Skip to main content

OlÁ pessoal,

https://www.youtube.com/watch?v=WmxZsRLIvWw

 

Ao ver este vÍdeo do acionamento deste Mirage IIIRS da SuÍÇa fiquei com essa dúvida:

JÁ via acionamento de F-5 e do AMX...lembro que É conectado um tubo a partir de um compressor  que dÁ um "sopro" para iniciar o giro da turbina...no caso do Mirage  o acionamento É feito de outra maneira?No vÍdeo citado mostra o pessoal de terra puxando algo que parece um cabo com terminal na ponta prÓximo ao trem de pouso principal

 

 

JÁ no F-4 tem o compressor para acionar a turbina

 

https://www.youtube.com/watch?v=TbMDqHezW8Q

 

AbraÇo!

Last edited by GDA
Original Post

Replies sorted oldest to newest

A partida do Atar 9C é elétrica: coloca em funcionamento uma pequena turbina a gás (microturbo) que inicia o giro do motor até a rotação de operação. É como se fosse uma APU.

 

O que muitos pensam ser uma carenagem aerodinâmica ("bullet nose") é, na verdade, o starter do Atar 9.

 

 

Last edited by Gilson

Em tempo: 

 

O J-85 (F-5) assim como muitos outros, utiliza fonte pneumática: uma turbina a gás (externa) coloca em funcionamento um compressor de ar.

O ar comprimido é direcionado para a turbina do motor, que coloca-o em giro, até atingir a rotação de operação (quando a RPM atinge determinado valor, o piloto leva a manete à frente, liberando combustível, acionando o ciclo de partida).

 

No caso do F-5,  aciona-se primeiro o motor esquerdo (no. 1). Finalizando o ciclo de partida deste, o auxiliar do mecânico de pista (soldado "pisteiro") entra debaixo do avião com uma chave e aciona a "diverter valve", a fim de direcionar o ar para a turbina do motor 2 (direito). 

Obs.:

1 - Inicialmente, o som que escutamos é o da turbina da fonte (chamada de UFT: Unidade de Força Terrestre). O soldado auxiliar só libera o ar para o avião sob ordem do sargento mecânico (que também informa ao piloto a situação da partida).

 

2 - Logo depois escutamos um "silvo" crescente, que é o giro do J-85).

 

3 - O som que vem em seguida é o do motor em funcionamento.

 

4 - A gente sabe quando o motor "pegou", quando as auxiliary intake doors abrem.

 

5 - A pista de unidade de caça é local muito agressivo. Estamos expostos a ruído intenso, vibração dos órgãos por ressonância, vapores tóxicos e alta temperatura.

 

 

Last edited by Gilson

Gilson... Mr F-5

 

Prigunta:

Todo esse procedimento de partida  demora quanto tempo ???

OS Aviões que ficam em alerta máximo nos hangaretes no início da pista para pronto emprego, a operação de partida é idêntica ???

 

Outra pergunta:

" ... A pista de unidade de caça é local muito agressivo. Estamos expostos a ruído intenso, vibração dos órgãos por ressonância, vapores tóxicos e alta temperatura.... "

 

Certa vez lí que essa vibração por ressonância que atingem os orgãos internos, pode causar problemas de descolamento das paredes .... Procede ??? 

Originally Posted by Eduardo Boldo:

Gilson... Mr F-5

 

Prigunta:

Todo esse procedimento de partida  demora quanto tempo ???

 

R.: Boldo, o tempo é esse que a gente vê no vídeo. O cara pegou a sequência toda (e isso porque o avião não está armado, caso contrário existiriam mais procedimentos).

 

OS Aviões que ficam em alerta máximo nos hangaretes no início da pista para pronto emprego, a operação de partida é idêntica ???

 

R.: Não. Eles já estão "pre-voados" e armados, com a maioria dos pinos retirada. Existe uma sequência de procedimentos, mas ela é muito rápida. 

 

Outra pergunta:

" ... A pista de unidade de caça é local muito agressivo. Estamos expostos a ruído intenso, vibração dos órgãos por ressonância, vapores tóxicos e alta temperatura.... "

 

Certa vez lí que essa vibração por ressonância que atingem os orgãos internos, pode causar problemas de descolamento das paredes .... Procede ??? 

 

R.: Procede! Tanto que muitas vezes é obrigatório o uso de cinta pressora abdominal (ensaios em banco de provas, por exemplo ou testes com o avião em potência elevada).

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

Em tempo: 

 

O J-85 (F-5) assim como muitos outros, utiliza fonte pneumática: uma turbina a gás (externa) coloca em funcionamento um compressor de ar.

O ar comprimido é direcionado para a turbina do motor, que coloca-o em giro, até atingir a rotação de operação (quando a RPM atinge determinado valor, o piloto leva a manete à frente, liberando combustível, acionando o ciclo de partida).

 

No caso do F-5,  aciona-se primeiro o motor esquerdo (no. 1). Finalizando o ciclo de partida deste, o auxiliar do mecânico de pista (soldado "pisteiro") entra debaixo do avião com uma chave e aciona a "diverter valve", a fim de direcionar o ar para a turbina do motor 2 (direito). 

Obs.:

1 - Inicialmente, o som que escutamos é o da turbina da fonte (chamada de UFT: Unidade de Força Terrestre). O soldado auxiliar só libera o ar para o avião sob ordem do sargento mecânico (que também informa ao piloto a situação da partida).

 

2 - Logo depois escutamos um "silvo" crescente, que é o giro do J-85).

 

3 - O som que vem em seguida é o do motor em funcionamento.

 

4 - A gente sabe quando o motor "pegou", quando as auxiliary intake doors abrem.

 

5 - A pista de unidade de caça é local muito agressivo. Estamos expostos a ruído intenso, vibração dos órgãos por ressonância, vapores tóxicos e alta temperatura.

 

 

Sensacional esse vídeo!

 

O profissionalismo da FAB pode ser bem visto na meticulosidade disso que parece algo simples pra muitos, mas é de extrema valia para a eficiência e segurança da Força.

 


Show!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×