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“Um Verdadeiro amante da marca FROG não quer um modelo absolutamente igual ao da vida real, ele quer a aparência de um kit FROG.

E se o kit FROG é diferente do modelo da vida real, o amante do kit FROG sempre entenderá que é para melhor...

M-Hobby Magazine

A contribuição da marca FROG para o desenvolvimento do modelismo na URSS e na era pós-soviética é difícil de avaliar, mas ela foi muito intensa e perdura no tempo.

                    

O anacronismo “FROG” vem das iniciais “F”light “R”ight “O”ver the “G”round.

Este nome foi criado em 1932 pelos proprietários da firma IMA (International Model Aircraft Ltd.) e originalmente identificava os kits de aviões planadores em madeira.

Quando a marca “Penguin” surgiu em 1938 produzindo kit em acetato e partes em plástico, a marca FROG começou a ser associada a modelos para montar em bancada, produzindo kits com maior realismo.

 

A mudança real aconteceu entre 1956-1959 quando mais de 20 modelos totalmente produzidos em plástico foram lançados com a marca “FROG” e que foram um sucesso comercial, sendo produzidos até hoje.

Nos cinco anos seguintes a marca dominou o mercado inglês, mas em 1965, a IMA fundiu-se com a Rovex Scale Models Ltd., e em 1972 a marca deixou de existir.

Durante este tempo, a economia britânica entrou em recessão, e vários fabricantes pequenos deixaram de existir.

As seguintes marcas e companhias foram proprietárias da marca FROG no período compreendido entre 1955 – 1977...

1955 – 1965   -  International Model Aircraft Ltd

1966 – 1967   -  Rovex Scale Models Ltd

1967 – 1969  -  Rovex Industries Ltd

1970 – 1971  - Rovex Tri-Ang Ltd

1972 – 1973  -  Rovex Ltd

1974 – 1977  -  Rovex Models and Hobbies Ltd

Para ficar mais compreensível a trajetória da marca, pode-se dividir sua existência em cinco fases...

1º. Geração (1955 – 1958)

A fase em que a cabeça dos pilotos vinha injetado na fuselagem dos kits

As rodas e suportes eram injetados em uma única peça

Rebites e linhas de painel superdimensionadas

Sem porão das rodas do trem de pouso

 

2º. Geração (1956 – 1962)

Cockpits vazios, sem a figura do piloto e sem assento

Linha de painéis superdimensionadas

Marcas Nacionais e identificação  injetados direto no plástico

 

3º. Geração (1963 – 1967)

Partes móveis, lemes, rodas soltas que giram no trem de aterrissagem

Linhas de painéis mais finas

Assento no cockpit e figura completa do piloto

Motor mais detalhado e com mais partes

 

4º. Geração (1968 – 1974)

Maior detalhamento e peças/partes

Suporte para fixação na fuselagem simulando o vôo

Linhas finas de perfil no cockpit

 

5º. Geração (1974 – 1977)

Não acompanha mais o suporte de fixação na furação da fuselagem

Figura do piloto mais elaborada

Formas mais harmônicas dos contornos e fuselagem

 

Após a aquisição da marca com todos os seus moldes pela Novoexport da Rússia em 1975, a marca FROG ganhou uma segunda vida com o nome "NOVO", tornado-se popular na antiga União Soviética e seus satélites, superior mesmo a da fabricante da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) da marca VEB, fundada em 1958 na cidade de Schopau, mas isso é outra história...

            

Last edited by Wolf
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Wolf,

Muito bom seu resumo 

Aproveito para complementar, com algumas curiosidades que faltaram no seu histórico:

Na década de 30, muitos kits de aviões realmente voavam, eram poucos os modelos estáticos. O nome "Pinguim" foi escolhido justamente por isto, pois embora seja uma ave, não voa.

Todos os kits de moldes das forças do eixo foram adquiridos pela Revell e alguns chegaram a sair aqui no Brasil, pela Kikoler, como o Arado 234, Dornier 335 e Heinkel 115. 

