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Caros colegas, 

dei uma bobeira e guardei alguns kits, para montar em um armário, na cor marron. O fato é que a cor do dito armário foi assimilada pelas caixas e ao abrir , vejo que os decalques estão amarelados. E o pior não existem sets avulsos para venda.

Então pergunto, alguém conhece ou tem uma técnica para tentar recupera-los ? Já me disseram que se colocar atrás de um pedaço de vidro fino, e expor ao Sol, ficam quase novos,mas não rachariam com o calor?

Aguardo conselhos,

Abraço a todos

 

 

 

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nao racha, pode colocar no sol por alguns dias, lembre que o amarelado é a cola/papel e nao o decal em si, comigo muitas vezes aparece amarelo mas quando tira da folha o amarelo fica no papel e o decal sai bonitinho

tem outra tecnica para tirar usando tamiya extra thin, que basicamente o cara remove a cola amarelada do decal com a extra thin sem danificar o decal, tem um video no youtube mas eu nao achei

Como o ANGHINONI falou, pode ser que seja a goma do papel que tenha amarelado.  Repare na estampa do decalque se ela está amarelada, se estiver, possivelmente aí será o verniz transparente que cobre o decal que tenha amarelado.  Aí parceiro, não tem sol que resolva porque o amarelado do verniz é oxidação, e expor ao ultravioleta não modifica a reação química que resultou no amarelado...   Aí nesse caso o caminho será encomendar um decal caseiro desses que o pessoal por aí faz em laser, se é algum modelo que não tenha decal avulso pra ele.  Se forem coisas em branco, tem como fazer mascara em vinil adesivo, cortado em ploter pra pintar com aerógrafo...

Last edited by Felipe C. Miranda

agora  ainda careçe de  cuidados  pois as  vezes  alem dos decalques amarelarem podem  inclusive rachar  na hora  da aplicação .....  por vezes  voce ate os poe  no sol  ate  perdem o amarelo  mas   na hora de  por na agua , fragmentam-se....(e olhe que  já vi decalques  que mesmo não tão am,relos   se  fragmentaram em mil e umpedaços....por vezes alem do  banho do  sol  tem  colega que por exemplo passa  verniz   em camada  muito  fina 9em geral brilhante) ou  future   e depois  recorta  cuidadosamente  as bordas do decal, aplica  no kity seloamento com verniz brilhosos  para esconder  o  silver-  e  somente depois temrina o  kit  com  novo  verniz  brilhos em cima do decal  e  acabamento fosco posterior  se for  o caso... sobra apenas a  opção de  aftermarket  ou nova versão ou comprar no mercadode pulgas....plastiresiabços paulo r morgado sp - sp 

paul morgado posted:

agora  ainda careçe de  cuidados  pois as  vezes  alem dos decalques amarelarem podem  inclusive rachar  na hora  da aplicação .....  por vezes  voce ate os poe  no sol  ate  perdem o amarelo  mas   na hora de  por na agua , fragmentam-se....(e olhe que  já vi decalques  que mesmo não tão am,relos   se  fragmentaram em mil e umpedaços....por vezes alem do  banho do  sol  tem  colega que por exemplo passa  verniz   em camada  muito  fina 9em geral brilhante) ou  future   e depois  recorta  cuidadosamente  as bordas do decal, aplica  no kity seloamento com verniz brilhosos  para esconder  o  silver-  e  somente depois temrina o  kit  com  novo  verniz  brilhos em cima do decal  e  acabamento fosco posterior  se for  o caso... sobra apenas a  opção de  aftermarket  ou nova versão ou comprar no mercadode pulgas....plastiresiabços paulo r morgado sp - sp 

Se isso acontecer é só passar decal film

Eu testei um método que funcionou no caso de decal mais antigo feito de celulose, como aqueles antigos da Kiko-Revell.  Como a celulose sofre um processo lento de combustão, dai o amarelado, pensei em utilizar um produto redutor que no caso é o hipoclorito de sódio (água sanitária).  O cloro juntamente com a luz solar branqueia as fibras (tecido ou celulose).  Umedeça a folha com água sanitária e ponha na luz solar. Porém naqueles decais de processo mais moderno, os plastificados, o resultado não é tão bom.

Aconselho a colocar sempre os decais que vierem nos kits em envelopes ou embalagem de plástico espesso.  Este plástico pode ser comprado em papelaria pedindo envelope plástico "Extra Grosso", ai é só cortar o plástico na medida da folha de decal e vedar as laterais evitando a entrada do oxigênio e assim retardando a combustão.

Last edited by Wolf

 

Wolf posted:

Eu testei um método que funcionou no caso de decal mais antigo feito de celulose, como aqueles antigos da Kiko-Revell.  Como a celulose sofre um processo lento de combustão, dai o amarelado, pensei em utilizar um produto redutor que no caso é o hipoclorito de sódio (água sanitária).  O cloro juntamente com a luz solar branqueia as fibras (tecido ou celulose).  Umedeça a folha com água sanitária e ponha na luz solar. Porém naqueles decais de processo mais moderno, os plastificados, o resultado não é tão bom.

Aconselho a colocar sempre os decais que vierem nos kits em envelopes ou embalagem de plástico espesso.  Este plástico pode ser comprado em papelaria pedindo envelope plástico "Extra Grosso", ai é só cortar o plástico na medida da folha de decal e vedar as laterais evitando a entrada do oxigênio e assim retardando a combustão.

Pondo num saquinho tipo Zip-Loc dá na mesma, não?

anghinoni posted:

Plastificar os decais seria uma boa né

Se é para fazer algo acho que essa ai é de longe a melhor opção, faz um sanduíche dele entre duas folhas enceradas e ai plastifica, vai ficar totalmente selado.

Wolf posted:

Isso posso dizer pois tenho kits de décadas e só no Zip-Loc não salvou o conteúdo, claro que é muito melhor que nada, se usar este método faça uma inspeção com mais frequencia

Obrigado pela sua explicação, achei que o Zip-Loc era a melhor solução.

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