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F-22 em formatura de cinco aeronaves - recorte foto USAF

NA FOTO ACIMA, UMA FORMATURA DE CINCO CAÇAS F-22, AERONAVE QUE É UMA DAS CINCO MELHORES  – DENTRE AS PIORES  – ALTERNATIVAS AO F-35, SEGUNDO REPORTAGEM

Parece que as mÁs ideias nunca morrem em Washington. Quer sejam elevaÇÕes de impostos, maior regulaÇão governamental, ou renascimento de programas de defesa hÁ muito encerrados, hÁ sempre alguÉm por perto para defender mÁs ideias.

Recentemente, por exemplo, o SubcomitÊ de DotaÇÕes de Defesa do Senado, em resposta a um incÊndio ocorrido com um motor de um F-35, publicou um relatÓrio pedindo ao PentÁgono que reavaliasse sua decisão de cancelar o programa de desenvolvimento de um segundo motor para o Joint Strike Fighter.

 

O então secretÁrio de Defesa, Robert Gates – que não É amigo de desperdÍcios de gastos de defesa – cancelou este programa de motor alternativo em 2011, alegando que o custo para desenvolver um segundo motor e manter as cadeias de fornecimento separadas, estoques de peÇas e treinamento para os mantenedores excederiam qualquer economia que poderia advir da concorrÊncia entre o fabricante atual do motor e uma segunda fonte.

 

F-35C - F-35B - F-35A em formação próximo a Eglin - foto USAF

 

O incÊndio ocorrido no dia 23 de junho atiÇou os opositores do F-35, que passaram a defender as mesmas e cansativas alternativas erradas para este que deve ser programa de modernizaÇão para a ForÇa AÉrea, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais. Abaixo segue um conjunto das melhores, dentre as piores alternativas (recentemente apresentadas por Robert Farley da National Interest).

 

Construir mais F-22

F-22 em formatura de cinco aeronaves - foto USAF

 

Nada poderia ser mais emblemÁtico para o problema em questão do que discutir a ideia de se construir mais F-22. Uma razão pela qual a ForÇa AÉrea agora necessita de tantos F-35 É que lhe foi negada a capacidade de substituir toda a sua frota de caÇa de superioridade aÉrea pelo F-22. O programa foi cancelado exatamente no momento em que ele estava comeÇando a experimentar reduÇão de custos devido à curva de aprendizagem e estabelecimento de preÇos mais econÔmicos de produÇão. A linha se foi, o ferramental estÁ desaparecido, e a forÇa de trabalho se espalhou. No ambiente atual, o primeiro F-22 de uma nova sÉrie não poderia sair da linha de produÇão em menos dez anos, se sair. Poderia muito bem esperar pelo surgimento de um caÇa de sexta geraÇão.

Construir UAV ao invÉs de aeronaves pilotadas

 

Eu sempre fui um fã de ficÇão cientÍfica. A proposta de construir UAV para fazer as missÕes designadas ao F-35 É apenas isso. Como um romance de Júlio Verne que descreve a ideia de uma aeronave ou de um submarino, os defensores desta abordagem podem descrever como serÁ plataforma, mas não tÊm a menor ideia de como fazer com que isso aconteÇa tecnicamente. A Marinha dos EUA não tem ainda uma ideia formada do que o seu primeiro veÍculo aÉreo não tripulado (UAV) deve fazer e, portanto, o que ele deve ser. NÓs não podemos, neste momento, construir um sistema de comunicaÇão ininterrupta para permitir o controle seguro atravÉs de um controle humano ou ter um sistema totalmente autÔnomo quanto à guiagem, controle e aquisiÇão de alvos como um UAV armado. AlÉm disso, desde que a porÇão esmagadora do custo de qualquer aeronave estÁ na plataforma, motores e sistemas eletrÔnicos, e não em equipamentos associados com o piloto, não estÁ claro que um UAV de combate custaria menos de um F-35tripulado .

 

Manter a frota de caÇas de combate atual

 

Qualquer pessoa que jÁ tenha tido o trabalho de manter um carro velho sabe o quão ruim esta ideia É [NT: a FAB que o diga]. O custo de manter velhas aeronaves no ar sobe dramaticamente ao longo do tempo. Enquanto o custo de manutenÇão da frota de F-35 por mais de cinquenta anos estÁ estimado em um pouco menos de US$ um trilhão, para manter a frota atual pelo mesmo tempo estima-se que o gasto alcanÇaria US$ quatro trilhÕes. AlÉm disso, o F-15, F-16 e Harrier baseiam-se em tecnologia da dÉcada de 1960. Mesmo com sistemas atualizados, estes são aviÕes obsoletos. Qualquer outro poder aÉreo no mundo, incluindo a Rússia, a China, e os nossos aliados europeus, jÁ introduziu em operaÇão aeronaves mais modernas do que a maioria das que estão voando hoje. Fomos lembrados apenas uma semana atrÁs que a Rússia enviou sistemas avanÇados e altamente letais de mÍsseis superfÍcie-ar que representam uma ameaÇa direta para nossa antiga frota de aviÕes de combate não furtivos. Manter a frota atual É seguramente o caminho mais rÁpido para os EUA perderem a vantagem assimÉtrica no ar, mantida nas últimas seis dÉcadas.