Pouco antes disto, foram lançados aqui no Brasil alguns poucos caças FROG, mas não eram muito fáceis de achar, se não me engano pela Rolly Toys, aquela que importava carrinhos Die Cast Matchbox:

folgore

Alguns também apareceram tempos depois, sem marca alguma, provavelmente sobra destes acima. Eram encontrados basicamente em bancas de jornal com preços baixos, pois no geral eram modelos muito antigos, daqueles sem o porão das rodas. Uma rara exceção era o Heinkel 162, devo ter comprado uma meia dúzia deles numa banca, em oferta 

Mesmo a falta de porão e outras coisas assim não eram grandes impeditivos naquele tempo. O Spitfire MK I da Frog, que não saiu por aqui, mesmo sendo jurássico, era o kit mais fiel deste avião naquela época, onde o padrão, ainda era o Revell...

PlastiAbraços

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  • folgore

Esta foto do Folgore é minha.  Enviei esta imagem para um site chileno que tinha fotos de todas as marcas e países. O site saiu do ar por volta de 2006

Recortei a parte em que mostra o esquema de pintura, inclusive com borda redonda, juntei a parte de cima e a de baixo e coloquei no scanner.  Como foi parar aqui??

O kit tenho até hoje, tinha comprado na Casa Aerobrás por volta de 1984.  Fiz uma reforma nele por volta do ano 2000, ficou legal. Kit muito simples mas que montado não deixa a desejar... 

Last edited by Wolf

Também tive um Folgore desses, comprado em uma banca de revistas. Kit muito simples, sem porão de rodas e sem interior, e que foi montado na época com tintas Coral e pincel. Montado até que passava bem, apesar de muito pobre em detalhes. Acho que tenho esse kit até hoje, vou verificar no meu bunker....

Wolf posted:

Esta foto do Folgore é minha.  Enviei esta imagem para um site chileno que tinha fotos de todas as marcas e países. O site saiu do ar por volta de 2006

Recortei a parte em que mostra o esquema de pintura, inclusive com borda redonda, juntei a parte de cima e a de baixo e coloquei no scanner.  Como foi parar aqui??

Há muito tempo "coleciono" tanto as minhas quanto outras artes de caixa que encontro, relacionadas com modelos antigos que tive ou quis ter.

Tive vários destes FROG mas não guardei a embalagem, um dia encontrei esta imagem e não resisti... Não encontrei mais nenhuma da série, muito menos daquela segunda sem marca.

Tem uma foto minha de um P36 Revell com fundo oval, que também já rodou por uma enormidade de sites.

Mundo pequeno não é mesmo?

PlastiAbraços

Pois é...   Fui buscar a caixa onde esta guardado o kit da Rovex BR...  Como podes ver Armando, o kit tem sim porão de rodas e interior, embora bem primário...

Como eu perdi uma das rodas, quando fiz a reforma com nova pintura e novos decais, eu fechei o trem de aterrissagem e deixei ele pronto para ser exibido em uma base, em posição de vôo...

e mais fotos...

a camuflagem eu fiz a pincel, esmalte Humbrol, Testor e Revell... Aliás, tudo a pincel...

note o trem de aterrissagem...

fechei e deixei a abertura para a base de exposição...

E na caixa, vários outros modelos, a maior parte eu reformei pois durante a época eu só pintava detalhes e deixava o kit na cor que vinha injetado...

Aqui o Brewster Buffalo da Revell, a da caixinha abaixo...

Pintei usando esmalte Humbrol, tudo no pincel...

tenho ainda mais um para reformar...

e será que eu gosto deste caça italiano???

Fiat G-50 com camuflagens diferentes...  Tenho mais de 10 caixas deste kit só da Airfix para deitar e rolar em várias pinturas e decorações...

e mais este reformado...  mantive o decal antigo tomando cuidado de pintar em volta...

psssst... fala baixo mas notem o "fascio" nas asas, eu errei e coloquei do lado errado...

E um francesinho para variar, este não é reformado...

também usando esmalte Humbrol e Revell, no pincel...

e que tal recuar no tempo, para a primeira guerra mundial...

nesta caixa é isso...

 

Wolf posted:

Aqui o Brewster Buffalo da Revell, a da caixinha abaixo...

