Skip to main content

Ada Rogato: Homenagem a 1ª mulher brasileira a obter brevê de piloto e terceira em brevê Intencional.

Ada Rogato nasceu em São Paulo e era filha dos imigrantes italianos Guilherme Rogato e Maria Rosa Grecco Rogato. O legado que esta brilhante aviadora deixou É de grande relevância no cenário da aviação brasileira diante de seus feitos. Deve, pois, ser lembrada e reverenciada pelos adeptos de aviação. Viveu na Época de ouro da aviação desportiva. 

Ada destacou-se como a primeira piloto de planador (nº25), primeira dobradora de para-quedas,primeira para-quedista a saltar em São Paulo e na América do Sul. Recebeu o terceiro brevê de piloto civil internacional da FAI,de nº 248, em 1940, e de nº1.314, para avião categorias "A" e "B". Seus voos eram sempre realizados em aviões monomotores.Como para-quedista, sagrou-se campeã e executou 105 saltos. 


Licenciou-se, em 1941, do Instituto Biológico de São Paulo,onde trabalhava, para participar da Semana da Asa.Sofreu acidente ao executar serviços experimentais como piloto agrícola, no combate à broca do café, no ano de 1948, ficando internada por 30 dias. 
 
Ada ousava sempre. Sua principal característica era voar sozinha, ainda que a aeronave possuísse recursos limitados. àquela Época,a infra-estrutura da aviação era modesta, o que não impediu a arrojada piloto de realizar inúmeros reides.

Em 1950, pilotando um Paulistinha CAP-4, o PP-DBL, cobriu 11.691 quilômetros, em 16 horas de Voo, ocasião em que transpôs, pela primeira vez, a Cordilheira dos Andes.Foi, então, a brasileira que teve a primazia de efetuar essa proeza. 

Ada, em abril de 1951, sozinha, em sua epopeia aérea, percorreu no PT-ADV, de 90 HP, 51.064 quilômetros em 326 horas de Voo,visitando 28 países. Decolou da Terra do Fogo, rumo ao Alasca, no mais longo reide efetuado por um aviador solitário ( Circuito das Três Américas ). 

Participou de uma revoada com 280 aviões brasileiros, para a Argentina, percorrendo 4.782 quilômetros em 29 horas e 09 minutos. Ainda, em 1952, em seu pequeno Cessna 140 -A, partiu do Campo de Marte (SP) para a Bolívia, pousando no mais alto aeroporto do mundo, El Salto, situado a 4.071 metros de altitude. Superou no Voo, com sua habilidade, a rarefação do ar, a qual provocava queda na potência do motor. 

No ano de 1956, Ada Rogato novamente ousou ao percorrer 25.057 quilômetros, em 163 horas de Voo, visitando inúmeras capitais e sobrevoando parte da selva amazônica. 

Em março de 1960, decolou de Piracicaba (SP) rumo à Ushuaia, o povoado ao extremo sul da Patagônia, nos confins da Terra do Fogo. Foi a primeira mulher aviadora a fazê-lo. Teve que enfrentar, durante várias horas, ventos de través de até 80 kms / hora, fazendo correções de 45 graus, para manter a rota. Teve que suportar, inclusive, temperaturas em torno de 3 graus abaixo de zero 

Nasceu em 22.12.1920 e faleceu em 17.11.1986. Seu corpo foi velado no Museu Aeronáutico de São Paulo, onde havia sido presidente. 

Pertenceu a várias entidades nacionais e estrangeiras. Recebeu muitas condecorações, medalhas, diplomas e brevês, tais como:
-Ordem do Ministério Militar
-Ordem do Ministério Naval
-Ordem do Ministério Aeronáutico
-Medalha do Pacificador (Exercito)
-Medalha do Mérito Santos Dumont
-Ordem Condor dos Andes (Bolívia)
-Medalha Bernardo O`Higgins (Chile)
 
  Ada en Chile
 
ADA ROGATO, essa moÇa destemida, nascida em São Paulo, no dia 22 de dezembro de 1910, tornou-se, 24 anos depois, em plena decada de 30 a primeira mulher brasileira a obter brevÊ de piloto de planador e de paraquedista, a terceira a obter o brevÊ de aviador no Brasil.
 
