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Olá turminha!

Essa é a primeira vez que abro um tópico para falar  e expor a montagem, correção e algumas melhorias de um kit que estou montando e nesse caso escolhi o kit do Marder 1A5 da Revell Alemã, pois imaginei que seria apenas abrir a caixa e montar o kit diretamente, tipo os kits da Tamiya, um belo e amargo engano para mim. rs! 

Desde já peço desculpas por possiveis erros de português  ou na falha em algum possivel detalhamento que esqueci, também quero agradecer a paciência e ajuda de alguns amigos como o Rogerio 77, Valls, Hudy Jatai e Renato C. Melo, pois sei que ainda não tenho a expertise de muitos amigos aqui da WK e de outros foruns mundiais, pois aos poucos vou aprendendo e tentando fazer o melhor. Também quero fazer uma homenagem ao amigo Carlos Chagas, que sempre me inspirou nas montagens de kit e que sempre me deu boas dicas para tentar o aperfeiçoamento na montagem e detalhamento dos kits. 

Mas vamos ao kit: 

Quando comprei esse kit, imaginei que seria um novo kit, com todas as correções possiveis e uma nova forma, porém pude perceber que a Revell optou por aproveitar algumas arvores do velho Marder 1A3 da Revell, com a inclusão de apenas alguns cofres no casco, porém, com uma leve modificação da suspensão do kit do 1A3 para o 1A5, inclusão de uma nova saia e a troca das esteiras, pois são modelos diferentes, como veremos mais adiante.

Essas são imagens do casco inferior, onde eles refizeram alguns detalhes na suspensão e a parte superior do casco que e a mesma do Marder 1A3 e que terei que trabalhar mais adiante, pois possui alguns erros e falta de detalhamento.

Veja que nessa imagem podemos verificar o local em forma de circulo, onde eles pedem para por uma peça nesse local que nas imagens originais do carro não possui e terei que retirar futuramente, alem de refazer uma série de detalhes nessa parte do casco, que veremos mais adiante.

Esse set é o mesmo do Marder 1A3 onde só foram aproveitados as rodas, sendo excluido as saias pois são do modelo 1A3.

Nesta arvore podemos constatar que trata-se da arvore da versão 1A3 e que preferiram aproveitar nesse modelo do 1A5, que também terei que trabalhar bastante, pois vem com vários erros na disposição das blindagens adicionais e erros na torre onde ficaram fixados o canhão de 30mm e a MG3, também terei que refazer todos os visores da torre.

Nesta arvore podemos verificar que a da direita serve para fazer a versão 1A5, já a da esquerda é a mesma arvore da versão 1A3, em ambas teremos que trabalhar bastante como veremos mais adiante.

Estas são as esteiras, que infelizmente terei que utilizar, pois a correção que existe para ela da Perfect Scale Modellbau está constando como fora de linha. 

 

Para a montagem, correção e detalhamento do kit, busquei muitas referencias na NET, além de comprar o livro da Tankograd sobre o Marder 1A5, onde pude obter muitas informações para a montagem e correção.

 

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Veja como está o bichinho.

Peço desculpas pelas imagens, pois estou fotografando com o Tablet. 

 Eu tive que recotar todos os visores, para refazer os mesmos com o detalhamento correto, como os que estão nas imagens relacionadas mais abaixo.

 

Nestas outras imagens já vocês poderão verificar que tive que reproduzir os visores e toda proteção que existe nessa parte do veículo.

 

Essas são as proteções que existem entre os visores e que tive que reproduzir em uma folha de PE e um fio extrafino.

Vale observar que a disposição dos visores que vem no kit estavam errados e por isso tive que redirecionalos, pois os laterais são inclinados levemente para os lados.

 

Esta é a vista da parte superior do casco traseiro e das modificações que tive que realizar, pois tive que aumentar essas tampas das laterais em uma placa de estireno de 0,25mm além de refazer a tampa de onde imagino que seja o local onde reabastecem o veículo, também tive que refazer os suportes onde as escotilhas ficam apoiadas quando abertas.

Essa é a parte dianteira do lado direito do carro que tive que refazer, pois estava disposta de forma errada, uma vez que ela é em relevo.

Nessa imagem vocês podem verificar a correção na parte do motorista e os braços de suporte dos cabos de aço que vão na lateral do carro, na parte debaixo da imagem vocês podem verificar as antenas, lanternas e paralamas que tive que refazer.