KKKKKK, acho que esta foto acima é minha, se não for é uma das poucas caixas antigas que ainda tenho por aqui 

O kit já foi faz tempo, aproveitando o assunto, achei também esta, de outro Revell/Frog, de quando as suásticas começaram a ser censuradas:

He111

PlastiAbraços

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  • He111

É Rubão, pode ser sua a foto pois eu peguei esta na internet, não fui buscar a caixa na kitcumba...

E olha o "352" do caça Fiat G-50 no deserto da Libya em 1941...

pena não ser a cores para a gente conferir a camuflagem...

 

Wolf,

Bela foto do G-50, quando montava 1/72 sempre gostei de aviões italianos, principalmente pela camuflagem 

Já nos atuais 1/35 até tem alguns veículos interessantes, mas as camuflagens no geral não são tão apelativas, infelizmente.

Você mantém uma bela coleção de modelos clássicos, algo raro de ser visto hoje em dia, a esmagadora maioria dos meus, já se foram há tempos.

PlastiAbraços

Rubão, você é um provocador..kkk   

Veja o que fui procurar...

Vamos ver o que está dentro...

devidamente protegido...

ele mesmo, um Revell Heinkel 111 H6  1/72...  Também reformado.

Ele tinha sido pintado com esmalte Coralit verde, então tive que deixar de molho na soda caustica para retirar a tinta...

o item mais problemático eram as transparências, tive que polir com pasta polidora com muito cuidado cada pedacinho de janela...   Mesmo assim havia muitos riscos, ai o Future salvou e deixou quase perfeito...

Pintura em seguida feita com esmalte Humbrol, Testor e Revell...

Folha de decais da Begemot, estas representam um He-111 da Kampfgeschwader 26 ou KG 26 Löwengeschwader que operou por um tempo na Noruega interceptando navios em direção a Rússia 

Procurei dar destaque a tripulação que fica parcialmente visível...

Como antena é uma coisa que quebra com frequência, coloquei uma agulha no lugar, portanto tem que ter um certo cuidado para não machucar...

                              

Este kit Revell antigo é molde FROG, um bom kit, mesmo depois do aparecimento dos Hasegawa e Revell modernos...

Last edited by Wolf

Caramba Wolf,

Estou me sentindo no túnel do tempo!

Talvez aquela imagem da caixa do Buffalo postada antes, seja até esta sua mesmo!

Coincidência ainda termos esta caixa, além dela ser bem mais feia que a original, o Buffalo era um dos modelos mais desinteressantes da série, por outro lado, como era um modelo muito comum, provavelmente devem existir outros nas kitkumbas de outros colegas 

PlastiAbraços

Não meu caro, esta foto do Buffalo que você postou não pode ser minha porque eu tirei agora e nunca enviei antes.  Esta série de caixas da década de 80 não são as mais bonitas e por essa razão não as fotografo, mas como entramos no assunto, postei a imagem pois foi desta embalagem que veio aquele kit reformado.  Claro que tenho outras caixas da série que mostram o kit ao invés do Box Art, mas as acho feias.  O interessante é que os kits montados da foto não são uma obra prima e ficam mais no nível médio, o que acho legal para não tirar o incentivo daqueles que não são super modelistas. Por outro lado o Box Art sempre foi uma inspiração...

Last edited by Wolf

Fala Wolf, bom dia, na paz?

Coisa boa ver essa imagens desses kits. Podem ser de séries diferentes então, pois me lembro bem de que o C.202 não vinha com interior e nem com os poços do trem de pouso. Vou dar uma procurada aqui em casa e ver se anida tenho esse kit. Se achar, posto aqui.

Abraços

Armando,

Só para esclarecer, para alguns que talvez nunca tenham visto um FROG, quando citei porão de rodas era da falta de abertura deles, alguns kits tinham a parte inferior da asa toda fechada e lisa, haviam apenas uns entalhes para encaixe do trem de pouso, creio que o P47, Typhoon e Zero da Frog lançados aqui, eram assim, mas haviam outros, como Spitfire Mk I que mencionei antes.

O meu MC 202 tinha porão de rodas, sem nenhum detalhamento interno, lembro de tampar o meu, pois dava para ver a transparência do outro lado e vice versa, no interior do cockpit havia um banco e piloto mal feito, como muitos modelos daquele tempo.