 
Ela foi :
   
A maior recordista de vôos solitários sobre o Brasil e as três Américas, da Terra do Fogo ao Alasca.
A primeira mulher a pousar com seu pequeno avião no aeroporto mais alto do mundo (El Alto, na Bolívia).
A primeira a saltar de paraquedas em países como o Chile, o Paraguai e o Uruguai.
Foi também, a primeira piloto a cruzar, em voo solitário, a Amazônia.
E, ainda, a primeira a pousar em Brasília, quando a capital brasileira ainda estava em construção.
Fez 213 voos de patrulhamento no litoral paulista, durante a 2.ª Guerra Mundial;
Inaugurou campos de aviação e estimulou a criação e prosseguimento de aeroclubes por todo o Brasil.
Foi pioneira em voos de fumigação no combate à broca do café.
 
Uma trajetória sensacional, que terminaria em 15 de novembro de 1986 quando, aos 76 anos, Ada foi vencida por um câncer.
 
 
 
Museu da TAM - Cessna de Ada
 
Foto Museu da Tam 
 
 
Terra do Fogo ao Alasca, 51.064 km em 326 horas !
Campeã Brasileira de Paraquedismo, 105 saltos, de aviões e helicópteros, incluindo noturnos !
Aproximadamente 5.000 horas de voo !
Encarou ventos de 80 a 100 km/h no estreito de Magalhães num monomotor de 90 HP, sozinha sempre !
Sabe por que não cruzou o Atlântico ?  O Cessninha dela não aguentaria !  Ousada, sim ! Maluca não !
Deu nome a uma cachaça "Voadora", 47 º !
Sozinha, solteira, sem filhos !
Curadora do maior museu aeronáutico da America Latina da Época em São Paulo !
 
 
 
Foto dedicada a aviadora Thereza de Marzo - 1944
 
"Eu não viajo por Turismo. O Brasil É muito grande. E um país muito especial. Eu quero divulgar esse país para o mundo todo ! "
 
 
Last edited by CASTR0
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Cessna de Ada Rogato (1910-1986)

    
Painel do Cessna 140-A , PT - ADV
 
Ada Rogato (São Paulo, 22 de dezembro de 1910 – São Paulo, 15 de novembro de 1986) foi uma pioneira da aviação no Brasil. Foi a primeira mulher a obter licença como pára-quedista, a primeira volovelista (piloto de planador) e a terceira a se brevetar em avião. Também se destacou por suas acrobacias aéreas e foi a primeira piloto agrícola do país. Voando em aeronaves de pequeno porte e – ao contrário de outras famosas aviadoras – sempre sozinha, sua fama nacional e internacional cresceu a partir dos anos 1950, graças à ousadia cada vez maior de suas proezas, que fizeram dela:
1) A primeira piloto brasileira a atravessar os Andes, em 1950;
2) A única aviadora do mundo, até 1951, a cobrir uma extensão de 51.064 km em voo solitário pelas três Américas, chegando até o Alasca;
3) A primeira a atingir o aeroporto de La Paz, na Bolívia, o mais alto do mundo até então (1952), com um avião de apenas 90 HP – feito inédito na história da aviação boliviana;
4) O primeiro piloto, homem ou mulher, a cruzar a selva amazônica - o temido "inferno verde" - em um pequeno avião, sem rádio, em voo solitário(1956);
5) A primeira aviadora a chegar sozinha à Terra do Fogo, no extremo sul do nosso continente (1960).
 
 
Ada Leda Rogato     Aviadora 1920-1986
 
No Aeroporto de Santos Dumont, antes do reide, com PP-DBL,em 1950
Ada Leda Rogato nome que utilizou desde sua entrada no Instituto Biológico em 1940 e, mais tarde, já em 1954, solicita que retirem Leda por não constar em sua certidão de nascimento. Estranho é que todas as suas assinaturas desde sua entrada no IB, consta o Leda. Somente após 1954 e que observa-se a retirada de Leda de sua assinatura.
Ada Rogato, nascida em 22 de dezembro de 1920, em São Paulo é admitida em 9 de janeiro de 1940 como datilógrafa a título precário, substituindo o 1º escriturário do IB que solicitou licença-prêmio por 6 meses. Vê-se então, no passado, em que era nominado o funcionário, como sendo hierarquicamente superior- 1º secretário.


Contava ela então com 29 anos e escolheu ser solteira. Sua efetivação, no mesmo ano que veio para o IB, ocorreu em dezembro 1940. Em 1941, solicita licença para participar da “Semana da Asa” e no ano seguinte matricula-se na Escola Livre da Sociedade de Pilotagem de São Paulo e é também aluna de curso de Biblioteconomia. 

