Pessoal,
Um avião pintado de amarelo, extremamente exposto ao sol, desbotaria? Para que cor/tom?
AbraÇos,
Pessoal,
Um avião pintado de amarelo, extremamente exposto ao sol, desbotaria? Para que cor/tom?
AbraÇos,
Replies sorted oldest to newest
Dá pra ver isso em carros, principalmente nos "Uno 1.6R" da vida:
Começam a ficar meio cor de palha, como se fosse um amarelo misturado com bege.
Dá pra ver isso em carros, principalmente nos "Uno 1.6R" da vida:
O amarelo costuma esmaecer um pouco, mas a cor que mais desbota de longe é o vermelho e cores que o tenham (laranja, marrom). Mas acho que isso depende da tinta, tem tintas que são feitas com proteção UV quando é feita pra ficar ao ar livre (tintas automotivas de boas marcas).
As tintas mais sensíveis ao ultra-violeta são as usadas em impressão off-set. Delas só o ciano e o preto sobrevivem quando expostas ao sol por muito tempo.
Só acho que, no caso dos amarelos dos carros nas fotos acima, tem que ver se o tom de amarelo não seria efeito de luz na foto ou mesmo cor diferenciada. Quando a cor desbota sob o sol, isso não acontece assim uniformemente, áreas sombreadas desbotam menos que aquelas mais expostas, áreas onde a tinta esteja ligeiramente mais grossa debota mais devagar do que onde ela está mais fina. Fica tudo manchado.
Bom exemplo é ver a pintura surrada de nossos antigos Mirage IIIE
A única cor que definitivamente não desbota, é o branco.
A única cor que definitivamente não desbota, é o branco.
Mas escurece, ficando, ou meio bege, ou meio cinzento, além de fosco e manchado, sujo.
O último Uno é creme mesmo, veio desbotado de fábrica...
Quer acompanhar cor desbotada?
Vem aqui para Bsb e repare nos veiculos que mesmo novos e com poucos anos de uso que ficam dormindo ao tempo,sem cuidado,tem seus tetos e capos desbotados que chegam a ficar quase cinza,independente da cor,devido ao tempo seco e sol durante o ano todo.
Quer acompanhar cor desbotada?
Vem aqui para Bsb e repare nos veiculos que mesmo novos e com poucos anos de uso que ficam dormindo ao tempo,sem cuidado,tem seus tetos e capos desbotados que chegam a ficar quase cinza,independente da cor,devido ao tempo seco e sol durante o ano todo.
A falta que uma cera faz, né?
O último Uno é creme mesmo, veio desbotado de fábrica...
Meu primeiro Uno (Mille da primeira fornada!) era creminho... Aliás, segundo o chefe da oficina da concesionária, "maionese"...
O último Uno é creme mesmo, veio desbotado de fábrica...
Creme???? Meu monitor deu pau. Tô vendo amarelo, escuro, mas amarelo
Pessoal , Sandro ..
Não sei qual é o caso em especifico ,mas um kit .. "plástico" , dependendo do Avião , por exemplo, com asas muito longas , extremamente exposto ao Sol ... pode-se considerar que este pode até ficar empenado nas extremidades ... ...
estou enganado?!..
FT