Last edited by CLEDSONSALES

Outro trabalho que tive que realizar foi a correção da base das antenas, pois as que vieram no kit estão muito ruim e com baixo nível de detalhamento  como podemos ver nessas imagens de como era e de como ficou.

As antenas que utilizei são da Orange Hobby.

Nessa imagem vocês podem verificar como ficou a parte traseira depois de efetuadas algumas das correções que estão sendo necessárias nessa montagem.

 

Rogerio77 posted:

Pessoal, aguardem porque este tópico vai ser show, estou acompanhando a montagem deste Marder e o Cledson, como já é costumeiro, está arrebentando no detalhamento. Confiram. 

Vlw Roger!

Só vc e mais alguns amigos sabem do problema que foi essa montagem desse kit, mas agradeço a ajuda do amigo e de todos que me auxiliaram com imagens e informações.

 

Estes são os braços da rampa de desembarque e os ganchos que tive que refazer para o suporte dos links da esteira para o Marder 1A5, pois a que vem no kit são para a versão 1A3.

Nessa imagem vocês podem observar o link da esteira para o Marder 1A5 já pronta.

 Estas são as imagens de como deveria ser esse suporte no carro e por isso tive que trabalhar todo o conjunto.

Outro detalhe é que tive que acertar um detalhe na lateral do kit, pois é onde entra o tubo de Snorkel do Marder 1A5.

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Faisca posted:

Cledson.......

como você fez os visores?

e com certeza acompanhando com muito gosto e curiosidade pelo que vira....

Rapaz, 

Eu fiz em seções, mas antes tirei as medidas para saber o tamanho exato dessas peças, por isso tive que pesquisar bastante imagens. 

Um pouco mais a frente vou reproduzir novamente um desses visores e ponho aqui como fiz para realizar a reprodução desse item. 

Last edited by CLEDSONSALES

Nessas imagens vocês podem verificar o trabalho que foi realizado na parte superior do casco.

Agora o foco está na parte da frente do veículo, nos farois e nessas lampadas (que ficam na lateral e que não sei o nome dessa item no carro).

Veja como está ficando a parte traseira do carro, pois tive que refazer a base e todo conjunto dos paralamas que estabam mal feitos e sem detalhamento algum..

 

Last edited by CLEDSONSALES

Bom, depois de um tempinho tentando acertar o detalhamento da parte dos faróis do Marder 1A5, estou devolta agora com esse detalhamento pronto e mais alguns itens como a base com a antena e a lanterna traseira que foi fixada na parte traseira do casco do kit bem como os ganchos e suas respectivas correntes na parte dianteira do casco, peque que alguns detalhes sejam tão pequenos e que não dê para perceber nessas fotos.

O item na cor ver é a peça do kit sem detalhe algum, por isso resolvi tirar uma cópia da peça que vem no kit do Leopard 2A6 da Tamiya e detalhar vários detalhes para que ficassem próximo dessas imagens do que existe realmente no carro.

Resolvi inlcuir um Condicionador de Ar, pois sabemos que no Afeganistão faz muito calor e o pessoal precisa de um pouco de conforto dentro do carro, por isso tomei como base as medidas do item da Perfect Scale Modellbau que resolvi fazer em scratch, além de pegar referencias no livro da Tankograd para melhorar o detalhamento deste item, pois o item da Perfect Scale tem algumas falhas na estrutura onde fica fixado o ar-condicionado e falta de detalhamento no mesmo.

Depois de ter realizado o detalhamento dos faróis do carro,  iniciei o detalhamento da parte do Condicionador de Ar do veículo e fiz a parte de cabeamento, só que tive um pouco de dificuldades, pois as referências que tem no livro da Tankograd não são muito boas, mas estão me ajudando muito para a confecção do aparelho e do suporte que fica acoplado na parte traseira esquerda do casco. 

Bom, esta foi a finalização da montagem do Ar-Condicionado com a colocação do escapamento no topo do equipamento e da instalação da Caixa de Telefone para a infantaria na parte de baixo do suporte do equipamento.

Agora a próxima etapa é a montagem do retrovisor e iniciar a torre do veículo.

Esse foi o inicio do trabalho da torre.

Nessas imagens já podemos observar que algumas coisas terão que ser corrigidas, pois a blindagem adicional na torre estão dispostas de uma forma um pouco diferente do que deveria ser na realidade, por isso busquei muitas imagens para confrimar as correções.