Era ela aviadora e paraquedista, a primeira paraquedista sul-americana, ministrava cursos para esse fim. Assim foi por três meses, quando afastada junto a Escola Técnica de Aviação do Ministério da Aeronáutica.

De volta para o Instituto Biológico, assume suas funções no Serviço de Vendas. Ela foi cedida para esse serviço pois, nesse momento, era funcionária da Seção de Vigilância Sanitária Animal.


Ada L. Rogato ao lado da aeronave "Paulistinha" denominada"Gafanhoto" por Henrique da Rocha Lima

Como prestadora de serviço no IB, sendo pilota, executava serviços experimentais de combate à broca do café. Foi quando sofreu um acidente na propriedade Agrícola Chantebled pertencente a Companhia Cafeeira do Rio Feio, em Cafelândia, SP, Serviço de polvilhamento com o Gamexame, em 1948.
 
O Jornal “Correio Paulistano” publica no dia 10 de março de 1948 a seguinte manchete - “A aviação na lavoura: Só o avião poderá dar combate rápido e eficiente à broca do café. A acrobacia aérea transformada na mais terrível arma contra os parasitas agrícolas – não há broca que resista a duas pulverizações com intervalo de 10 dias – falo o “Correio Paulistano” a aviadora Ada Rogato sobre o momentoso assunto”.
Assim se manifesta o Jornal sobre o acidente: “Foi, como se recorda, nos dias de carnaval. Uma funcionária do Instituto Biológico, que por varias vezes se impusera como pioneira em diversos setores da aviação, desejou mais uma vez acentuar a sua vocação de pioneirismo, e ser o primeiro aviador brasileiro a empregar as excelências da aviação a serviço da agricultura. Uma pequenina deficiência técnica - de fácil correção alias - ocasionou o acidente. E a aviadora deu entrada no hospital, onde, menos de um mês depois, nas vésperas de sua alta, recebeu a reportagem para fornecer apontamentos das suas observações”.

Após sua recuperação, Ada utiliza, pela primeira vez, a aeronave “Paulistinha” denominada “Gafanhoto” por Henrique da Rocha Lima, diretor do Instituto Biológico à época. Esse avião, foi doado por “Baby” Pignatari ao Instituto Biológico, a pedido de Carlos Alves Seixas, pesquisador do IB, a fim de retomar as experiências de polvilhamento para combate aéreo à broca do café que foram iniciados por Ada.

 

Brevetada há 12 anos, colaborava com Carlos Alves Seixas no controle da broca do café. Foi a primeira mulher a obter brevê na América do Sul, isso em 1935.
 

Em 1950, a pedido do Major Brigadeiro do Ar, Armando de Mello Araribóia, sendo, então Secretário da Agricultura Antonio de Oliveira, fica afastada do IB por dois anos. Em 1951, realiza um vôo em torno das três Américas, percorrendo 38.398 km por 236 horas, visitando 17 países. 

 

 
A rota de reide Circuito das Tres Americas - 1951
 
 Ada e o PT-ADV, no Museu da Aeronáutica e Espaço - SP
 
Ada a frente de seu Cessna 140-A - Museu de São Paulo
 
Brevê de Pára-quedista - Salto em SP - Campo de Marte - 1942
 
Last edited by CASTR0
 
Participou de prova de pára-quedismo noturno e pilotou um avião Cessna por todo o continente americano, avião de sua propriedade.

Foi campeã paulista de pára-quedismo e executou 105 saltos. Ainda, como aviadora, percorreu ao redor de 5.000 horas de vôo e foi a primeira mulher a solar em planador no Brasil. 
Viaja, em 1956, pelo governo do Estado de São Paulo, para todas as capitais do Brasil, passando pela floresta amazônica, sem rádio e, em um pequeno avião.

Ada Rogato, em feiras agrícolas no Estado de São Paulo, saltava de aviões e helicópteros, executando saltos ornamentais. 

Teve como homenagem o nome de uma cachaça “Voadora” e, em São Paulo, na Lapa, uma praça eem Ribeirão Preto a Rua Ada Rogato no Loteamento Cândido Portinari.

