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Estava lendo um artigo na internet que mostra o escore de 105 x 0, ou seja, tanto operando pela USAF como pela ArÁbia Saudita quanto por Israel, ele abateu 105 aeronaves não tendo perdas.

 

Mas lendo outro artigo, sÓ na Desert Storm dos 48 aparelhos utilizados pela USAF (2.172 missÕes), hÁ o relato de 2 perdas em combate...

 

E em outro artigo, Israel pelo menos perdeu 2 F-15 em combates sobre o LÍbano, ao enfrentar aviÕes sÍrios.

 

Afinal, É certo este escore????  

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Houveram perdas em combate, mas para misseis SAM no Iraque, nunca em combate aéreo, aliais foram F-15E que cairam... o mais perto que um F-15 teve de ser derrubado em combate aéreo foi quando um MiG sírio, provavelmente MiG-21, acertou um missil Atoll que fez um F-15 israelense perder uma das asas, mas mesmo assim ele conseguiu voltar para a base.

Lembram da Guerra do Iraque? os aviões do tio sam sempre eram derrubados por SAMs, mesmo em areas em que eles não estavam presentes.

Nunca li nada a respeito, mesmo porque não me interessa, mas lembro de um artigo que um Eurofighter havia abatido dois F-15 em combates simulados.

Lí certa vez (não sei dizer onde), que numa Operação Red Flag nos EUA, pilotos de F-5M da FAB teriam "derrubado" um F-15.

Isso procede?? (Sei que foi durante um treinamento, não valendo como resposta à vossa pergunta)

Teve um que foi derrubado por míssil ar-ar. Só que foi fogo amigo.

 

Foi em 22 de novembro de 1995, durante um exercício de interceptação sobre o Mar do Japão. O F-15J que voava como ala do avião pilotado pelo Tenente Tatsumi Higuchi, inadvertidamente disparou um Sidewinder! O piloto ejetou-se em segurança.

 

Fogo muy amigo.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_F-15_losses

Originally Posted by kogyro:

Isso que eu não entendo.

Se o avião é bom, pq desativam ele?

 

Ele não foi desativado. É para ficar em operação até 2025 na USAF.

E ainda são produzidos para operadores estrangeiros, sendo que a linha de produção só será fechada em 2019.

Como o primeiro vôo foi em 1972, em 2025 serão 53 anos de serviço! 

 

 

O F-15 é um avião espetacular, e ainda vai dar caldo por muito tempo, mas perante os novos modelos, como o Eurofighter e o T-50 russo, já não teria superioridade. Isso vai ficar a cargo do F-22.

Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by kogyro:

Isso que eu não entendo.

Se o avião é bom, pq desativam ele?

 

Ele não foi desativado. É para ficar em operação até 2025 na USAF.

E ainda são produzidos para operadores estrangeiros, sendo que a linha de produção só será fechada em 2019.

Como o primeiro vôo foi em 1972, em 2025 serão 53 anos de serviço! 

 

 

Da maneira como está o desenvolvimento do F-35 e F-22 acho que vão ter de produzir pra USAF também ! Me lembro de ler, a muitos anos numa revista de aviação, que o fabricante havia oferecido um Super-Eagle, que custaria uma fração de um F-22 e seria ainda mais capaz do que os atuais F-15. Sei que há a oferta do Silent Eagle, que é quase o que seria o tal Super-Eagle, inclusive com características stealth.

 

 

Acho que ele vai ficar ainda na linha de frente por muitos anos, principalmente por causa da versão F-15SE Silent Eagle.

 

Alem disso, os custos muito elevados, tanto do F-22, do F-35, do Typhoon e do T-50, sinalizam a a manutenção dessas aeronaves por longa data.   

Last edited by Milan
Originally Posted by Cesar de Aquino:

Houveram perdas em combate, mas para misseis SAM no Iraque, nunca em combate aéreo, aliais foram F-15E que cairam... o mais perto que um F-15 teve de ser derrubado em combate aéreo foi quando um MiG sírio, provavelmente MiG-21, acertou um missil Atoll que fez um F-15 israelense perder uma das asas, mas mesmo assim ele conseguiu voltar para a base.

Se estivermos falando da mesma história não foi um Atoll e sim uma colisão com um A-4 durante um treinamento.

