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Airbus registra patente de avião de passageiros quatro vezes mais rÁpido que o som

 
5 AGO2015
14h11
 

A Airbus registrou a patente de um avião de passageiros hipersÔnico que voaria mais rÁpido atÉ do que o famoso Concorde.

 Foto: PatentYogi
 
Esta serÁ a aparÊncia do Concorde 2.0 hipersÔnico caso ele chegue a ser produzido algum dia
 

Segundo os documentos do Departamento de Patentes dos Estados Unidos, onde o projeto foi registrado, o jato poderia atingir velocidades de atÉ Mach 4,5, ou quatro vezes e meia a velocidade do som, que É de 340 metros por segundo.

O Concorde chegava a uma velocidade de Mach 2.

Os documentos registrados no escritÓrio americano tambÉm falam em um "veÍculo aÉreo ultrarrÁpido e mÉtodo relacionado de locomoÇão aÉrea".

Apelidado de Concorde 2.0, a aeronave tem o potencial de fazer trajetos como entre Londres e Nova York (5,5 mil quilÔmetros) em cerca de uma hora.

Seguindo essa proporÇão, o trajeto entre Londres e São Paulo, de 9,5 mil quilÔmetros, tambÉm poderia ser vencido em cerca de duas horas, uma enorme economia em relaÇão às atuais cerca de 12 horas.

Motores

Segundo os documentos registrados pela Airbus, a nova aeronave usaria vÁrios tipos de motores para vÁrios fins e a energia viria de hidrogÊnio estocado a bordo do avião.

Turbinas de jato embaixo da fuselagem e um motor de foguete na parte traseira são usados na decolagem. E a aeronave subiria na vertical, como um Ônibus espacial.

Uma vez no ar, as turbinas seriam desligadas e recolhidas e o motor de foguete então iria dar o impulso para a aeronave subir a uma altitude de cerca de 30,5 quilÔmetros.

Então, motores a jato do tipo que geralmente se usa em mÍsseis seriam ligados e o voo alcanÇaria a velocidade de Mach 4,5.

'Montanha-russa'

O site PatentYogi, especialista em explicar ideias de patentes, afirma que a rota de voo desta aeronave seria algo como "a mais alta montanha-russa do mundo".

O hipersÔnico teria assentos parecidos com redes para os passageiros, algo necessÁrio para viajar com conforto a esta velocidade.

E os passageiros a bordo da aeronave não teriam que dividir a cabine com outras centenas de pessoas como ocorre atualmente nos aviÕes.

O pedido de patente da Airbus descreve a aeronave mais como um jato particular com capacidade de levar apenas 20 passageiros por viagem.

Em seu registro de patente a Airbus tambÉm sugere que a aeronave não seria usada apenas em voos comerciais, mas tambÉm teria uso militar.

Custos

O Concorde foi retirado de circulaÇão pela Airbus em 2003 devido aos altos custos de operaÇão da aeronave.

Na dÉcada de 1970 o jato supersÔnico gerou reclamaÇÕes devido à poluiÇão sonora e os estrondos sÔnicos que causava com suas quatro turbinas.

Como resultado, o Concorde foi proibido de sobrevoar terra em alta velocidade e nunca conseguiu se transformar em uma opÇão financeiramente viÁvel para a indústria. A aeronave sÓ operava serviÇo de tÁxi aÉreo para viagens transatlânticas de alta altitude voltada para os passageiros mais ricos do mundo.

Vale lembrar que o pedido de patente para esta nova aeronave não trata da questão dos estrondos sÔnicos. Mas, em teoria, ao decolar quase na vertical, este barulho se dissiparia em todas as direÇÕes e não chegaria ao chão.

Para os que estão ansiosos para agendar o voo, É preciso lembrar que muitos pedidos de patente não são transformadas em produtos reais, apesar de a tecnologia descrita no projeto poder chegar a alguns produtos da Airbus.

A prÓpria Airbus tambÉm tentou tirar parte da importância do projeto, afirmando em uma declaraÇão que o design É baseado em "conceitos e ideias (que estão) em um estÁgio muito inicial".

Na verdade, a ideia foi publicada pela primeira vez em 2011 e apenas agora comeÇou a ser divulgada pois conseguiu a aprovaÇão do Departamento de Patentes dos Estados Unidos.

 

 

 
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Last edited by JeanFabricio
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