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Batalha do Rio da Prata foi a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, foi travada entre as marinhas inglesa e alemã. O combate aconteceu no Atlântico Sul em 13 de dezembro 1939, prÓximo ao estuÁrio do rio da Prata.

 

ApÓs o último encontro com o seu reabastecedor, o navio-tanque Altmark, o Graf Spee ( 6 de dezembro) seguiu para o rio da Prata, onde fez a sua última prÊsa, o Streonshalh.

 

Durante a noite de 12 de dezembro os navios ingleses iniciaram sua tÁtica para um possÍvel confronto, navegariam em formaÇão cerrada, onde teriam contato visual e na eventualidade de um ataque, concentrar seu poder de fogo. Outro fato seria: ao amanhecer navegar a favor do sol para dificultar a visibilidade do navio alemão, que teria o sol de proa. A marinha britânica sabia que num confronto direto com o cruzador alemão, sairiam perdendo. Devido ao alto poder de fogo de seus canhÕes de 280 mm (11 pol. x 6) os quais enviabilizava qualquer confronto direto a curta distância.

 

Exeter era o único cruzador pesado, da classe York, que tinha como armamento principal seis canhÕes de 203 mm e secundÁrio de oito canhÕes de 102 mm, os cruzadores leves posuiam canhÕes de 152 mm. Diante disto Harwood sabia que seria difÍcil causar danos a superestrutura de um encouraÇado, então sua estratÉgia seria dividir a atenÇão do Graf Spee. O Ajax e o Achilles iriam por um lado e o Exeter atacaria por outro, dificultando a concentraÇão dos alemães, em responder ao ataque.

 

Em 13 de dezembro, o vigia do Graf Spee às 06:00 da manhã avistou duas antenas no horizonte, e enviou o alerta, logo, toda a tripulaÇão tomou os postos de combate. Esta informaÇão parecia confirmar que era um barco comercial britânico. Mas minutos mais tarde quando o sol jÁ estava mais alto, foi possÍvel identificar que realmente se tratava de trÊs barcos de guerra britânicos. A demora na identificaÇão por parte do Graf Spee permitiu a aproximaÇão dos ingleses, ficando desta forma ao alcance de todos os seus canhÕes e, muito importante, ficando abaixo do ângulo de tiro dos poderosos canhÕes de 280 mm do Spee.

 

As 06:17 o Spee disparou contra o Exeter, pois sabia ser o mais poderoso da frota. Logo a seguir o Exeter devolveu a salva com uma sequÊncia de disparos. Enquanto o combate inicial era travado entre os grandes navios, os cruzadores leves, mais rÁpidos, iniciaram a manobra de pinÇa, tentando cercar o cruzador alemão entre dois flancos. Esta manobra visava dividir a artilharia do Spee, dificultar o enquadramento dos seus disparos e, principalmente dificultar os cÁlculos dos disparos.

 

Uma sequÊncia de disparos dos navios ingleses, atingiram o Spee acima da linha de flutuaÇão, abrindo um enorme rombo no casco, alÉm de diversos outros danos. Umas das opÇÕes do capitão do Spee foi manter o Exeter sob fogo dos canhÕes de 280mm e concentrar o fogo dos canhÕes de 150mm nos cruzadores leves. Manobra difÍcil de ser executada, principalmente em movimento de aproximaÇão.

 

ApÓs a primeira parte da batalha o Exeter ficou fora de combate, pois o sistema de direcionamento de tiro e as torres dos canhÕes de maior calibre haviam sido danificados. Sem alternativa, o Exeter abandona o campo de batalha em meio a uma nuvem de fumaÇa utilizado para camuflagem. Ficando desta forma em combate somente os cruzadores leves e o Spee.


Afundamento do Graf Spee
 

às 07:00 da manhã o Graf Spee, sob fogo cerrado, repentinamente abandona a zona de combate. O que se seguiu apÓs este evento, permanece atÉ hoje como um dos maiores mistÉrios da Segunda Guerra Mundial.

 

Historiadores militares, declaram que o Graf Spee, embora avariado tinha condiÇÕes de combate frente aos cruzadores leves, pois seus poderosos canhÕes ainda disparavam. No entanto a decisão do Capital Hans Langsdorff foi a de refugiar-se no porto de MontevidÉu para efetuar reparos.

 

Uruguai, bem como os demais paÍses latino-americanos estavam neutros na guerra, o que permitiria que qualquer barco com problemas solicitasse permissão para atracar e realizar reparos.

 

Desta forma, o navio atracou no porto solicitando conserto. O que se seguiu a partir daÍ, foi uma sequÊncia de fatos que atÉ hoje permanece envolta em mistÉrio.

 

Não conseguindo os reparos necessÁrios e pressionado pela polÍtica internacional, o comandante foi obrigado a deixar o porto. Mas a armada inglesa estava a sua espera na saÍda do estuÁrio e assim que deixasse Águas territoriais uruguaias ele seria novamente atacado. Desta forma, o capitão Langsdorff deu ordens de afundar o navio, o que se fez logo na saÍda do estuÁrio.

 

O capitão e sua tripulaÇão se dirigiram então à Argentina, paÍs com grande concentraÇão de imigrantes alemães o que possibilitaria auxilio. Então, na tarde de 19 de dezembro de 1939, apÓs enterrar seus mortos e encaminhar os feridos ao hospital, o capitão se suicidou.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Rio_da_Prata

 

Original Post

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Essa foi uma das batalhas navais épicas de Segunda Guerra, sem a participação de aviões. Os motivos que levaram Langsdorff a recuar da batalha, na qual já estava levando vantagem, até hoje são envoltos em mistérios. Dizem que foi por preocupação com a tripulação, haviam muitos mortos e  feridos a bordo, mas nada comprovado.

 

Muito boa a lembrança, valeu por ter compartilhado.

 

Abraços

Originally Posted by Milan:

E tem filme sobre a batalha

 

 

 

Por sinal tenho esse filme em DVD, ele é interessante por dois fatos 1) É um dos poucos filmes feitos no pós-guerra que mostra uma visão positiva de um comandante alemão(no caso Hans Langsdorff) e 2) Alguns dos navios que participaram da batalha real também participaram do filme, embora muita gente torça o nariz(e com razão) pelo fato de terem usado um cruzador americano (o USS Salem, cujos canhões não tem o mesmo calibre e tem menor potência do que os do Graf Spee real) na produção. O ator que faz o comandante Langsdorff, Peter Finch, foi o ganhador do oscar de melhor ator em 1976 por "Rede de Intrigas" (foi o seu último trabalho, já que morreria no mesmo ano)

E pra quem não conhece o capitão do Graf Spee, Hans Langsdorff(que por sinal, segundo consta, era grande apreciador de charutos brasileiros) ei-lo, durante o funeral dos mortos do Graf Spee durante a refreg com os navio s da Royal Navy, reparem que ele é o único que não faz a saudação nazista, fazendo a continência correta - ate o padre estende o braço...

 

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