 

Abs

 

Wolney


 

Cara, cadê minha asa?

Durante um combate dissimular entre dois F-15 e quatro A-4 Skyhawk, duas aeronaves se chocaram no ar, arrancando a asa do F-15 '#957'. [Foto: freerepublic)

Durante um combate dissimular entre dois F-15 e quatro A-4 Skyhawk, duas aeronaves se chocaram no ar, arrancando a asa do F-15 ‘#957′. (Foto: freerepublic)

No dia 1º de maio de 1983 sobre o deserto de Negev, durante um combate dissimular entre dois F-15D e quatro A-4N Skyhawk, duas aeronaves se chocaram no ar. O A-4 Skyhawk explodiu e caiu, porém o “Eagle 957” continuou voando…

IDF/AF é reconhecidamente uma poderosa e temida força aérea, mas para chegar nesse patamar, seus exercícios de treinamento são muito próximos da realidade. Naquele dia, dois F-15s subiram aos céus para encontrar quatro extremamente manobráveis A-4N Skyhawks. No controles desses jatos estavam os melhores instrutores da IDF. O F-15D nº 957 (com 5 marcas de abates na fuselagem) foi utilizado para a conversão de um novo piloto no Esquadrão.

Durante o duelo houve o impacto. A princípio o piloto não percebeu o que havia ocorrido, imaginando que o seu caça acabara de atravessar a esteira do motor à jato de um Skyhawk. Foi então que ele notou uma grande bola de fogo ao seu lado e viu o piloto sendo ejetado para longe. O rádio começou a gritar. O F-15 começou a perder um grande fluxo de combustível, era visível a saída de combustível da asa, só então o piloto percebeu o tamanho do dano. A aeronave entrou num voo sem controle numa espiral. O piloto reconfigurou o comando elétrico para as superfícies de controle e, lentamente, assumiu o controle da aeronave até que nivelou o aparelho. No radio, o instrutor de vôo pedia para ele ejetar, porém, ficou claro que não era preciso, pois nenhuma luz de alerta estava acessa e o computador de navegação funcionando perfeitamente.

O F-15D visto anos depois num aeroporto. [Foto: planes.cz)

O F-15D visto anos depois num aeroporto. (Foto: planes.cz)

A asa é um tanque de combustível e o indicador de combustível mostrava 0,000. O fluxo de ar corrente sugou todo o combustível para fora dos outros tanques. O piloto diminuiu a velocidade, mas naquele momento, com apenas uma asa não foi suficiente. O Eagle entrou em uma rotação para baixo e para a direita. O piloto pensou em ejetar, mas um segundo antes, empurrou o acelerador e acendeu o pós-combustor. O caça ganhou velocidade e tornou-se manobrável novamente. Em solo uma rede de retenção foi estendida, bem como cabos de parada. O piloto baixou o gancho e tocou a pista a incríveis 260 nós, cerca de duas vezes a velocidade recomendada de pouso. O gancho foi arrancado da fuselagem por causa da alta velocidade, mas o caça parou cerca de 10 metros antes da rede. Só quando o piloto e o instrutor saíram do caça é que perceberem que não havia nenhuma asa. Ela simplesmente fora arrancada na raiz.

A McDonnell atribui o salvamento da aeronave devido a quantidade de sustentação gerada pela admissão do motor/fuselagem e a "um infernal de um bom piloto." [Foto: phz)

A McDonnell atribui o salvamento da aeronave devido a quantidade de sustentação gerada pela admissão do motor/fuselagem e a “um infernal de um bom piloto.” (Foto: phz)

IAF (Força Aérea de Israel) contatou a McDonnell Douglas e pediu informações sobre a possibilidade de conseguir pousar um F-15 com apenas uma asa. A MD respondeu que era aerodinamicamente impossível, como foi confirmado por simulações de computador. Em seguida, eles receberam a foto…

Depois de dois meses, o F-15 recebeu uma nova asa e voltou à ação!

Diz-se que o aluno foi posteriormente rebaixado por desobedecer seu instrutor, porém, logo em seguida, foi promovido por salvar a aeronave.

A McDonnell Douglas atribui o salvamento da aeronave devido a quantidade de sustentação gerada pela admissão do motor/fuselagem e “um infernal de um bom piloto.”

