Estou montando dois VW type 87 1:35 da Italeri e quero fazer do Afrika Korps. Preciso saber qual É a cor dos bancos e do interior como um todo. Existe alguma parte do interior com outra cor diferente das demais partes?
Replies sorted oldest to newest
O revestimento dos bancos, como em todo veículo alemão produzido para uso militar, era de couro (ou imitação de couro, no final da guerra) preto. Não marrom, como muitas vezes se vê em modelos. Na África não era incomum os motoristas cobrirem os assentos com alguma espécie de tecido, ou lona. A lona também foi usada, ao invés de couro, no revestimento dos assentos dos veículos alemães no final da guerra, na Europa. O Kubelwagen e o Schwimmwagen são dois exemplos disso.
A capota de tecido era, em linhas gerais, tingida de cor "quase" preta no início da guerra ou deixada sem tingimento algum, isto é, "quase" branca no final, camuflagens à parte. Isto se aplica a todos os veículos militares alemães com capotas de tecido.
Quanto à pintura do interior depende do ano de fabricação do veículo, já que as primeiras unidades do Afrika Korps chegaram na África ainda na cor cinza escuro, sendo os veículos repintados no local dias depois. Existiam Kubelwagens repintados apenas por fora, mantendo o cinza original no interior. Pouco depois, os veículos já saiam da fábrica com as cores específicas para a África. Sugiro pesquisar sobre as cores corretas para cada ano, o tema é um pouco complexo.
O Kubelwagen da Italeri, salvo engano, não é o "modelo inicial" deste veículo (existem muitas diferenças, uma delas é o paralamas traseiro curto, no modelo inicial), portanto pode ser pintado com as cores de camuflagem aplicadas na fábrica, apropriadas para o teatro africano.
Excelentes informação, Mestre!!!
E eu já vi que fiz besteira nuns kitinhos aí, pintando os assentos de marrom!
Mas então, as capotas eram pretas??? Sempre pensei que fossem kaki OU feldgrau...
Vou prestar mais atenção nas próximas!!!
Brumbar, eu também já vi fotos de época em que as capotas parecem cáqui, mas não sei dizer qual a razão disso. Pode ser que estivessem empoeiradas no momento da foto.
As capotas dos veículos alemães eram feitas de camadas de linho, e não de lona. Quanto maior o veículo, e consequentemente maior a capota, maior o número de camadas de linho, que dava o aspecto pesado. O material era tingido e impregnado com uma substancia impermeabilizante. Aplicar tinta por cima não era recomendado, pois isso endurecia o tecido, e a tinta ressecada tendia a rachar. As capotas camufladas, vistas por exemplo em muitos meia-lagartas no início da guerra, eram tingidas também, em duas cores. Mas capotas pintadas com tinta também existiram, aplicada pela própria tripulação. As capotas sem cor nenhuma também eram comuns após algum tempo. O "quase" branco ao qual me referi era apenas o linho (que é branco) impregnado com o tal impermeabilizante, que o deixava com coloração diferente. Olhando com atenção, dá para ver muitas dessas capotas quase brancas em fotos da época.
As capotas parecendo feldgrau são nada mais que as capotas pretas, empoeiradas. Claro que dependendo do uso, tempo de serviço e quantidade de poeira, as variações da tonalidade vistas em fotos são muitas e muitas.
Chagas,
Muito show essa sua exposição em relação ao querido fusquinha.
Tenho um aqui da CMK e o bichinho é uma jabiraquinha e vai dar um bom trabalho para fazer na versão civil ou mesmo militar e que estou querendo montar, mas pelas pesquisas que andei realizando, me parece que não existiu a versão civil para ele na década de 40, pois só encontrei versões militares e as imagens da versão civil são de antes da guerra, acredito que seja de 1938, onde o "titio" está ao lado dele ou fazendo discurso de lançamento, porém, como falei, não se tem mais informação sobre uma linha de produção comercial da versão civil como gostaria de montar e por isso acredito que tenha que montar na versão militar mesmo.
Eu escutei uma história que algumas unidades civis foram entregues para alguns membros do partido no final da década de 30, mas não sei se isso realmente foi verdade.
Graças ao Cledson, eu reli o tópico com mais atenção e me dei conta que o Panzergrenadier se referiu ao VW type 87, que era o fusca 4x4 com chassi de Schwimmwagen e carroceria sedan KDF. Também chamado de Kommandeurwagen. Peço desculpas pelo equívoco!
Muito se fala sobre fuscas no Afrikakorps, mas a rigor nunca foi provado que ele atuou no deserto, durante a guerra. Pode ser apenas um mito.
Mas o que eu escrevi a respeito das cores de assentos, etc., continua valendo.
Valeu pela explicação Carlos já cxorrigi a cor dos assentos.
Abraço