No ano de 2000, os Correios lançaram carimbo postal e selo comemorativo dos 50 anos do sobrevôo dos Andes por Ada com o CAP-4 de 65HP PP-DBL, Brasileirinho, sob o tema “Mulheres Aviadoras”. O carimbo postal apresenta os seguintes dizeres: Homenagem às Mulheres Aviadoras Pioneiras da Aviação no Brasil – 1º dia de circulação: São Paulo-SP- 8.2.2000.

Ada recebeu vários títulos, como a Comenda Nacional de Mérito Aeronáutico, grau de cavalheiro (primeira mulher); Comenda Asas da Força Aérea Brasileira e o título da FAB de Piloto Honoris Causa; recebeu a condecoração Condor dos Andes em 1952, em La Paz, quando pilotou seu avião “Brasil” indo sozinha para La Paz, a 4.071m de altura. Recebeu, também, a condecoração das Asas da Força Aérea Boliviana e dirigiu por alguns tempo o Museu da Aeronáltica de São Paulo no Ibirapuera na Oca.

Sempre modesta, deixou para traz todo seu arquivo de condecorações. 

Assim se expressa Ruy Flemming, piloto desde 1981, foi da Esquadrilha da Fumaça de 1992 a 1995 e atua como diretor da Associação dos Pilotos de Helicópteros do Estado de São Paulo (Aphesp), em “ Lições que vêm de muito longe” em artigo publicado na Revista “Isto É”, em 9.7.2003. “Há algumas semanas, levei meus filhos até o Parque do Ibirapuera para visitar a exposição Os Guerreiros de Xi’An e os Tesouros da Cidade Proibida, montada na Oca. Fantástica a cultura da China. Pudemos ver uma série de objetos que contam uma história de alguns milhares de anos. Lembrei que, há muitos anos, fui à mesma Oca. Lá era o Museu da Aeronáutica de São Paulo, onde, entre outras peças, havia um acervo de Alberto Santos Dumont, certamente um dos mais consagrados gênios que o Brasil já produziu.

Há muito tempo não se pode mais visitar o museu. Com a morte da aviadora Ada Rogato, que o dirigia, aquilo ficou às moscas.” Mais adiante se expressa Ruy “Histórias são contadas aqui e ali de iniciativas que tentaram, sem êxito, preservar o patrimônio aeronáutico que estava na Oca. É uma pena que as peças não tenham sido destinadas ao museu no Campo dos Afonsos. Algumas pessoas ligadas à aviação indicaram o Museu do Comandante Rolim. Uma briga política não permitiu. Mais de 800 mil pessoas já visitaram o museu chinês. Os guerreiros chineses embarcam de volta para casa com a certeza de que cumpriram, milhares de anos depois, o papel de preservar sua cultura e defender suas tradições” Continuando, o defensor solitário afirma em seu artigo. “Espero que jamais venham a saber a que era destinado o espaço que ocuparam. Espero que não tenham a menor idéia de como tratamos os heróis que escreveram parte da nossa história – ficariam indignados. Gostaria que a imagem gravada na retina dos guerreiros fosse a de olhares respeitosos de homens, mulheres e crianças brasileiros reverenciando toda a história e cultura que estavam representando. Para trás fica a Oca, que ao longo dos últimos anos foi se esvaziando e que não temos mais condições de preenchê-la completamente. Maior que a tristeza da partida dos heróis chineses é a tristeza de não podermos mais usar o espaço vazio da Oca com nossos próprios heróis. Provavelmente a Aeronáutica brasileira perderá o espaço, que de qualquer forma, nos últimos anos, não serviu para nada além de brigas políticas que só destruíram o acervo. 

A principal cidade da América Latina e uma das maiores do mundo não tem mais um museu público que preserve os grandes nomes daqueles que escreveram as páginas da aviação brasileira. O incrível é que, apesar de tudo isso ensinamos aos nossos filhos que somos inventores do avião.