Veja aqui:
https://www.scalemates.com/pt/...61842&p=inthebox

Mas agora fiquei curioso, verifique o que você tem por aí e se puder poste para gente.

PlastiAbraços

É isso mesmo Rubens, as imagens no link mostram tudo, um kit bem simples, e este kit da FROG tem o porão de rodas que dá para ver o piloto lá em cima. 

Agora veja o caso de mais este que montei...

um Smer Macchi 200 que vem estampado na caixa como 1/48 mas na verdade é 1/50, se você colocar um Macchi C.200 1/48 da Italeri ao lado vai ver que o kit da Smer é menor.  Mas enfim, este kit tem o mesmo problema, dá para ver a cabine do piloto pelo porão da roda...

O que fiz foi recortar um pedaço de tampa de margarina e colar para esconder o vazio do porão do trem de aterrissagem...

e ai esta mais um caça italiano para diversos tipos de camuflagem...  tenho outras tantas caixas para me deleitar....

Last edited by Wolf
Rubens posted:

Armando,

Só para esclarecer, para alguns que talvez nunca tenham visto um FROG, quando citei porão de rodas era da falta de abertura deles, alguns kits tinham a parte inferior da asa toda fechada e lisa, haviam apenas uns entalhes para encaixe do trem de pouso, creio que o P47, Typhoon e Zero da Frog lançados aqui, eram assim, mas haviam outros, como Spitfire Mk I que mencionei antes.

O meu MC 202 tinha porão de rodas, sem nenhum detalhamento interno, lembro de tampar o meu, pois dava para ver a transparência do outro lado e vice versa, no interior do cockpit havia um banco e piloto mal feito, como muitos modelos daquele tempo.

Veja aqui:
https://www.scalemates.com/pt/...61842&p=inthebox

Mas agora fiquei curioso, verifique o que você tem por aí e se puder poste para gente.

PlastiAbraços

Pois então, também fiquei curioso agora. O kit que eu montei tinha o trem de pouso e o local para os encaixes, mas no lugar do poço das rodas só tinha um buraco que dava para ver o interior do cockpit, que só tinha um assento e um piloto bem fraco. Vou aproveitar o feriado da sexta e dar uma procurada. Se achar, posto fotos dele aqui.

Desses vintages tenho também um Ki-45 1/72 da Revell, montado a mais de 30 anos, no mesmo esquema: pincel o tintas Coral. Esse sei onde está, se quiserem posto fotos dele aqui também.

Abraços

Armando

Last edited by Armando Vieira

Wolf,

Nunca tive um Smer, mas este seu modelo me pareceu familiar, há muito tempo tive uns Italianos bastante escala 1/50. Um dos mais interessantes era um SM79, mais pelo tamanho que pelo kit em si.

Lembro de ter montado outros, como Bulldog, CR32, Nieuport 11, SVA-5 e Swordfish, tive ainda um Tony Tamiya e um Se5 Aurora, me traumatizaram tanto, que praticamente nunca mais me aventurei em 1/48 ou similares.

Então pesquisando seu Saetta Smer no Scalemates encontrei os outros, são antigos Artiplast, alguns são ainda mais antigos, baseados nos Merit de 1957.

Ou seja, praticamente a Artiplast está para Smer, como a FROG está para NOVO 

Outra curiosidade, antes da Artiplast, alguns destes Merit, foram injetados aqui no Brasil pela Atma 

Um deles, o Fokker D VII, foi um dos primeiros kits que montei na vida 

PlastiAbraços

E recordar é viver...   Legal essas reminiscências Rubens, eu não sabia desta trajetória da Smer, e da Artiplast eu tenho o kit do Fiat CR-32.  Então a nossa Revell nacional não foi a pioneira em plastimodelos...

Estes kits da Smer exigem massa...  tanto putty como cerebral para resolver os problemas em sua montagem...kkk

Last edited by Wolf

Olá pessoal:

Tenho ainda no "saquinho plástico" fechados originais 2 kits da FROG, um Curtiss P-40 do Tigres Voadores ou USAF (vem duas versçoes de decais) e outro que deve ser um Hurricane (preciso confirmar o tipo), ambos na 1/72.