“A Águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima…”

Last edited by FІЯЭFФЖ

O que se sabe é que até 2000 o F-15, em todas as forças aéreas, agregou um recorde de baixas de 104 alvos abatidos contra nenhum perdido em combate aéreo.

 

- Um F-15J japonês atingiu outro F-15J em 1995 devido a um erro num AIM-9 Sidewinder durante treinos de combate aéreo com armas reais;

 

- O F-15E teve duas baixas de "triplo A" (Artilharia AntiAérea) no Guerra do Golfo em1991;

 

- Um F-15E foi abatido em 2003 na Invasão do Iraque (triplo A).

 

O F-15C/D será substituído pelo F-22 Raptor, embora não se possa determinar o destino destes aviões. Devido às suas características de alta tecnologia é muito provável que se mantenha operacional durante bastante tempo. Não há previsão para desativarem os F-15E. Em março de 2009, a Boeing apresentou o novo F-15SE Silent Eagle.

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by fernando frota melzi:

Teve um que foi derrubado por míssil ar-ar. Só que foi fogo amigo.

 

Foi em 22 de novembro de 1995, durante um exercício de interceptação sobre o Mar do Japão. O F-15J que voava como ala do avião pilotado pelo Tenente Tatsumi Higuchi, inadvertidamente disparou um Sidewinder! O piloto ejetou-se em segurança.

 

Fogo muy amigo.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_F-15_losses

Pelo jeito os pilotos de caças japoneses hoje são parecidos com os pilotos japoneses de F1.

Lembro que após aquele Mig 25 pousar no Japão, em Hakodate, e ele foi desmontado e investigado, e os técnicos chegaram a conclusão que poderiam fazer um aparelho muito melhor que aquele, basicamente o F-15 foi feito para superar o Mig, mas assimilaram várias idéias dele.

Originally Posted by kogyro:

Juro que não sabia que o F15 era tãoooooo foda assim.

 

Veja bem, não é só o avião. Conta muito o treinamento dos pilotos, a doutrina operacional e o sistema de apoio.

 

Se colocasse uns F-15 nas mãos de um grupo de pilotos mal treinados, sem AWACS e sem uma doutrina de combate específica, para um combate contra pilotos soviéticos em MIGs-29, os F-15 seriam varridos.

 

 

 

Esse avião é foda! Em um documentário que assisti no Discovery, Nenhum F-15até hoje foi abatido em combate pelo inimigo em um outro avião oponente/engajado . Nota-se, inimigo; somente por fogo amigo como mencionado.

 

Benva

Last edited by Benva
Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by kogyro:

Juro que não sabia que o F15 era tãoooooo foda assim.

 

Veja bem, não é só o avião. Conta muito o treinamento dos pilotos, a doutrina operacional e o sistema de apoio.

 

Se colocasse uns F-15 nas mãos de um grupo de pilotos mal treinados, sem AWACS e sem uma doutrina de combate específica, para um combate contra pilotos soviéticos em MIGs-29, os F-15 seriam varridos.

 

 

 

 

Ah isso sim Melzi, mas a maquina em si é de veras excelente.

 

Um piloto experiente, pilota qualquer avião ou tem que ter curso para cada um, se e piloto sai de um f-15 e pega um vespão ele manda de boa?

 

 

Originally Posted by guacyr:

Lembro que após aquele Mig 25 pousar no Japão, em Hakodate, e ele foi desmontado e investigado, e os técnicos chegaram a conclusão que poderiam fazer um aparelho muito melhor que aquele, basicamente o F-15 foi feito para superar o Mig, mas assimilaram várias idéias dele.

 

Creio que não, já que o ten. Viktor Belenko pousou com um MiG-25 em setembro de 1975, sendo que o F-15 voou em 1972, e entrou em operação em 1974, e totalmente operacional em janeiro de 1976.

