas esquecemos a classe que tornou essa "longevidade" possível: os engenheiros. Os processos  de reparos desenvolvidos pela nossa engenharia permitiram intervenções de grande porte na parte estrutural, inclusive com a substituição de longarinas, fabricadas aqui mesmo no Brasil. Outro fator de sucesso foi o desenvolvimento do sistema de manutenção da anv, com inspeções a cada 300:00h de vôo  e uma grande revisão a cada 1.200:00h.

 

Hoje posso afirmar com total certeza, que conhecemos o avião melhor que o fabricante.  Isso não constitui motivo de orgulho ou demérito (por tratar-se de uma anv tão antiga), apenas o resultado de uma resposta frente a uma necessidade. 

 

Mas o que você falou é correto: o F-5 já teve o "seu tempo" e até passou (muito!) dele.

Esperamos, para os próximos anos, sua substituição pelo Gripen NG.

 

Opa Gilson,

 

Falou tudo meu amigo esqueci deles, mas todos tem sua parcela importante ali, e vindo para o musal, será bem cuidado e boa ideia do  Matte, vou sugerir lá no Musal caso ele venha

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×