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Boa tarde a todos. 

Geralmente quando monto militaria USA pinto as partes de chassis e suspensão na mesma cor que a carroceria.

Mas neste modelo não achei referências sobre essa parte.

No manual aparece como sendo de outra cor,diferente da carroceria. Por exemplo: a carroceria em XF 60 Dark Yelow,mas a parte da suspensão em outra cor,mas não faz referência em qual cor seria.

Alguém pode me dar uma luz.O kit é Tamya/135.

Desde já agradeço pela atenção

Polimeno

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Polimeno,

As fotos que tenho aqui mostram tudo pintado na mesma cor. Apesar das instruções do kit, não tem motivos para ser diferente, principalmente tratando-se de um veículo fabricado da metade da guerra em diante, conforme o Dark Yellow sugere.

Os veículos alemães recebiam um zarcão ou mínio de fundo (produto anticorrosivo de com avermelhada - tetróxido de chumbo).

Pode optar por ele, dependendo do estágio da guerra.

Abração

Bom dia a todos.

 

Estou pesquisando tanto na internet como no material que eu tenho sobre este assunto, pois estou em fase de montagem de um Sd.Kfz 231 8 Rodas Early  da AFV-35231, e ele tem bastante itens em seu chassi tais como caixa de redução, diferencial etc. Sei que Polimeno e o Chagas são bons pesquisadores, mas até agora o que eu achei foi que apenas as partes externas do chassi seria na cor básica do veículo (RAL 7021 - Panzer Gray, RAL 7028 – Dark Yellow, etc.) e o restante variando de cinza a preto para o chassi e que em alguns componentes como citei com cores diferentes ( como verde para caixa redutoras que encontramos em tanques e semi-track etc.). Como o Nogueira citou achei as cores que ele informa em alguns veículos principalmente o conhecido Primer Red Oxide em interiores, e daí já  como uma observação pessoal,  não veria razão de usar cores de fabricação mais custosas  devido a combinação de pigmentos, em relação à uma cor básica com uma pigmentação/componentes de função especifica de proteção ao material base, e se levando também a curta vida útil do material nos campos de batalha. Alguém teria mais informações a fim de esclarecer ou somar ao nosso conhecimento neste assunto, pois esta deve ser uma duvida de muitos e inclusive na planta do kit que estou montando, não me trás nenhuma referencia.

Um abraço a todos.

Nikiti,

Os meninos do Plasti Brasil tem uma discussão legal:

http://www.forum.plastibrasil.....php?f=47&t=4808

Sou amigo do ex-engenheiro da VW de São Bernardo... conhecido como Primo, ele me deu uma aula sobre o "rustproof" (RAL 8012).

Fez um curso em Frankfurt e me informou da tradição na WWII do zarcão em TODO o veículo.

Mas suas ponderações fazem sentido.

De qq forma eu acredito no "banho" geral para evitar a corrosão rápida 

 

Nogueira, eu tinha esquecido que fui eu que coloquei o assunto no Fórum, quando eu estava mais ativo. Estou repassando aqui o material que eu achei na época (04 anos atras) para tentar contribuir com o assunto. 