Ficamos parados observando outros países respeitarem seus antecessores. Crescem embalados por seus heróis de verdade. E nós, infelizmente, assistimos a mais um episódio de descaso e desrespeito. Nós só não podemos nos acostumar com isso. A comunidade aeronaútica brasileira reserva o dia 23 de outubro para reverenciar o feito de Santos Dumont. Há quase 100 anos ele decolou do Campo de Bagatelle, na França, com o mais pesado que o ar. Em 2006, ano do centenário, a comemoração mais justa seria a abertura de um museu, onde este feito pudesse ser lembrado todos os dias do ano, e não apenas no dia do aviador. Nós só não podemos nos acostumar com isso” 
Em Jornal da Ciência, 17 de novembro de 2005 “O Museu da Aenoráltica, foi para dois galpões do Centro Municipal de Campismo (CEMUCAN), na divisa entre SP e Cotia. Lá estão em processo de deterioração relíquias como a touca, as luvas e os óculos usados por Santos Dumond no primeiro vôo, em 1906, réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, parte da biblioteca do inventor. O mesmo ocorre com o avião Jahu, do pioneiro em vôos através do Atlântico João Ribeiro de Barros, e os pilotados pela aviadora Ada Rogato”.

É pena, a história nossa é tênue para nós brasileiros. Ela soçobra rapidamente tal qual uma nau sem rumo. Ada Rogato deixa um legado histórico para a aviação brasileira. Deixa para o Instituto Biológico a lembrança de uma mulher que soube, como tanta outras, enobrecer esta Casa.
 
 
Last edited by CASTR0

Olá pessoal:

 

Ada Rogato foi uma mulher de muita coragem para seu tempo!

Pena que seus feitos estão sendo esquecidos... assim como de outras mulheres e homens brasileiros, que fizeram muito por nosso país e até pela Humanidade, mas num país sem memória e que faz pouco caso com sua história, nada que se possa espantar.

 

Tive o privilégio de receber um prêmio das mãos da Ada Rogato em um dos Opens de modelismo do GPPSD (categoria Junior), quando a sede do GPPSD era no Museu da Aeronáutica em São Paulo (na Oca do Ibirapuera), e guardo com muito carinho esse momento.

 

Que Deus nos ajude a preservar a história dos nossos bravos brasileiros, pois um país sem memória é um país de incultos, políticos arrogantes e iletrados...

 

Abs,

 

Sérgio Carvalho

Originally Posted by Sérgio U-Boat Man:

Olá pessoal:

 

Ada Rogato foi uma mulher de muita coragem para seu tempo!

Pena que seus feitos estão sendo esquecidos... assim como de outras mulheres e homens brasileiros, que fizeram muito por nosso país e até pela Humanidade, mas num país sem memória e que faz pouco caso com sua história, nada que se possa espantar.

 

Tive o privilégio de receber um prêmio das mãos da Ada Rogato em um dos Opens de modelismo do GPPSD (categoria Junior), quando a sede do GPPSD era no Museu da Aeronáutica em São Paulo (na Oca do Ibirapuera), e guardo com muito carinho esse momento.

 

Que Deus nos ajude a preservar a história dos nossos bravos brasileiros, pois um país sem memória é um país de incultos, políticos arrogantes e iletrados...

 

Abs,

 

Sérgio Carvalho

Sergio, que privilegio você teve, parabéns.

Você tem razão em falar que esquecemos de nossas historias..

Por todos esses feitos não foi à toa que a brasileira foi tão elogiada pelos astronautas Neil Armstrong e Richard Gordon (abaixo com esposas em 21 de outubro de 1966).

HOMENAGEM
Após se encontrarem com o prefeito Faria Lima -que ganhou uma foto da Gemini 8- no Monumento às Bandeiras, os astronautas seguiram até o Museu da Aeronáutica, em momento histórico.

Lá, além de assinarem o livro de honra, eles ofertaram uma placa de bronze em homenagem ao pai da aviação do Brasil. “Ao gênio do grande brasileiro Santos Dumont, por suas contribuições para a ciência aeroespacial. Neil Armstrong e Richard Gordon, astronautas dos EUA” foi a mensagem gravada no presente.

As aeronaves expostas no museu chamaram a atenção da dupla americana, em especial o 14-Bis de Dumont e o hidroavião Jahu, que foi de Genova a São Paulo em 1927, sob o comando de João Ribeiro de Barros.

Armstrong e Gordon também fizeram questão de posar para fotos com Ada Rogato (1910-1986), em frente ao monomotor em que ela fez um voo solitário pelas três Américas, em 1951. O feito da aviadora –reconhecido mundialmente– foi contado por ela própria aos visitantes, que não pouparam elogios, além de ouvirem os relatos de Ada Rogato, as estrelas do espaço aproveitaram para tirar fotos com a aviadora. Abaixo Ada em carro aberto pelas ruas de SP.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×