Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

Kina posted:

Li certa vez, que alguns pilotos retiravam o equipamento de rádio para aliviar peso no avião, a antena saia junto.

Abs Kina

Li também, salvo engano, no livro do Saburo Sakai. No entanto, não sei quais aviões as esquadrilhas dele utilizaram.

Sidney posted:
Kina posted:

Li certa vez, que alguns pilotos retiravam o equipamento de rádio para aliviar peso no avião, a antena saia junto.

Abs Kina

Li também, salvo engano, no livro do Saburo Sakai. No entanto, não sei quais aviões as esquadrilhas dele utilizaram.

É o que se lê nos livros, retiravam o equipamento de rádio. Até os últimos filmes japoneses, "Almirante Yamamoto" e "Eien no Zero" os aviões não tem rádio, os pilotos se comunicando por sinais manuais.

Há muitas fotos de Zeros na net. Algumas mostram apenas um pequeno pedaço do mastro, que tb confere com a informação de que cortavam-no rente ao canopy. Só mesmo fotos do avião que se deseja montar para ter 100% de certeza, o que muitas vezes é bem difícil.

Você pode montar o tipo 32 com ou sem o radio. O ideal é se basear em fotos do período.

Muitos pilotos Japoneses que operavam nas ilhas Salomão, Nova Guiné ou Filipinas retiravam todo o aparato de comunicação para diminuir o peso e aumentar o desempenho do Zero 32 para cobrir longas distâncias.
No caso do tipo 32 essa situação era ainda mais grave, por causa das asas menores o que limitava esse modelo a ser usado basicamente em interceptações ou em patrulhas de curto e médio alcance. Escoltar bombardeiros até Guadalcanal era uma missão muito difícil para o Zero 32.
O Saburo Sakai serviu com o Grupo Aéreo Tainan em Formosa e depois na Papua-Nova Guiné (Rabaul) e Ilhas Salomão; na campanha contra Guadalcanal. Os Zeros que o Tainan Kokutai usou nesse período incluíam o Zero tipo 32.

O Q-122 era do segundo Kokutai que operou também em Rabaul e é um típico exemplo desse momento.

Dois Zeros tipo 32 do Tainan Kokutai um sem e outro com o radio.

Pagina em russo sobre o tipo 32 (montagem passo a passo) com o Zero acima do Takeo Tanimizu com 2 fotos históricas do avião.

O Sakai falava que alem do problema de cobrir longas distâncias, os pilotos japoneses tinham nas mãos um equipamento de radio que frequentemente não funcionava corretamente. Entre voar com uma coisa que não ajudaria muito na comunicação e aumentar o alcance; a melhor opção era retirar o radio.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×