 

F-35 e F-16 em treinamento conjunto - foto USAF

 

 

Pular uma GeraÇão

 

Esta É a variaÇão da alternativa acima uma vez que o PentÁgono ficaria preso com a sua frota de caÇas atuais pelo tempo que durar o desenvolvimento de um avião de sexta geraÇão (pelo menos vinte anos), incluindo projetos e ensaios. Assim, a frota existente, onde muitos dos quais voaram pela primeira vez na dÉcada de 1970, teria que durar atÉ a dÉcada de 2050, pelo menos. Isto seria como ter uma ForÇa AÉrea combatendo na Guerra do Vietnã com uma frota de biplanos Wright.

 

Réplica do Flyer dos irmãos Wright - foto USAF

 

 

Ignorar uma geraÇão É uma tÁtica bem-vestida de derrota em Washington: cancelar o programa atual, e que agora estÁ funcionando, em favor da promessa de algo espetacularmente melhor no futuro.

 

Comprar caÇas de outros PaÍses

 

Esta pode ser a pior ideia de todas. Mesmo os nossos aliados, o Reino Unido e a ItÁlia, parceiros industriais no programa Eurofighter, estão comprando F-35 porque eles sabem que É uma aeronave de quinta geraÇão superior e irÁ melhorar o desempenho de seus caÇas de quarta geraÇão. Turquia, CanadÁ, Noruega, Holanda, Dinamarca, AustrÁlia, Japão, Coreia do Sul e Israel tambÉm tem a opÇão de comprar um número de aeronaves diferentes para substituir seus caÇas antigos. Todos escolheram o F-35, indicando que eles sabiam algo que alguns dos crÍticos do programa, aparentemente não.

 

FONTE: Real Clear Defense (traduÇão e adaptaÇão do Poder AÉreo a partir do original em inglÊs)

 

FOTOS: USAF

Original Post

Replies sorted oldest to newest

E...embora problematico a questao e que vai ter que ser o F-35 mesmo...

 

E possivel que versoes dele demorem mais a atingir a maturidade produtiva e operacional, mas nao ha como voltar atras nessa altura do campeonato...

 

Edilson 

O problema não é o F-35.

É como as economias dos países estão se comportando.

As super-potências vão chegar, um dia, num beco sem saída. Vai ser impossível ter os recursos necessários para a manutenção da supremacia.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

O problema não é o F-35.

É como as economias dos países estão se comportando.

As super-potências vão chegar, um dia, num beco sem saída. Vai ser impossível ter os recursos necessários para a manutenção da supremacia.

 Concordo. Se bem que a China pode ser uma excessão curiosa,afinal não existem liberdades democráticas ali.Eles ainda vão dar o que falar.

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

E...embora problematico a questao e que vai ter que ser o F-35 mesmo...

 

E possivel que versoes dele demorem mais a atingir a maturidade produtiva e operacional, mas nao ha como voltar atras nessa altura do campeonato...

 

Edilson 

Até lá, o F-35 já estará obsoleto.

 

Só por curiosidade, o Grippen NG (que é só projeto) já está passando por revisão dos sistemas e alterações de configuração.

Posso estar sendo demasiado otimista, mas quando o Gripen NG entrar na linha de produção periga se o melhor caça no quesito custo/beneficio a voar no mundo...

E como o Gilson falou, já está se chegando em um patamar que a supremacia absoluta se torna insustentável.  Atualmente mesmo, se os EUA entrarem em combate, basta que tres ou quatro F-22 sejam abatidos para o congresso americano forçar uma retirada tática, tamanho prejuizo que seria...

Last edited by Felipe C. Miranda

Eu acho o Gripen NG o substituto natural do F-16 e quem está rindo a toa é a Boeing, tanto o F-22 e o problemático F-35 são da Lockheed Martin e a Boeing já tem parceria com a Saab para o programa T-X, a Saab e o Embraer para o Gripen NG e a Embraer e Boeing para o KC-390, parece que estes tres fabricantes tem produtos que se encaixam no que os USA precisarão, é a minha opinião...

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

F-22 em formatura de cinco aeronaves - recorte foto USAF

Gozado, é comum ver o F-22 com dois tanques subalares, será que o alcance acabou saindo menor do que se imaginava ? Estes tanques também seguem o padrão stealth ?

Rogerio, o F-22 tem a capacidade de levar cargas externas, e normalmente usam estes tanques em deslocamentos maiores (ferry). Mas sua autonomia apenas com o combustível interno já é bem ampla, em especial porque pode voar em cruzeiro supersônico, ou mesmo em cruzeiro subsônico, usando potência bem reduzida (para longo alcance). Os tanques ou qualquer outra carga externa aumentam a sua assinatura radar, mas ainda fica muito inferior a dos demais caças sem tecnologia stealth.

 

Problema dos EUA são disputas políticas internas, em especial porque o lobby das empresas bélicas é imenso, o que gera muita pressão política (o orçamento bélico é enorme), e dificulta a tomada de decisões puramente técnicas. Entretanto, isso gera um preço, que pode ser a redução da capacidade das forças americanas, em relação ao que poderiam chegar a ser.

Originally Posted by Milan:

A Itália quer os F-35 também para substituir sua frota de Harriers e Tornado.

Mas com toda a crise econômica que assola a Europa, a Itália até cortou a quantidade de Typhoons que iria adquirir, agora vai querer este problemático e ainda mais caro ? Pra marinha eu até entendo, mas pra Força Aérea ???

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

140726-F-HV225-284

Ô aviãozinho feio! Não devia ter perdido a competição pra esse aqui:

Ah, esse tal de F35 é mais feio ainda...

[].

Se me disessem que era o MESMO, eu não notaria diferença... kkkkk!

Aliás, eu vi recentemente um F-35 no Museu da RAF e achei bonitinho!!!(não tanto quando o ME 262 que estava ao lado)...

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