De acordo com um oficial lÁ de S.P.Aldeia:
- As 4 aeronaves CDO (Carrier On-Board Delivery), “Trader” devem ser entregues (todas) atÉ o primeiro semestre de 2016.
- As 4 aeronaves “Tracker” somente passarão por modernizaÇão para transformÁ-las em AEW (Airborne Early Warning) tão logo seja concluÍda a avaliaÇão operacional dos “Trader”.
- Dos 12 FalcÕes (AF-1 A/B) que jÁ estão contratadas sua modernizaÇão, 6 jÁ passaram ou estão realizando as inspeÇÕes SDLM (Standard Deport Level Maintanance). O resultado da modernizaÇão verificado na primeira aeronave jÁ finalizada foi tão animador, que a MB estÁ efetuando estudos de viabilidade de modernizaÇão de outras 8 cÉlulas, alÉm das 12 iniciais, perfazendo um total de 20 AF-1 modernizados.
- Quanto aos AF-2, a SAAB em reunião com a MB, afirmou que uma versão naval o GRIPEN NG seria totalmente compatÍvel com o NAe São Paulo e que poderia ser empregado tambÉm em um futuro NAe que eventualmente poÇa ser adquirido pela MB. Aqui, vale ressaltar que no último relatÓrio de planejamento, entregue no final do ano passado, a data de desativaÇão do NAe São Paulo passou de 2025, para 2028.
- A MB estava aguardando o fim das negociaÇÕes entre a FAB e a SAAB. Todavia, o Comandante da FAB informou durante à sabatina no Congresso, que irÁ convidar a MB para as negociaÇÕes.
- Quanto aos SeaHawk, a MB pretende receber as 8 unidades adquiridas atÉ 2016. Entretanto, ainda em 2014, ou no mÁximo em 2015, pretende adquirir outras 4 unidades, perfazendo um total de 12 aeronaves.
- EM OUTUBRO DE 2013, A AGUSTA WESTLAND APRESENTOU à MB O PROJETO PARA REMOTORIZAÇãO E MODERNIZAÇãO DE DIVERSOS SENSORES, INCLUINDO-SE O GLASS COCKPIT DE 9 CÉLULAS DO SUPER LYNX (AH-11A). A PROPOSTA PODERIA SER ESTENDIDA A MAIS 7 CÉLULAS QUE PODERIAM SER PROVENIENTES DA ROYAL NAVY OU DA MARINHA ALEMã. ( https://webkits.hoop.la/topic/a...e-do-lares#lastReply )
- Os 16 Super Cougar devem ser entregues atÉ 2017. Serão 8 unidades de transporte / C-SAR e 8 unidades ASuW, armadas com 2 mÍsseis Exocet em cada aeronave.
- As 5 primeiras novas aeronaves de instruÇão devem ser obtidas ainda em 2014.
- Por fim, ainda em 2014 a MB deve definir qual ou quais modelos de aeronave não tripulada serão obtidos.”