São peças de museu hoje em dia...kkkk Mas estou aberto a negociação se alguém quiser.

Abs,

Sérgio Carvalho

Wolf,

Tive poucos modelos da Atma e Trol, pois eles estavam desaparecendo, quando eu estava começando...

Como também já haviam kits Revell, não sei exatamente quem foi a primeira por aqui, pois todas surgiram antes do meu tempo.

Sérgio,

Kkkkk, como seus FROG devem ser Ingleses, o valor histórico é menor, então pago R$ 5 em cada, se foram feitos aqui pago R$ 10, com frete por tua conta 

Falando sério, tenho boas memórias e mantive uma bela coleção de 1/72 por décadas, mas não teria coragem de monta-los novamente, especialmente da FROG 

Confesso que anos atrás, muito mais por nostalgia, até comprei alguns 1/35 "vintage", mas não pretendo ir muito além disso 

PlastiAbraços

Caramba Wolf!

Faz tempo que não vejo um destes!

Naquela época era um excelente kit, foi um dos poucos lançados aqui, originários da extinta "Revell Japan".

Outros desta linha lançados pela Kikoler foram o Nakajima J1N1-S Gekko e o Kugisho P1Y1/2 Ginga, este último, na minha opinião, era o melhor da série.

 

PlastiAbraços

Wolf posted:

É este aqui Armando...

Tenho mais um na caixa e outro montado, excelente kit da Revell-Kiko...

Fala Wolf....

Exatamente esse. Está montado fazem uns 30 anos mais ou menos. Daquele jeito.... pincel e tintas Coral..... imagina a maravilha....

Vejam o que achei num site, postado pelo Mr. Frank Cronin :

In the mid to late Fifties, Monogram came out with a series of balsa wood and plastic airplanes called “Superkits”. There were six total, P-51, F-84, P-40, Mig15, F-86, and the F4U. They were all in 1/72 scale. It was sort of the predecessor of the all plastic model kit. During the same period of time they also issued a series of bombers in the same wood/plastic format. These were the B-24, B-17, B-26 Invader, and the B-25. I have/had a number of these in my collection and a few years ago I decided to build a few for old time sake. I had built all of them years ago but they went the way of models in those days. These kits are all collectors items now. Particularly the bombers which are very rare in good condition and they have a high value.

All of these were built OOB and what you see is basically what you got. I did nothing to them except put them together the way they came. I did however paint the F-86 as an FJ Fury but for all intents it is still a Sabre. They were fun to do and I used some of the old knowledge I had from years ago to fill up the balsa wood. I still have a few of the kits left but they will remain unbuilt.

Olá Rogério,

Excelente material, especialmente os modelos de "transição", aqueles em madeira com detalhes em plástico, extremamente raros, pois no geral eram só madeira, alguns com peças de metal ou exclusivamente em plástico.

Para quem não sabe do histórico destes modelos, com a grande depressão surgiram nos EUA diversos brinquedos baratos, em madeira. A Strombecker, fabricante desde 1911, fez muito sucesso naquela época e acabou por lançar seu primeiro kit, de uma locomotiva, em 1934. Os aviões vieram em 1936, acompanhados de uma série de outras temáticas.

Aqui cabe uma observação, a FROG deste tópico, também teve seu primeiro kit de avião em 1936, porém já injetado, daí ela ser reconhecida como a pioneira do plastimodelismo.

Enfim, pouco depois começava a segunda guerra e todas estas empresas se envolveram, seja fornecendo modelos para treinamento das forças armadas ou fazendo outros produtos, como talheres plásticos descartáveis.

Terminada guerra estas e outras novas empresas Americanas voltaram aos kits de madeira, com o tempo introduziram algumas partes injetadas e finalmente totalmente em plástico.

Na Europa e no resto do mundo não foi muito diferente, até a Hasegawa e Tamiya também começaram com kits de madeira.

Já a Strombecker continuou na madeira, lançaram uns poucos kits plásticos em 1957 e mesmo diversificando para autoramas e outras coisas, acabaram fechando em 1961.

PlastiAbraços

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