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Um colega aqui do fÓrum hÁ algumas semanas reclamou desse problema e eu fiquei de mostrar como resolver isso.
Esse problema ocorre com compressores que geram pouca pressão em cada ciclo, e ocorre quando o cilindro estÁ vazio, pois a vazão do compressor não É capaz de vencer a forÇa da mola que empurra a agulha de vedaÇão para trÁs, então o compressor não enche o vaso de pressão. Se jÁ existir pressão suficiente no vaso de pressão a pressão serÁ suficiente para empurrar a mola e vedar a saÍda da vÁlvula, permitindo o enchimento do vaso.
Olhando a vÁlvula de alÍvio por trÁs, tem essa peÇa que segura o pino a borracha de vedaÇão e a mola. Para resolver o problema É sÓ remover a mola.
VocÊ tem que ter uma chave de fenda que consiga entrar nesta peÇa e travar neste dente que tem aÍ.
A foto abaixo mostra a vÁlvula jÁ sem a peÇa.
DÁ para notar umas saliÊncias, na parte interna, É isso que segura a peÇa no lugar. Para tirar a peÇa É sÓ travar com a chave de fenda e dar um giro para qualquer lado, vocÊ vai fazer uma forÇa e logo vai ver que algo soltou. AÍ É sÓ puxar com a chave que a peÇa sai.
A ordem das peÇas É essa abaixo,

a linha em zigue-zague mostra onde fica a mola, que no meu compressor não existe mais. É sÓ remover esta mola e colocar tudo no lugar de novo. Para travar o conjunto, É sÓ recolocar a trava e dar um giro, vocÊ vai notar que vai dar um pequeno giro e logo vai criar uma resistÊncia, esse É o ponto onde fica travado.
Monte a vÁlvula no lugar, esvazie o vaso de pressão e encha novamente. Agora vocÊ vai ver que o compressor consegue empurrar o conjunto e vedar a saÍda. Quando o compressor encher atÉ o limite a paleta do pressostato vai empurrar a agulha para trÁs aliviando o motor.

Espero que ajude.

Last edited by Renato Ferreira
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Valeu Renato.

 

Eu acabei lavando a minha com thinner e o problema só persiste na hora que ligo o compressor. Ao religar não está mais vazando ar. Mas vou deixar anotado para que, na hora que o problema voltar, fazer a manobra.

 

Grande abraço

Hamilton

Hamilton, então seu problema continua, é exatamente quando liga com o vaso de pressão vazio, você tem que puxar a agulha para vedar a saída, pois seu compressor não tem pressão suficiente para vencer a mola. Com o vaso cheio isso não acontece, pois a pressão lá dentro é suficiente para empurrar a mola e vedar a saída da válvula. Usar thinner pode danificar a borracha de vedação, aí já era.

Originally Posted by Renato Ferreira:

Hamilton, então seu problema continua, é exatamente quando liga com o vaso de pressão vazio, você tem que puxar a agulha para vedar a saída, pois seu compressor não tem pressão suficiente para vencer a mola. Com o vaso cheio isso não acontece, pois a pressão lá dentro é suficiente para empurrar a mola e vedar a saída da válvula. Usar thinner pode danificar a borracha de vedação, aí já era.

Renato

 

A pressão do vaso não atua sobre a válvula de alívio, a válvula de sentido único impede que isso aconteça. 

Augusto, ela não atua com o compressor desligado, pois a válvula unidirecional bloqueia. Mas enquanto o cilindro está sendo pressurizado a pressão na válvula de alívio é a mesma do cilindro, pois o diferencial de pressão da saída do compressor para o cilindro faz com que a válvula unidirecional se abra para dar passagem ao ar que está enchendo o cilindro, com isso todo o circuito fica submetido à mesma pressão. Quando o compressor é desligado ao atingir a pressão máxima setada no pressostato, aí sim a unidirecional fecha porque a paleta do pressostato abre a válvula de alívio e a unidirecional bloqueia o retorno do ar. O problema que ocorre em alguns compressores é que por motivos diversos como falta de lubrificação da válvula de alívio, pouca vazão do compressor, ou até vazamentos faz com que com o cilindro vazio o motor não tenha pressão suficiente para empurrar a mola da válvula de alívio, pois a vazão do compressor fica dividida entre a linha que vai para a unidirecional e a linha que vai para o alívio, com isso ele fica sem força para empurrar a mola do alívio para que a mesma se feche e permita a pressurização do cilindro. Se o cilindro já tiver alguma pressão, por exemplo 20 psi, então toda a vazão do compressor vai para o alívio, aí sim ela consegue fechar o alívio e criar a pressão necessária para a abertura da unidirecional e consequentemente encher o cilindro. É por isso que eu vejo o pessoal se queixando que para encher o cilindro a partir do zero tem que puxar o pino da válvula de alívio, e com o cilindro com alguma pressão isso não acontece. Pode ser que existam outras razões para o problema, comigo eu não conseguia encher o cilindro partindo da pressão zero. Eu tinha que ficar puxando o pino. Resolvi esse problema retirando a mola. Isso já faz uns três anos, e depois disso nunca mais eu precisei ficar puxando o pino da válvula.

 

A propósito, estou montando meu cantinho e em breve estarei de volta.

 

Abç.

Last edited by Renato Ferreira
Grande Renato! Fiz a cirurgia hoje e funcionou direitinho.

Tive que colocar desingripante poia estava muito duro e não queria forçar. Quando soltou achei que tivesse quebrado a peça. Mas aí vi que estava tudo bem.

Ainda sopra um pouco antes de fechar completamente mas ao menos não tenhoque puxar a agulha.

Uma dica para guardar.

Grande abraço.

Valeu Hamilton,

 

Legal que deu certo,

Na verdade essa mola só serve para atrapalhar, uma vez que a palheta do pressostato empurra a agulha para trás e só libera a agulha quando o compressor é religado. Que é aquele estalo que ele dá quando é ligado.

 

Abç.

 

 

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