Nessas imagens vocês podem conferir o que tive que trabalhar para corrigir alguns itens na base do canhão e de onde vai ficar o tubo do mesmo, e as correções relizadas na torre onde fica fixado o canhão e o casulo da MG3.

Bom, tive que refazer toda blindagem extra que fica em volta da base do canhão, pois a mesma estava errada e também tive que refazer todo conjunto do lançador de fumigenas, pois a que vem no kit está errada.

Esse lançador de fumigenas eu consegui reproduzir fazendo a base colando duas placas de estireno de 0,5mm para obter uma expressura de 1mm, por uma largura de 7mm e 17cm de comprimento, os lançadores são da empresa Magic Model, mas a base eu tive que fazer em estireno, pois elas ficam dispostas em angulos diferentes como vemos nas imagens.

 

Imagino que boa parte do pessoal deva estar curtindo a Pascoa , mas vamos lá, pois vou tentar postar tudo ainda nesse final de semana. 

Essa é a foto original que vou tentar me aproximar ao máximo, mas para isso tive que recortar o kit com muito cuidado.

Essa imagem é de como era a area da peça do kit que está sendo trabalhada.

A base do canhão eu já consegui corrigir, agora estou tentando reproduzir essa mira, pois a que eu fiz não ficou boa.

Agora estou preparando os visores dos perescópios laterais.

 

Só que acabei de descobrir que naquela curvatura da lateral tem uma parte que dá uma quebrada pra dentro, veja nessa imagem onde tem uma luz batendo direto em cima dessa parte. Por isso terei que recortar essa parte do plasticard para fazer esse contorno.

 

Aqui do lado esquerdo vocês podem ver os visores e mais a proteção da mira que estou preparando.

Mas vamos lá, tive que refazer toda blindagem lateral esquerda, pois está disposta de forma errada e vejam como está ficando o trabalho.

Aqui do lado esquerdo, vc pode ver uma parte de estireno que cortei para fazer a ultima sessão dessa blindagem, porém, tenho que corrigir a parte que encaixa na base do canhão.

Nesse periodo de montagem do kit, estava refazendo a blindagem adicional da torre e da base do canhão e da MG, e depois de tanto tentar acertar a inclinação da blindagem, optei por cortar a base do canhão em dois, pois não estava conseguindo corrigir esse problema no kit.

veja como é a base da torre no carro, ela é quase reta e no kit não vem assim e também estava com muita dificuldade para repdoduzir a blindagem adicional na base dessa torre.

a base era assim:

Agora está assim:  rsrsrs!!! 

Também aproveitei para refazer toda a blindagem adicional da torre, pois tinha angulos diferente do que vem no carro.

Veja que nessa imagem dá para perceber que eu já tinha lixado ao máximo, chega a curvatura estava bem fina, mas continuava inclinada e isso não existe no carro.

Também reproduzi os 3 ganchos que a torre tem, um em cada lateral e outra na parte dianteira, só que a peça tem aproximadamente 2,5mm x 1mm e ficou muito pequena para sair na foto.

Confesso pra vocês que dá medo de cortar o kit, mas ai como faço, eu primeiro pesquiso, tiro as medidas de como deve ser a peça, então faço a reprodução da mesma, só depois de verificar que tudo está correto é que corto o kit para fazer a substituição da peça.

 Nessa imagem você pode verificar como é essa parte do kit com seus visores, muito mal feito e de forma errada, além da escotilha ficar enfiada dentro dessa peça, pois no carro original ela fica um pouco mais alta.

Então por esse motivo, cortei os visores e estou refazendo a escotilha, aproveitando a mesma como base e vou completar com uma peça de estireno na parte de baixo para dar mais altura.

 

Nessa imagem vocês podem verificar que já retirei os visores e colei a nova base onde estão marcado os locais onde deverão entrar os visores.

 

Essa foi a parte da construção dos visores.

 

Nessa imagem a parte onde ficaram fixados os visores já ficou pronto e fiz um teste com a nova escotilha, onde remodelei, deixando assim mais curvada.

 

Vamos a mais uma etapa que vai sendo concluida no carro, agora é a finalização da cupola do comandante e do pedestal onde será fixado o sistema Millan.

Tive que refazer todo sistema, pois estava fora de escala e um pouco diferente do que deveria ser na verdade.

Mas primeiro vamos a cupola, onde tive que remodelar e refazer as marcas de solda em volta da escotilha.

