Finmeccanica – AgustaWestland tem o prazer de anunciar que a AviaÇão Naval da Marinha do Brasil assinou um contrato para uma grande atualizaÇão de meia-idade de oito helicÓpteros Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160.000.000 (€ 117 milhÕes), inclui a substituiÇão dos motores da aeronave com o produto CTS800-4N da LHTEC, aviÔnicos de navegaÇão, displays e suÍte de missão. Um pacote de suporte e treinamento abrangente que inclui um dispositivo de treinamento de voo tambÉm estÁ incluÍdo no contrato.
As atividades de atualizaÇão terão inÍcio em meados de 2015 na fÁbrica da AgustaWestland em Yeovil, Reino Unido, com o primeiro helicÓptero programado para ser entregue de volta para o cliente no Outono de 2017. O lote completo de aeronaves atualizado estÁ previsto para ser entregue no inÍcio de 2019 .
Essas atualizaÇÕes darão à aviaÇão naval do Brasil uma melhoria significativa em suas capacidades, com melhor desempenho, alcance e eficÁcia operacional de missão da aeronave. O programa de atualizaÇão fornece evidÊncias de capacidade e expertise da empresa em helicÓpteros navais, e fortalece ainda mais a parceria de longa data com este operador lÍder, que opera helicÓpteros Lynx desde 1978.
A nova geraÇão de motores CTS800-4N, jÁ utilizados no Lynx Mk9A do ExÉrcito Britânico, no Super Lynx 300 e no AW159, vão fornecer aos helicÓpteros grandes melhorias de desempenho em ambientes quentes e altos, permitindo aumento da carga útil e uma Área de operaÇão estendida.
A nova cabine “glass cockpit” serÁ complementada por um conjunto de aviÔnicos avanÇados que compreende um processador tÁtico, sistema de navegaÇão baseado em satÉlite, sistema de trÁfego anti-colisão, sistema de aterragem por instrumento, receptor/medidas de vigilância eletrÔnica de alerta radar integrado com dispensadores de contra medidas e um cockpit totalmente compatÍvel com Night Vision Goggle, juntamente com um novo guincho de resgate acionado eletricamente.