Louis Edward Curdes foi um dos 4 pilotos americanos que derrubaram aeronaves dos 3 países do Eixo.
Curdes derrubou 7 Me-109, um Macchi C.202 italiano e um Mitsubishi Ki-46 de reconhecimento.
Mas se tornou conhecido por, deliberadamente, ter derrubado um C-47 Skytrain americano!
Começou sua carreira voando na África e na Itália, pilotando P-38 Lighting, e foi nessa aeronave que conseguiu os abates contra os 109 e o C.202, e foi num P-38 que foi derrubado pelo ás Franz Schieß (67 vitórias), em 27 de Agosto de 43.
Foi capturado pelos italianos, mas quando estes se renderam aos aliados, Curdes, junto com outros pilotos, conseguiram fugir do campo de prisioneiros que estavam.
Foi repatriado para os EUA, mas pediu para voltar a ativa, foi atendido e integrado ao 4th Fighter Squadron, do 3rd Air Commando, no Pacifico, em Agosto de 44, e começou a voar P-51 Mustang, que batizou de "Bad Angel".
Em 10 de Fevereiro de 45, Curdes e seu ala atacaram um pequeno aeroporto perto de Bataan, nas Filipinas, e seu ala foi atingido, tendo que fazer um pouso de emergência no mar. Curdes viu que seu ala sobreviveu e entrou no bote e ficou circulando a área esperando o resgate.
Nisso, viu uma aeronave grande se dirigindo para o aeroporto japonês, e chegando perto, viu que era um C-47 com insígnias americanas, vindo para o pouso!
Tentou contato pelo rádio várias vezes, sem sucesso, se colocou na frente do C-47, tentando fazê-lo mudar de curso, também sem sucesso, então, Curdes pensou que seria melhor derrubar o avião do que deixar que a tripulação cair nas mãos dos japoneses.
Posicionando-se cuidadosamente atrás do C-47, atingiu um dos motores deste, e quando nem assim o piloto alterou o curso, atingiu o outro motor, forçando o C-47 a pousar no mar, o que foi feito com sucesso, e Curdes viu que 11 ocupantes evacuaram a aeronave, e seu ala conseguiu chegar ao bote, onde se juntou a eles, e deve ter explicado para os pilotos o erro que teriam cometido.
O problema é que o C-47 havia pego tempo ruim, seu rádio parara de funcionar e o combustível estava no fim, então, quando o piloto viu a pista, tentou pousar, sem saber que estava sob controle dos japoneses.
Com a luz do dia indo embora e o combustível encurtando, Curdes teve que retornar ao seu aeroporto, mas antes anotou cuidadosamente a posição, e no dia seguinte, escoltou um PBY até a posição, onde todos os 12 naufrágos, que incluiam 2 enfermeiras, foram resgatados.
Chegando á base, Curdes teve e surpresa de descobrir que uma das enfermeiras era uma moça com quem havia tido um encontro no dia anterior! Essa enfermeira se chamava Svetlana Valeria, e ela e Curdes se casaram em 1946.
O abate foi C-47 foi considerado válido e ele colocou a marcação em sua aeronave.
No pós guerra, Curdes se juntou a Guarda Nacional, e também participou da Ponte Aérea para Berlin.
Veio a falecer com 75 anos, e uma réplica do Bad Angel está no Pima Air Museum em Tucson, no Arizona.
Como curiosidade, os outros 3 pilotos americanos que derrubaram aeronaves alemãs, italianos e japoneses, foram:
Maj. John “Gil” Bright
Lt. Col. Carl Payne
Maj. Gen. Levi Chase