“Um Verdadeiro amante da marca FROG não quer um modelo absolutamente igual ao da vida real, ele quer a aparência de um kit FROG.
E se o kit FROG é diferente do modelo da vida real, o amante do kit FROG sempre entenderá que é para melhor...
M-Hobby Magazine
A contribuição da marca FROG para o desenvolvimento do modelismo na URSS e na era pós-soviética é difícil de avaliar, mas ela foi muito intensa e perdura no tempo.
O anacronismo “FROG” vem das iniciais “F”light “R”ight “O”ver the “G”round.
Este nome foi criado em 1932 pelos proprietários da firma IMA (International Model Aircraft Ltd.) e originalmente identificava os kits de aviões planadores em madeira.
Quando a marca “Penguin” surgiu em 1938 produzindo kit em acetato e partes em plástico, a marca FROG começou a ser associada a modelos para montar em bancada, produzindo kits com maior realismo.
A mudança real aconteceu entre 1956-1959 quando mais de 20 modelos totalmente produzidos em plástico foram lançados com a marca “FROG” e que foram um sucesso comercial, sendo produzidos até hoje.
Nos cinco anos seguintes a marca dominou o mercado inglês, mas em 1965, a IMA fundiu-se com a Rovex Scale Models Ltd., e em 1972 a marca deixou de existir.
Durante este tempo, a economia britânica entrou em recessão, e vários fabricantes pequenos deixaram de existir.
As seguintes marcas e companhias foram proprietárias da marca FROG no período compreendido entre 1955 – 1977...
1955 – 1965 - International Model Aircraft Ltd
1966 – 1967 - Rovex Scale Models Ltd
1967 – 1969 - Rovex Industries Ltd
1970 – 1971 - Rovex Tri-Ang Ltd
1972 – 1973 - Rovex Ltd
1974 – 1977 - Rovex Models and Hobbies Ltd
Para ficar mais compreensível a trajetória da marca, pode-se dividir sua existência em cinco fases...
1º. Geração (1955 – 1958)
A fase em que a cabeça dos pilotos vinha injetado na fuselagem dos kits
As rodas e suportes eram injetados em uma única peça
Rebites e linhas de painel superdimensionadas
Sem porão das rodas do trem de pouso
2º. Geração (1956 – 1962)
Cockpits vazios, sem a figura do piloto e sem assento
Linha de painéis superdimensionadas
Marcas Nacionais e identificação injetados direto no plástico
3º. Geração (1963 – 1967)
Partes móveis, lemes, rodas soltas que giram no trem de aterrissagem
Linhas de painéis mais finas
Assento no cockpit e figura completa do piloto
Motor mais detalhado e com mais partes
4º. Geração (1968 – 1974)
Maior detalhamento e peças/partes
Suporte para fixação na fuselagem simulando o vôo
Linhas finas de perfil no cockpit
5º. Geração (1974 – 1977)
Não acompanha mais o suporte de fixação na furação da fuselagem
Figura do piloto mais elaborada
Formas mais harmônicas dos contornos e fuselagem
Após a aquisição da marca com todos os seus moldes pela Novoexport da Rússia em 1975, a marca FROG ganhou uma segunda vida com o nome "NOVO", tornado-se popular na antiga União Soviética e seus satélites, superior mesmo a da fabricante da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) da marca VEB, fundada em 1958 na cidade de Schopau, mas isso é outra história...