 

O F-15 foi idealizado pra rivalizar e superar o MiG-25 desde que se tomou conhecimento de seu desenvolvimento, em 1968, mas não tiveram acesso às suas tecnologias para desenvolverem o F-15, de verdade, seus desenvolvimentos foram paralelos.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Na época que o Su-27 foi escolhido para ser produzido os soviéticos estavam felizes pela USAF ter escolhido o projeto da McDonnell para o F-15, pois a Sukhoi sentia que poderia projetar uma aeronave superior em relação ao projeto da McDonnell, mas não sobre o projeto da Nort American. Na verdade, o Su-27 foi idealizado sobre o desenho do NA-335 com empenagem dupla.

Originally Posted by kogyro:
Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by kogyro:

Juro que não sabia que o F15 era tãoooooo foda assim.

 

Veja bem, não é só o avião. Conta muito o treinamento dos pilotos, a doutrina operacional e o sistema de apoio.

 

Se colocasse uns F-15 nas mãos de um grupo de pilotos mal treinados, sem AWACS e sem uma doutrina de combate específica, para um combate contra pilotos soviéticos em MIGs-29, os F-15 seriam varridos.

 

 

 

 

Ah isso sim Melzi, mas a maquina em si é de veras excelente.

 

Um piloto experiente, pilota qualquer avião ou tem que ter curso para cada um, se e piloto sai de um f-15 e pega um vespão ele manda de boa?

 

 

 

 

Com certeza, o F-15 é um baita avião, isso não se discute.

O Chuck Yeager dizia que um avião é tão quanto seu piloto. Mas isso é relativo, o Barão Vermelho em seu triplano não teria a menor chance contra o pior piloto da classe a bordo de um F-15.

Além de ser um avião que tem extraordinárias características de vôo e de combate, é um avião muito resistente, como foi comprovado em 1990, quando um piloto japonês de F-15 disparou por engano um míssil AIM-9 Sidewinder contra outro F-15, atingindo-o. O piloto do avião danificado conseguiu pousar o avião, sem necessidade de ejeção.

 

Há informações não-confirmadas que em 1982, durante o conflito árabe-israelense um F-15 de Israel teria sido atingido por um míssil R-60 (AA-8 Aphid) de dois disparados por um MiG-21MF, destruindo um motor e danificando o outro, o piloto conseguindo logo após realizar um pouso de emergência.

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:
Originally Posted by guacyr:

Lembro que após aquele Mig 25 pousar no Japão, em Hakodate, e ele foi desmontado e investigado, e os técnicos chegaram a conclusão que poderiam fazer um aparelho muito melhor que aquele, basicamente o F-15 foi feito para superar o Mig, mas assimilaram várias idéias dele.

 

Creio que não, já que o ten. Viktor Belenko pousou com um MiG-25 em setembro de 1975, sendo que o F-15 voou em 1972, e entrou em operação em 1974, e totalmente operacional em janeiro de 1976.

 

O F-15 foi idealizado pra rivalizar e superar o MiG-25 desde que se tomou conhecimento de seu desenvolvimento, em 1968, mas não tiveram acesso às suas tecnologias para desenvolverem o F-15, de verdade, seus desenvolvimentos foram paralelos.

Exatamente paralelos, e você acha que um não espionava o outro?

Last edited by Guacyr.
Originally Posted by Luft46:

Perguntem ao Gen. Chuck Yeager qual é O AVIÃO?!

E...pelo que eu saiba o Yeager ja disse que o F-15 e o dito cujo...

 

Na verdade nao existe aviao totalmente a prova de abate...o que existe e um aviao que nenhum piloto potencialmente inimigo gostaria de topar pela frente, e o F-15 vem cumprindo e cumpre ainda esse quesito muito bem...

 

Alem disso e um aviao belo, voando...ja tive oportunidade de ver...quando chama a pos-combustao da gosto de ver a lingua de fogo atras do bicho, e o bicho acelerando como um foguete...

 

Edilson 

Originally Posted by Sucateiro:

E quando foi que ele enfrentou um adversário a sua altura? Por que caça velho de ex aliado da URSS não vale.

Na verdade nao acho que ele tenha enfrentado ate hoje nada a sua altura...(se e que ha... )...

 

Mas isso nao e culpa dele ou de quem o opera...

Se a russia nao vende equipamento de qualidade para os paises "amigos" e se esses quando os tem, nao tem peito de utiliza-los (como no caso dos Iraquianos fugindo com Migs 29 para o Ira) e um problema que os F-15 nao tem a ver com ele...

 

Edilson 

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