Eu montei um São Paulo 1/400 há muitos anos e, na época, embarquei todos os A4 de que a marinha dispõe (por isso o convôo está lotado ). Lembro que eles passavam quase todos os dias aqui por Macaé, pois a base de São Pedro é muito perto. Não importa se você estava na rua, no trabalho ou em casa; o som rasgando o céu era alto e nítido, ainda mais que eles vinham sempre em duplas. Hoje em dia isso acabou. Acho que só há um operacional e o resto serve de doadores de peças. Mas está aqui meu São Paulo, apertado no meio da coleção:
Mas parando de enrolar e, lendo os posts de vocês, desisti de vez de tentar mascarar o convés para pintar, ainda mais por causa dos heliportos circulares; sem condições... Usando o excelente papel da Sirap Visual (sirapvisual@uol.com.br), imprimi em duas folhas todas as marcações do convôo. Eles fabricam o papel transfer em folhas A4 brancas ou transparentes. Para este kit usei a folha branca:
Após a impressão estar seca, apliquei o verniz spray fosco da Corfix e deixei secar. Antes de cortar os decais, fiz um tipo de planejamento de corte e posicionamento com uma impressão em papel comum mesmo, com isso pude fazer os cortes precisos na folha de decais e os ajustes necessários sem grandes riscos:
Agora sim, mas antes de tudo quero que saibam que sou o mestre dos erros e, por já ter errado muito, acreditem em mim e nas instruções que vou passar para se usar adequadamente os papéis da Sirap, pois este é um método caseiro e o decal não tem a mesma resistência a manuseio que um decal industrializado. Porém, os resultados ficam com a mesma qualidade de um decal comprado pronto!
1- NUNCA toque a folha com as mãos, pois a oleosidade da pele mancha a impressão e atrapalha a impregnação da tinta da impressora - Use luvas ou, no máximo, pegue pelas pontinhas, onde não terá área impressa.
2- Se puder, dê preferência às impressoras jato de tinta da Epson, pois a tinta desta marca já é naturalmente resistente à água, ao contrário das HP; é um fator de proteção a mais!
3- Após a impressão, aplique verniz spray fosco ou brilhante e deixe secar bem. A partir daí, use luvas para manipular as folhas impressas!
4- Para recortar ao redor da impressão, use estilete com lâminas novas e régua metálica para guiar o corte - repito: não insista em uma lâmina usada.
5- Para superfícies grandes como o deck do porta-aviões, aplico uma mistura de 50% água e cola branca, com pincel macio sobre toda área a ser decalcada e deixo secar; mais tarde isso ajudará na fixação do decal.
6- NUNCA mergulhe o decal na água! Molhe apenas o verso do papel, aplicando a água com um pincel macio, de dentro para fora, sobre um pano seco, para que a água que saia pelas bordas seja logo absorvida pelo pano e não entre em contato com a face anterior do decal.
7- Enquanto a água atua no verso do decal, pincele água pura sobre a superfície onde o decal será aplicado - Lembra da cola branca? Agora ela voltará a ficar ativa.
8- Usando luvas, vá mexendo com os dedos vagarosamente até que o decal se solte do papel de base e aplique na superfície. Se não estiver soltando, não force! Aplique uma segunda demão de água no verso e espere mais um pouco.
9- Com cuidado, posicione o decal na superfície e, com a ajuda de um pano macio e seco, vá tirando as bolhas de ar e/ou água, movendo-as para as extremidades.
10- O papel da Sirap é muito fino e se adequa muito bem à superfície, por isso não aconselho o uso de amaciante de decais até pelo risco do mesmo reagir com o verniz e a tinta da impressora (lembre-se que este é um método caseiro).
11- No final você vai selar todo o seu kit com o verniz da sua preferência e pronto...
Primeira etapa no Minas:
Seguindo:
Tirando as bolhas:
Quase acabando!
Aleluia!!!
Para um decal gigante como esse, vejam como o planejamento de corte e posicionamento foi importante. Sinta-se instalando um papel de parede alinhando uma parte com a outra.
Não é difícil, só exige domínio da ansiedade de querer ver logo o kit decalcado!
E vamos seguindo em frente
Abraço a todos!