Nessa imagem você podem ver a base onde será instalado o sistema TOW, e que tive que refazer essa plataforma, pois estava fora de escala e um pouco diferente desse formato, que é o que existe no carro.

Nessa foto, o braço de apoio do sistema MILAN já foi fixado, sendo que deixei esse braço movel.

mais algumas fotos.

Pena que eu não tenha uma máquina boa para tirar boas fotos.

 

 

Nessas imagens vocês poderão ver o trabalho em todo sistema Milan que vai na torre do carro.

Tentei tirar uma foto da reprodução da base do sistema Milan que fiz, porém, como a peça é muito pequena e o detalhamento nem se fala, não consegui obter uma imagem legal para enviar para vocês, por isso preferi terminar o conjunto onde vai ficar fixado o tubo do sistema Milan.

Esse é o trabalho que estava realizando no braço de apoio do sistema Milan e no cartucho onde fica alojado o missel. Na segunda imagem vocês podem verificar como era o sistema de apoio, sem nenhum detalhamento e como ficou.

Nesta outra imagem, vocês podem ver a mira e todo conjunto já colado.

Vejam como ficou:

Eu tentei ao máximo reproduzir esse tipo de sistema.

Bom, essa peça é pequena como uma joia mesmo e dificel para fotografar, pois trata-se da alça imagino que para transporte manual do sistema. rsrsrs!!

 

Esse foi o inicio dos trabalhos nos visores frontais da torre.

Bom, enquanto buscava por mais referências, resolvi iniciar o detalhamento com as imagens que tenho aqui.

Vejam:

Essa é a imagem final do dispositivo Milan em que pus aquela cinta que vai na lateral, só que a peça é tão pequena que não deu pra sair direito na imagem, também aproveitei para refazer as chapas da blindagem no topo da torre, pois estavam dispostas de forma errada em relação as imagens que obtive.

Essa imagem que o amigo Valls conseguiu é simplesmente sen-sa-cio-nal!

Com essa imagem consegui concluir o visor da esquerda de quem olha de frente, agora falta fazer a proteção. a peça tem +ou- 3mm de altura por 9,5mm de comprimento.

Veja como está ficando.

Esse é o sistema Milan, espero que estas imagens estejam um pouco melhor.

Bom, voltando aos visores do carro, vejam o que era e o que o trabalho que foi realizado.

Esse era o outro visor e que tive que trabalhar todo conjunto.

Veja que refiz todo conjunto dos perescópios da frente da torre. 

Esse é o conjunto do visor da esquerda da torre.

Esse é o conjunto já colado.

 

Sei quase nada a respeito de blindados pós-1945, mas sempre aprecio qualquer modelo feito com esmero. E pelo número de peças refeitas imagino que vai sair um belo trabalho.

Mas Cledson, não dá para ver direito o seu esforço, porque quase todas as fotografias da sua montagem carecem muito de foco. Li que você usou um tablet para fotografar, mas tente arranjar uma câmera adequada para registrar bem o trabalho. É um investimento que vale a pena. Ou então peça emprestado a alguém.

Vamos ver se as dicas que eu te dei, conforme você mesmo disse, funcionaram mesmo. Mas com fotos nítidas, por favor!

Last edited by Carlos Chagas

hahahaha!!

Estou terminando o trabalho e logo logo vou levar no Roger para ver se consigo umas imagens um pouco melhor, vale lembrar que esse trabalho ainda é um trabalho de um cara que se esforça para fazer o melhor e um dia quem sabe consiga chegar no nível de outros amigos aqui da WK e de outros foruns de modelismo.

e eu no aguardo para ver o kit finalizado... acho que ja esta, so falta portar as fotos né.

depois de ver essa montagem to ate com medo de montar o Meng AMX-30B que chegou semana retrasada... dei uma olhada e fiquei procurando "falhas" haha

hahahhaha!!!

Não precisa de ter esse medo para montar esse kit, pois os kits da Meng vem no estado da arte, por isso sei que você não vai ter muito trabalho, se quiser implementar um pouco é só comprar as esteiras de metal, e o PE da Voyager que, se não me engano, já vem com o tubo de metal.

Last edited by CLEDSONSALES

que nada, vou direto para o nivel ninja, comprar o torno e usinar as paradas, me aguardem. ta mais facil isso do que achar PE para as coisas. 

Ai fica na brincadeira de fazer as pecas, arrumar falhas e o escambau e nunca termina o kit hehe

O maior inimigo do bom é o ótimo.

 

hehe

Last edited by anghinoni

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