Skip to main content

Pessoal,

Estou montando esta versão de foto-reconhecimento do Mustang e me bateu uma dúvida: Qual a versão de pneu utilizada por este modelo?

Quase tudo que encontro na internet, se refere ao P-51D e as 4 versões utilizadas por ele: a Diamond, a Cross, a Diamond with Hole e, a Oval...

O avião em questão, é um F-6B, baseado na Inglaterra em 1944.

Mais uma coisa: As faixas de invasão eram perfeitas ou tinham imperfeições? A parte branca era bem branca ou era mais aguada deixando transparecer um pouco a cor oliva da pintura original?

Desde já, agradeço pela atenção.

Grande abraço a todos.

José.

 

Last edited by José Luiz Vieira
Original Post

Replies sorted oldest to newest

José, boa noite.

Com relação às faixas, a foto abaixo explica tudo.

PrtScr capture_26

Faixas e pinturas de material militar só são corretas e perfeitas em restaurações atuais, principalmente se forem alemãs. Em tempo de guerra, tudo é diferente...

Tendo ainda dúvidas, leia o artigo abaixo. Se copiar, pode abrir melhor em qualquer programa de imagem.

PrtScr capture_34

Espero ter ajudado.

Agora vamos ver se encontro alguma coisa de pneus de P-51.

Attachments

Images (2)
  • PrtScr capture_26
  • PrtScr capture_34

Boa noite José!

Os F-6 podiam usar qualquer um dos tipos de pneus, cabe a você pesquisar fotos da versão a ser montada para conferir. Quanto a pintura das faixas, o material (tinta, fitas e instruções) foi distribuído para as unidades muito em cima da hora de modo que nem todos tiveram tempo de se que aplicar as fitas para dividir as cores, era desenhar com giz e pintar com trincha mesmo, novamente vale a pena pesquisar as fotos para identificar o esquadrão e acabamento. As cores eram branco fosco e preto fosco mesmo para serem vistas e preservar a vida de quem estava na linha de frente. Curioso é que até hoje não vi um modelo com faixas D-Day que não sejam rigorosamente pintadas...

Abraço

João

 

 

João Henrique posted:

Curioso é que até hoje não vi um modelo com faixas D-Day que não sejam rigorosamente pintadas...

  

A resposta é simples:  é porque pra fazer conforme no Spitfire do post acima, fica feio pra caraca...  E a maioria dos modelistas gostam de seus modelos com alguma harmonia visual...  O pessoal pergunta se era pintado a mão ou com mascara, mas na hora que se depara com uma foto como essa, cadê a coragem de fazer daquele jeito...

Last edited by Felipe C. Miranda

"a foto abaixo explica tudo" - discordo.

A foto mostra uma aeronave que teve a faixa mal pintada. Mas, existiram aviões com a faixa bem feita. Pesquise sempre: a ordem para pintar as faixas de invasão veio na véspera do dia D, então se você fizer um avião nesse ou próximo desse dia, e quiser contar isso no seu modelo, faça mal pintada.

Mas, aviões posteriores (ou pintados posteriormente) receberam as faixas feitas com mais cuidado. Pintar uma coisa dessas certinho não era , como dizem os americanos, "ciência aeroespacial". É um trabalho simples de ser feito direitinho, depende da urgência:

Cair nesse papo de generalizar que "na guerra tudo é assim ou assado" é diminuir o prazer que existe em pesquisar, e olhar fotos, e descobrir que existem mais coisas a serem vistas, de regras a exceções, e tudo isso fazendo parte da história.

Outra coisa: fazer as faixas mal pintadas pode até estar certo, mas o modelista usar isso como desculpa para não conseguir fazer bem feito no kit, é outra coisa. Ou seja, existe diferença entre reproduzir o que era mal feito na época, e fazer seu kit mal pintado.

Por último, não se esqueça que cada caso é um caso quarentaeoitovezes menor, então muitas das irregularidades somem com a redução.

Concordo na íntegra com todos os pontos apontados pelo Fernando Estanislau. Em especial com esta:

"Cair nesse papo de generalizar que "na guerra tudo é assim ou assado" é diminuir o prazer que existe em pesquisar, e olhar fotos, e descobrir que existem mais coisas a serem vistas, de regras a exceções, e tudo isso fazendo parte da história."

[  ]s

Sidney

Só mais um detalhe, como bem escreveu o Estanislau, a observação de fotos e documentos é importante as vezes até na interpretação de algum assunto tido como regra. O  caso do Spit é típico, observem a faixa da raiz da asa, ela já tinha sido pintada e o avião está sendo repintado, confirmando a tese da pressa e falta de maios. Como o objetivo era não ser confundido pelos artilheiros e pilotos aliados, manter as insígnias e faixas destacadas era questão de vida e morte.

É sempre bom relembrar que as tintas aplicadas eram guache, não esmalte, daí o desgaste e necessidade da repintura constante.

 

UAAAUUUU!!!  

Valeu mesmo pessoal!!! É sempre bom poder contar com um time de especialistas de primeira...   

Posso estar errado, mas acho que essa discussão sobre as faixas já foi tema aqui na Webkits há alguns anos atrás e, já suspeitava do que foi colocado aqui a respeito. a opinião dos amigos só confirmou tudo...

Conforme foi dito, vou pesquisar mais a respeito pra poder ter uma idéia de até onde eu devo ir para ser mais realista.

Quanto aos pneus, creio que não havia muito rigor e deviam usar o que tivesse disponível, então acho que qualquer um dos tipos que eu usar, estará correto...

Acho que tenho uma publicação sobre Mustangs aqui em algum lugar... Só preciso encontrar...rsrsrs   

Mais uma vez, brigadão pela força, amigos!!   

Grande abraço.

José.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×