Skip to main content

Amigos, quem me conhece, sabe que eu sÓ monto aviaÇão militar, mas  resolvi me aventurar nos civis.

E apenas por um motivo: Em todos os eventos em que participo, sempre vÍ aviÕes limpinhos e com pintura nova. sÓ que nos aviÕes em que eu voo para os mesmos eventos, percebi que a maioria deles não É exatamente assim. JÁ encontrei manchas, escorridos e algum desgaste na pintura, especialmente nas asas.

SÓ que quando pergunto aos aficionados da civil, as respostas são evasivas e simples. Parece que existe um certo tabu em fazer aviaÇão civil de outra maneira.

AÍ descobri que uma das temÁticas do open de Curitiba, no prÓximo ano, serÁ justamente aviÕes civis de companhias aÉreas extintas, o que achei bem interessante.

 

Enfim, chegando ao assunto do tÓpico, estou a fim de fazer um 737-200 da antiga VASP. SÓ que pretendo fazer o bicho numa vinhetinha, depois de algum tempo abandonado em Guarulhos, como essa foto aÍ:

 

 

Se não me acharem um herege, peÇo aos colegas informaÇÕes e se possÍvel fotos do assunto, para que eu possa realizar o trabalho.

 

O pior É que eu comprei o kit junto com mais outro igual, com um MD11, um Jumbo, um Caravelle e ainda estou procurando um DC3 na 1/48 e um super constellation, na 1/144, se possÍvel na 1/72, pra fazer tudo em marcaÇÕes de companhias aÉreas nacionais.

 

Vamos ver se o tema me agrada a ponto de fazer mais alguma coisa.

Claro que a a maioria deles terÁ alguma coisa de envelhecimentos, mas nada impede de se fazer um ou outro limpinho...

 

AgradeÇo a ajuda.

 

Um AbraÇão.

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Fala Paulão !

 

Realmente o pessoal que monta civil faz ele como novo em folha. Muitos arriscam um sujeirinha no modelo.... 

São poucos os trabalhos nesse sentido e com certeza quando aparece causa histeria no pessoal.

Um cliente meu montou um e ficou assim;

Se precisar dos decais da eu tenho aqui.

 

Pelo trabalho que voce faz nos militares, voce tira de letra este. Vai fundo !!

 

Abração

Tem dois ou três destes 737 Vasp aqui perto de casa que um vizinho comprou e colocou numa chácara dele, ex-piloto Vasp, agora piloto privado de um grande produtor de suco de laranja aqui do interior de SP.

E quem tem vendendo um DC-3 1/48 é o FCM no MP e se você demorar eu mesmo vou comprá-lo para fazer FAB.

Paulão, o envelhecimento em civil é mais complicado por conta da escala.

 

Fazer uma mancha ou coisa parecida em escala 1/200 é bem difícil. O modelista que não tem a mão muito boa no assunto pode exagerar e acabar parecendo forçado, super produzido demais.

 

Mas tem quem acerte e deixe bem sutil. O osni aqui do fórum costuma fazer uns envelhecimentos que eu particularmente gosto muito. 

 

Eu mesmo já faço diferente. Nas escalas 1/200, por exemplo, eu faço no máximo as linhas de baixo relevo, com um grafite bem fininho, e eventualmente manchas de óleo nas partes inferiores, principalmente atrás das portas de trens de pouso que é onde costuma sujar mais os jatos de passageiros.

 

Abrassssss e bem vindo a aviação civil. 

 

Eduardo

Beleza, pessoal. Agradeço a acolhida!

 

Vinheta legal, essa, Christian.

 

Vou ter que dar uma passada em Araraquara pra ver esses aviões do Guacyr....

 

Vou tentar reproduzir o que aparece na foto. Claro que se tivesse mais fotos ficaria mais fácil.

Pretendo fazer as marcações na tinta. Pra esse da Vasp é fácil. Já pra um da Varig, fica mais complicado.

 

Um Abração.

Valeu Carioca pelo elogio , abração

 

Paulão

 

Pelo que eu entendi , vc quer representar o avião desativado , e não em uso , os detalhes dos aviões em uso que sofrem manutenção e ficam algum tipo de desgaste na escala 1/144 e muito difícil de representar , o que eu ,  costumo fazer nestes caso e o desgastes de chapas na fuselagem e asas, isso na pintura , que tb em fotos e muito difícil de perceber ou até mesmo captar , pois não manjo de técnica mega powers de fotografia kkkkkk , apenas a olho nu mesmo.

Mas nada impede de vc fazer um desgastes mais aparente , de uma pesquisada no airliners.net e da uma olhada nos aviões da Air France dai vc vai se realiazar com aviões top desgastados e sujos.

 

Abs

Last edited by Osni Vieira Junior

Só p´ra te trazer uma luz sobre envelhecimento e detalhamento em comercial...

 

Galeria de fotos de um Boeing 727-200 escala 1/72 - grande p´ra cacete!!! - montado pelo Brad Shinn. Esse cara é, na minha opinião, um dos melhores modelistas de aviação comercial do mundo. Olha os detalhamentos dos flaps, que ele abaixou!

 

Se liga:

http://www.airlinercafe.com/pl...e=gallery&f=1603

 

Há quem se oponha radicalmente a abaixar flaps e coisas do gênero. Argumentam que o tempo que uma aeronave fica com os flaps arriados é muito curto para ser considerado uma forma válida de representar o avião, além do quê, a beleza plástica do avião estaria nas suas formas "limpas", sem superfícies se extendendo.

 

Eu particularmente acho bem legal. Já cortei estireno e montei uns flaps de jumbo na escala 144 p´ra experimentar. Não ficou de todo ruim, só me faltou coragem de cortar o kit!

 

Era um Revell daqueles do ônibus espacial, nem a pau que eu ia meter a faca naquela asa... vai que eu faço cagada e perco um kitaço... sei lá!

 

 

Abrasssssssssssss

 

Eduardo

O CARIOQUINHA já falou e dizeu.

 

Sujeiridades nas escalas 1/144 e 1/200 podem parecer um enorme exagero.

 

Uma coisa é fazer um avião 1/48, 1/32, em pleno uso durante a WW2.

 

Outra é um avião civil 1/200 que tem que parecer ( e ser ) impecável para o publico que irá utilizá-lo.

Originally Posted by Luiz Claudio:

Paulão,

 

achou seu decal ???

Achei, Luiz. Eu consegui uma folha com um colega lá  no Rio. e até ganhei uma outra folha com as decais para fazer o sucatinha, no 2º 737-200 que comprei(foi um pacotão com dois kits. Valeu.
Logo inicio o projeto. Ainda preciso modificar meu kit pra Super advanced, já que os abandonados da Vasp eram desse tipo.

 

 

Um Abração.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×