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Amigos: só recentemente percebi a importância em lubrificar um aerógrafo.  Tenho 3 Badger 100 e um 150 e NUNCA fiz isso.  E, aparentemente, estão funcionando muito bem, obrigado (em tempo: esses aerógrafos eu os tenho desde 1985, ou seja, 33 anos).

Mas lendo o tópico sobre aerógrafos, me dei conta que o ato de lubrificar é importante, ajuda na preservação e blá blá blá.  Ok, entendi o recado.

O diacho é que indicam o tal do Regdab para lubrificar os aerógrafos da Badger.  Porém, é um produto que tem sua dificuldades em ser encomendado por ser inflamável.

Então a pergunta que fica é: o que eu poderia usar como substituto?  Ouvi falar em usar óleo Singer e até mesmo WD40.  Alguém tem outra sugestão tabajariana?

Abrsssss,
A Raguenet

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Eu tenho um Badger 150 há quase 20 anos, meu primeiro e único aerógrafo e funciona perfeitamente. Nunca lubrifiquei e não vejo a necessidade disso. Se usar WD 40 poderá reagir quimicamente com a tinta dentro do corpo do aerógrafo, sei lá. Mas a lubrificação seria por qual motivo? conservação? acho que não precisa, o produto é tão bom que nem sinal de ferrugem ou algo parecido. Melhor funcionamento? não acredito.

 

Nicolazzi posted:

Eu tenho um Badger 150 há quase 20 anos, meu primeiro e único aerógrafo e funciona perfeitamente. Nunca lubrifiquei e não vejo a necessidade disso. Se usar WD 40 poderá reagir quimicamente com a tinta dentro do corpo do aerógrafo, sei lá. Mas a lubrificação seria por qual motivo? conservação? acho que não precisa, o produto é tão bom que nem sinal de ferrugem ou algo parecido. Melhor funcionamento? não acredito.

 

Nicolazzi: a discussão aqui no Forum (tópico aerógrafos na seção Ferramentas - https://webkits.hoop.la/topic/350887963618251903) debate também sobre isso, ou seja, fazer ou não a lubrificação.  Alguns são da tua opinião.  Outros alegam que a lubrificação é importante com relação ao sistema mecânico.  Como escreveu o Rato Marczak: "Lubrifique seu aerógrafo. Opera de forma mais macia, veda, e reduz o desgaste das peças deslizantes."

Outros vão mais longe: há modelista que faz polimento da agulha do aerógrafo.

Com relação à lubrificação, decidi pagar para ver.  Mas o problema é que o Regdab é caro e quase que impossível de trazer de fora. Por isso da minha procura por algo que possa substituir.

Abrsssss,
A Raguenet

Use o WD 40 da seguinte maneira... Aplique somente na porção da agulha que fica atrás da gaxeta. Para tanto insira o primeiro terço da agulha na parte anterior do aerográfo aplique uma gota de WD40 na peça que prende a agulha e insira o resto da agulha. Os outros dois terços anteriores a ponta não entram em contato com a tinta. Nunca aplique na ponta da agulha ai sim você terá problemas com contaminação da tinta. Eu prefiro o WD40 ao óleo singer por ser mais fácil de limpar que o óleo singer. Outro lugar que você pode aplicar o WD40 é no gatilho. Sempre fiz assim e nunca tive problemas com contaminação da tinta e o aerógrafo fica bem macio após a lubrificação.

Daniel Iscold posted:

Use o WD 40 da seguinte maneira... Aplique somente na porção da agulha que fica atrás da gaxeta. Para tanto insira o primeiro terço da agulha na parte anterior do aerográfo aplique uma gota de WD40 na peça que prende a agulha e insira o resto da agulha. Os outros dois terços anteriores a ponta não entram em contato com a tinta. Nunca aplique na ponta da agulha ai sim você terá problemas com contaminação da tinta. Eu prefiro o WD40 ao óleo singer por ser mais fácil de limpar que o óleo singer. Outro lugar que você pode aplicar o WD40 é no gatilho. Sempre fiz assim e nunca tive problemas com contaminação da tinta e o aerógrafo fica bem macio após a lubrificação.

OK Daniel.  Penso também em aplicar na peça do aerógrafo que recebe a pressão do gatilho e que permite o fluxo do ar comprimido, no caso as peças do sistema 50-036 conforme a ilustração abaixo.  Minha dúvida fica com relação ao anel de vedação 50-0141.  Sendo possivelmente de borracha, será que ele sofrerá com a lubrificação do WD-40?

