César, bom dia.
Resolvi iniciar uma pesquisa sobre o tema da sua postagem enquanto esperava passar o foguetório da noite de Natal,. A correlação entre Natal e fogos de artifício é simplesmente inimaginável para mim.
O motivo é que estou terminando a montagem de um Sturmgeschütz III Ausf.B (Sd.Kfz.142) com a orientação da Tamiya de uso de XF-63 e resolvi ver se há alguma possibilidade de camuflagem 2-3 tons.
O artigo referido pelo Rogério, de 2002 e baseado em algumas poucas fotos de qualidade, ficou sem um upgrade mais aprofundado sobre o tema da camuflagem dupla (ou tripla) de veículos alemães. Interferiu nesse processo possivelmente o falecimento de Tom Jentz em 2011. No próprio artigo, porém, há contestação a essa camuflagem em 2-3 tons. Apesar da falta de mais material comprobatório, esse artigo passou a ser considerado quase uma verdade definitiva, já que seus dois autores eram historiadores militares com ótimo retrospecto.
Chama a atenção, porém, que nas manobras de treinamento do verão de 1935, na região de Munster Lager, inúmeros PzKpfw I Ausf A, a espinha dorsal das forças blindadas da Wermacht, apresentavam uma camuflagem padrão de bordas regulares, provavelmente, marrom sobre cinza sobre torres e cascos, e que alguns modelos nas suas versões iniciais apresentavam padrão de camuflagem idêntico só que em três cores: cinza, verde e marrom.
Nessa mesmas manobras, algumas pranchas coloridas trazem PzKpfw I Ausf A do Pz. Reg 1 com uma tonalidade de verde, possivelmente Verde Escuro, sobre uma base cinza, possivelmente, Dunkelgrau - RAL 7021 – antigo RAL 46.
Devemos levar em consideração porém, que tais padrões de camuflagem podem ter sido elaborados para um evento apenas, com propósitos os mais variados possíveis, inclusive, de experimentação.
Outro fato a ser levado em consideração nesse caso é que o ataque à França ocorreu em Maio de 1940, próximo ao início do verão europeu. Em horas, a poeira que envolvia os veículos da Werhmacht acrescentava uma pesada camada de material que transformava tudo em uma cor uniforme, sem padrões de camuflagem visíveis.
O que me parece mais razoável, porém, para explicar esses padrões é algo um pouco mais simples e comprovado.
Em Panzer Colors vol 2, de Bruce Culver, há uma foto de um PzKpfw I Ausf A, provavelmente em 1935, liderando um grupo de blindados e portando as cores do antigo Reichswehr, cinza e marrom.
Em Panzer Tracts 1-1, Panzerkampfwagen I, de 2002, excelente fonte de referências sobre blindados alemães, editado pelos dois autores do artigo de 2002, temos fotos de PzKpfw I Ausf A, com camuflagens de 2 e 3 tons.
Aprofundemos…
Em 16 de Maio de 1922, o Reichswehr adotou o assim chamado Buntfarbenanstrich, um padrão de camuflagem multicolorido composto de 3 tonalidades e que já tinha sido utilizado durante a Primeira Guerra.
As primeiras restrições surgiram já em Junho do mesmo ano.
O Buntfarbenanstrich (que seria utilizado até Julho de 1937) deveria ser utilizado exclusivamente nos veículos e material militar em uso nas linhas de fronteira. Todos os outros veículos receberiam uma camada única de Feldgrau - cinza.
Cores comerciais cinza, verde, marrom ou azul também poderiam ser utilizadas.
Tal regramento foi especificado dentro da HDV 488/1 de 20 de Abril de 1933, onde descrevia que o revestimento tricolor deveria ser aplicado sobre veículos de combate, canhões, pontões, barcos infláveis, tratores de artilharia, caixas de munição, manequins de tanques e caixas de acessórios para metralhadoras, motores, veículos e veículos a cavalo.
Para motos com sidecar, material de engenharia e veículos de retaguarda uma pintura monocromática, Feldgrau, era indicada para ser utilizada.
As viaturas de estado-maior e outros departamentos deviam ser pintadas de Feldgrau ou cinza comercial com paralamas pretos.
As cores a ser utilizadas deviam ser escolhidas a partir da Farbkarte 840 B2 de Junho de 1932.
As cores Erdgelb – amarelo-terra - Nr. 17 (mais tarde RAL 8002, hoje RAL 0704030), Grün - verde - Nr. 28 (hoje RAL 6007) e Braun - marrom - Nr. 18 (RAL 8010, hoje mais utilizado) seriam utilizadas para a camuflagem em três cores. Schwarz - preto - Nr. 5 (hoje RAL 9005) poderia ser utilizada para separar as cores da camuflagem.
A cor Feldgrau (o Field Gray) – cinza-campo - Nr. 3 corresponderia hoje ao Grauoliv – cinza-oliva - RAL 6006. À partir de 1937, a cor Feldgrau Nr. 3 não foi mais utilizada em veículos. Essa cor passaria a ser utilizada somente em itens de equipamento.
A camuflagem de três cores seria utilizada por um longo período, perto de 20 anos.
Os padrões de camuflagem aplicados diferiam dependendo de quando o equipamento fora fabricado. Primeiramente, a cor era aplicada com pincéis e, mais tarde, com pistolas de pintura.
Não se pode excluir que tenham sido utilizadas tons de verde, marrom e amarelo diferentes do Farbkarte 840 B2. Entre outras, as cores n ° 22 (RAL 1005), n ° 27 (RAL 6002) e n ° 18g (RAL 8014) como pode ser comprovado por exposições históricas.
Encontrei fotos de PzKpfw I Ausf A (2-3 tons), Hanomag 3/16 PS e 4/20 OS (3 tons), Sd. Kfz. 7 do modelo KM m 8 versão 1935 (3 tons) e um raro Schwerer Vermessungstruppkraftwagen (Kfz. 73) mit Fahrgestell des m. gl. Lkw. (o) (2 tons), todos os veículos com padrão de bordas regulares.
Ao longo dessa pesquisa não encontrei nenhum Pz II, Pz III e Pz IV ou Stug III Ausf. A/B com esquema 2-3 tons.
Revirei meu material de referência e não encontrei uma referência sequer a esse padrão 2-3 tons, o que parece sintomático.
No seu lugar, eu optaria por fazer uma pintura sem compromisso, primer, pré-shading, se gostar e algumas camadas leves de XF-63, por exemplo.
Abs e um Feliz Natal para nós e nossas famílias.![santa](https://webkits.hoop.la/static/images/graemlins/santa.gif)