Memphis Belle x B-24 Hot Stuff: Como a histÓria veio a celebrar o avião de guerra errado.
É um conto emocionante e o filme inclui um elenco de estrelas. O único problema É que ele não É verdade.
O Memphis Belle não foi o primeiro a completar o número necessÁrio de missÕes. Na verdade, ele deve ter sido o terceiro. O Professor William Waldock da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), um investigador de acidentes e "arqueÓlogo aeronÁutico", tem estudado a histÓria e explicou por que o mito persiste, nessa quarta-feira, no Centro de Aprendizagem Davis da ERAU , como parte da sÉrie “HistÓria da AviaÇão” da escola. Uma vez que uma tripulaÇão completasse 25 missÕes, o Departamento de Guerra, antecessor do Departamento de Defesa, traria o bombardeiro para casa e faria com que o avião e sua tripulaÇão iniciassem uma turnÊ promocional pelo paÍs para vender bÔnus de guerra com o objetivo de financiar o esforÇo de guerra, disse Waldock.
Mas o Memphis Belle fora desbancado por outro B-17, seis dias antes.
Esse era o "Hell's Angels", disse Waldock, e "houve alguma preocupaÇão sobre como promover esse nome "Anjos do Inferno" tentando levantar bÔnus de guerra com ele." Esse avião É listado em algumas publicaÇÕes como o primeiro a completar 25 missÕes . "Mas isso tambÉm não É verdade, tampouco", disse Waldock.
O primeiro foi um B-24 chamado "Hot Stuff", disse ele.
"Hot Stuff voou sua 25ª missão no dia 7 de fevereiro de 1943. Isso estÁ bem documentado. Isso foi trÊs meses e meio antes de Memphis Belle ", disse ele. "Então, como É que a gente não tinha ouvido falar dele? Por que não É ele nos filmes? Por que não É a tripulaÇão dele que ficou famosa? "A resposta, Waldock disse, É porque o B-24 caiu e foi destruÍdo, e É aÍ que a histÓria toma um rumo estranho.
Hot Stuff foi designado para voltar para os EUA em 3 de maio de 1943. Mas antes, o avião foi marcado para uma "visita de inspeÇão" na Islândia com um figurão a bordo: o tenente-general Frank Andrews, o comandante de todas as forÇas norte-americanas no Teatro Europeu. Andrews, um experiente piloto e navegador, mandou o co-piloto usual para fora do avião e voou em seu lugar. TambÉm estavam a bordo a equipe dele e quatro clÉrigos, que tomaram o lugar de outros cinco outros tripulantes.
"HÁ um monte de fontes pouco sÉrias que dizem que o verdadeiro propÓsito da viagem do General Andrews era de fazÊ-lo voltar para Washington, para ser abenÇoado pelo Congresso e pelo presidente, premiado com sua quarta estrela, e formalmente nomeado Comandante Supremo Aliado na Europa ", disse Waldock. Mas ele não chegou lÁ. O avião saltou uma parada programada em que a tripulaÇão teria sido informada de que o tempo no seu destino na Islândia era terrÍvel, com visibilidade zero. E o rÁdio da aeronave, aparentemente, não estava funcionando. A histÓria do Hot Stuff, indo para casa finalmente depois de pelo menos 30 missÕes concluÍdas, terminaria em tragÉdia. O avião e sua tripulaÇão estavam no voo de regresso aos Estados Unidos para um tour publicitÁrio arrecadando bÔnus de guerra e levantando a moral em 3 de maio de 1943, e o tenente-general Frank M. Andrews, comandante do Teatro de OperaÇÕes Europeu precisava voltar para os Estados Unidos jÁ que ele tinha sido convocado para Washington pelo general do ExÉrcito, George Marshall.
Andrews e sua comitiva pegaram uma carona no Hot Stuff, e ao fazÊ-lo removeram cinco tripulantes do vÔo. Embora eles devessem reabastecer em Prestwick, na EscÓcia, antes de sair para o Atlântico, a tripulaÇão preferiu a parada em Prestwick e prosseguiu para o prÓximo ponto, Reykjavik, Islândia. Ao chegar eles encontraram o tempo no seu destino bastante perigoso com rajadas de neve, nuvens baixas e chuva. Depois de vÁrias tentativas de pouso, o B-24 caiu para o lado do Mount Fagradalsfjall, perto Grindavik, Islândia, com quase 500 metros de altura. Com o impacto, a aeronave se desintegrou com exceÇão da torre de cauda que se manteve relativamente intacta e tendo 14 dos 15 a bordo morrido, menos o artilheiro de cauda que, embora ferido, sobreviveu ao acidente.
O Gen. Andrews e aqueles mortos no horrÍvel acidente legitimamente merecem ser lembrados por suas realizaÇÕes herÓicas. O Embaixador dos Estados Unidos na a Islândia, Luis Arreaga, concorda e trabalha agora com Jim Lux, com o 93º Grupo de Bombardeiros e funcionÁrios do governo da Islândia para construÍrem um monumento memorial prÓximo ao local do acidente para honrar aqueles que perderam suas vidas no mesmo.
Um local para o monumento memorial foi selecionado e aprovado pelo governo da Islândia. Ele estÁ localizado ao longo de uma estrada junto à montanha onde o acidente ocorreu ao fundo. AlÉm disso estÁ localizado perto da Lagoa Azul, a maior atraÇão turÍstica na Islândia. A placa comemorativa foi concluÍda e inaugurada no local no 70º aniversÁrio do acidente. Um sobrevÔo com formaÇão de homem desaparecido foi incluÍdo como parte da cerimÔnia de inauguraÇão. Um funeral memorial teve lugar no teatro Andrews em Keflavik apÓs a inauguraÇão. O presidente da Islândia Grimsom e o embaixador dos EUA Luis Arreaga discursaram, e uma carta da USAF Chefe do Estado Maior General Mark Welsh foi lida durante o serviÇo.
Jim Lux, com a ajuda dos islandeses Doddi e Oli Marteinsson, recuperaram partes dos destroÇos do HOT STUFF em Junho de 2012, em um esforÇo para ter expostas peÇas do HOT STUFF no Museu Nacional da ForÇa AÉrea dos Estados Unidos, no Smithsonian National Air and Space Museum, em Washington, e outros museus importantes.
Uma arrecadaÇão de fundos foi iniciada, com a ajuda da AssociaÇão do 93º Grupo de Bombardeiros, para o memorial em homenagem ao HOT STUFF, à sua tripulaÇão e aos mortos no acidente. Ele serÁ apresentado em 3 de maio de 2018, no 75º aniversÁrio do ocorrido.
Mal traduzido e adaptado por mim, o artigo original estÁ aqui:
http://www.warhistoryonline.co...ng-wwii-warbird.html
O Sergio Menezes ou o Vicente Vazquez teriam feito bem melhor