Abrssss,
A Raguenet

Captura de Tela 2018-02-21 às 13.37.29

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também pode. Da minha experiência com aerógrafos chineses nunca tive problema com o WD-40 reagir com peças de vedação. Lembre-se use sempre gotas, nunca borrife o WD-40 direto da lata, a lata tem muita pressão.

Outra coisa para aerógrafos Badger nunca desmonte a gaxeta, se não perde a garantia vitalícia que eles dão. Nos meu aerógrafos chineses eu sempre desmonto a gaxeta " pero que neste caso la garantia soi jo!!!!!"

Eu uso o lubrificante da Iwata no meu aerografo e nunca tive problemas. Ele tem uma cor Azul e a consistencia gelatinosa, quem sabe aí no Brasil procurar por algum óleo tipo siliconado?

Plastiabraços

Daniel Iscold posted:

Outra coisa para aerógrafos Badger nunca desmonte a gaxeta, se não perde a garantia vitalícia que eles dão. Nos meu aerógrafos chineses eu sempre desmonto a gaxeta " pero que neste caso la garantia soi jo!!!!!"

Putz... tivesse me falado isso há uns 25 anos, eu não teria desmontado tudo. Hahahahaha!

Sério: geralmente dou uma geral nos aerógrafos quando do término de um kit.  Isso inclui desmontar e limpar todas as peças possíveis.  E de duas uma: ou os aerógrafos da Badger são o cúmulo da robustez, ou estes aerógrafos estão bem abaixo de sua melhor performance e eu não estou percebendo.

Abrssssss,
A Raguenet

ArmouredSprue posted:

Eu uso o lubrificante da Iwata no meu aerografo e nunca tive problemas. Ele tem uma cor Azul e a consistencia gelatinosa, quem sabe aí no Brasil procurar por algum óleo tipo siliconado?

Plastiabraços

Exatamente este que uso. O conjunto fica mais macio. Durante anos nunca usei, depois que comecei a usar, percebi a falta que faz. Serve em qualquer aerógrafo e dura muito, pois uso duas a três gotas por vez.

Resultado de imagem para superlub iwata

https://www.ebay.com/itm/Iwata...b:g:VlYAAOSwlrdahYUm

Eu tenho o lubrificante da Paasche que comprei dois no ML e vai durar a vida toda.

A professora de aerografia que me mostrou a importancia de lubrificar, então sempre lubrifiquei. se nao tiver algum lubrificante de marca de aerografo pode ser o óleo singer.
WD40 na é lubrificante, da pra usar ele para limpar tudo mas tem que passar algum oleo lubrificante depois, o WD40 nao é resistente a atrito.
Poucos sabem que precisa lubrificar, conheci modelista de décadas que nunca lubrificou, ai peguei o aerografo do cara, limpei na ultrassom, lubrifiquei e ele ficou assustado como ficou zerado e ele estava pensando em mandar para a revisão...

 

Outra coisa para aerógrafos Badger nunca desmonte a gaxeta, se não perde a garantia vitalícia que eles dão. Nos meu aerógrafos chineses eu sempre desmonto a gaxeta " pero que neste caso la garantia soi jo!!!!!"

Iscold, pelo que sei não é  isso, no manual diz apenas que  não deve fazer isso, mas é uma tarefa relativamente simples que eu já fiz mais de uma vez.

A garantia cobre qualquer problema, mas depois de um ano vão te cobrar as peças. O frete de ida e volta é também por sua conta.

http://badgerairbrush.com/Service-Supprt.asp

Quanto a lubrificar, sim deixa o funcionamento mais macio, mas nunca use óleo. O óleo com o tempo resseca, principalmente se tiver pouco uso, e vira um gororoba que dá trabalho para tirar, já consertei mais de um com este problema.  Principalmente nunca coloque óleo  na válvula de entrada de ar.

Eu prefiro usar vaselina ou silicone spray, faz uma lubrificação limpa e ajuda a conservar as borrachas.

 

 

 

Armouredsprue e Vrykolakas: valeu pelas indicações.  Vou tentar com o WD40 primeiro pois já tenho um em casa.  Caso não dê certo, tento o da Iwata ou mesmo o Regdab já que ambos tem restrições de envio para o país e custam basicamente a mesma coisa.

Abrssss,
A Raguenet

Uso WD40 direto da lata. Coloco o aero num recipiente (vasilha) e literalmente o lavo (espirro) com WD40 nele todo, sem medo de ser feliz. Não afeta nenhum O ring. Deixo por uam hora, depois desmonto todo o areografo e aplico novamente peça a peça, depois pego um pano limpo e vou limpando todo o excesso. Depois, monto novamente e faço uma retrolavagem com thiner e fim de papo. Ta limpo, lubrificado e zero bala. WD40 não reagem com nada e não é oleoso.

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