PANZER CORES
versão 2.7, 4 de Fevereiro '04
Esta página é para o uso de modeladores que desejam construir réplicas de tanques alemães da Segunda Guerra Mundial. As cores desses veículos têm sido por muito tempo em disputa; a maioria dos veículos em museus foram repintadas desde a guerra. 
Hilary Doyle e Tom Jentz estão trabalhando em um livro definitivo, que utiliza as ordens do Exército original e referências dos fabricantes de tinta do período, para definir e data as cores exatas que foram usadas. 
Sr. Doyle foi gentilmente permitiu que alguns de seus resultados para ser publicado aqui, em grande parte sobre os interiores dos veículos, que têm sido por muito tempo desconhecido.
Tintas e números
Indústria alemã foi pioneira no uso de padrões. Um deles foi o sistema de cores RAL, que ainda está em uso. . No entanto, a sua gama de cores foi alterada em 1953 e únicas fontes de antes dessa data deve ser usado 
quase todas as cores usadas em Panzers foi um numeradas cor RAL, em alguns casos, as cores foram usadas antes de ser adicionado à lista RAL. As latas de tinta reais carregava uma seqüência de numeração diferente, mas os documentos do Exército especificar o mapeamento de números RAL.
Variações do padrão
Pintura em Panzers foi aplicado em uma muito fina camada; o primário subjacente mostrou até certo ponto. Além deste efeito, pode ter havido variações de cor dentro de um número único RAL devido a inconsistências de fabricação; este ainda é um assunto de especulação. No entanto, podemos supor que estes eram pequenos. Documentação mostra que todos os aspectos da fabricação de Panzers foi feito com rigor alemão característica. Uma vez que um veículo havia sido a céu aberto há meses, sua pintura provavelmente teria descolorido, mas os efeitos da poeira e da lama poderia ser ainda mais grave. É bem sabido que nas fases posteriores da guerra uma certa cores de camuflagem poucos foram aplicados no campo depois de ser diluído, por isso grandes variações na aparência dessas cores específicas são possíveis.
Cartilha
Durante a fabricação, todos os veículos blindados alemães foram inicialmente pintado em uma cartilha marrom-escuro vermelho rustproof, RAL 8012 (o hábito de usar cartilha vermelha em todas as máquinas é uma parte da cultura de engenharia alemã). Alguns argumentaram que havia dois tons de primer em uso, pois as referências mencionar vermelho e vermelho-marrom, o Sr. Doyle revelou que ambas as descrições oficialmente remontam à mesma RAL 8012. 
No veículo acabado, compartimento do motor foi muitas vezes deixado nesta cor primer, mas uma exceção que eu vi foi um início de um Tiger, onde os compartimentos do motor e radiador eram cinza-verde (veja abaixo). A cartilha também aparecer em outras áreas sem pintura, por exemplo, provavelmente sob o casco, e às vezes nas bordas das escotilhas, ou anéis torre - mas só se a tinta vermelha era realmente inacessível quando a escotilha foi fechada ou a torre aparafusadas no lugar durante a pintura. Os pintores alemães eram tipicamente completa, e em um caso duvidoso, eles overpaint esta cor vermelha ao invés de deixá-lo sozinho, especialmente no início da guerra. Exemplos de rigor, a superfície superior dentro do nariz de PZ3 cedo e 4 foi pintado, (mas eu vi um Stug3 tarde com a estrutura interna em torno escotilha do comandante deixou no vermelho, embora a escotilha e telhado não foram).
Esta cartilha vermelha foi aparentemente a cor inicial das faixas, mas logo se desgastar-los durante a condução. Fotos de uma fábrica Panther mostrar as faixas pintadas de cor escura, mas já tendo grampos de aço brilhante depois de dirigir alguns metros ao redor do concreto.Faixas foram feitas de aço com alto teor de manganês, de modo que o metal era escuro com uma coloração marrom onde foi resistido.
As duas cores oficiais interior
Para a primeira parte da guerra, e provavelmente antes da guerra, o esquema de pintura oficial para compartimentos da tripulação do tanque determinou que o primer vermelho ser completamente pintado. Havia duas cores utilizadas;. Uma cor amarelo chamado Elfenbein (Ivory) para a parte superior do compartimento, e uma cor cinza-verde para a parte inferior 
Elfenbein foi RAL 1001, que é uma cor de limão luz amarela. No entanto, temos encontrado um único veículo, que parece ter tido isso dentro de cor, uma. Panzer 4 do início de 1941 Embora nenhum registro de uma mudança ainda não foi encontrado, parece que a cor interior foi alterado para um bege claro após esse período. Vários veículos foram encontrados com as mesmas cores bege por dentro, eo Panzer 4 mencionados acima foi repintado bege, provavelmente quando foi upgunned. 
A cor cinza-verde foi RAL 7009. Mr. Doyle teve a oportunidade de comparar alguns dos isso, no Tiger Bovington, diretamente para a guerra cartão de referência de cor RAL: mesmo depois de 50 anos era extremamente similar.
Tintas modeladores equivalente »
RAL 8012 primer, vermelho: Eu ainda não fez coincidir anexact; Humbrol 113 é perto, mas a cor era mais escura RAL. 
RAL 7009, cinza-verde: Humbrol 115 é um jogo quase perfeito 
RAL 1001, marfim: este é o mesmo matiz como Humbrol 74, mas ligeiramente mais pálida. Adicionar uma parte Humbrol 41 a cerca de quatro partes da Humbrol 74. 
desconhecido A cor bege; I combinado que no Tiger 1, misturando quantidades iguais de Humbrol 41 e Humbrol 71. No entanto, não podemos ter certeza exatamente o que parecia. 
ACABAMENTO: este foi entre mate e brilho. Um acabamento semelhante pode ser obtido por overpainting com Humbrol Satin Cote (essas pessoas podem feitiço ?) 
INTEMPERISMO: olhando fotos de interiores, fiquei impressionado com a forma como cada peça de equipamento tem sinais sutis de uso; pintura está desgastado fora alças, cantos e bordas deixando-os escuros, as superfícies superiores são oleosa ou foram obviamente estava ligado, etc n. peça de equipamento parece ser exatamente a mesma cor que o seu vizinho, graças ao desgaste. Painéis de piso são tão oleada e suja que é difícil dizer a sua cor original. Nas partes mais fortemente desgastado do pavimento, as cristas levantadas do padrão são de metal reflexivo.
Eu poderia ver algumas amostras de tinta, por favor?
Eu não acho que haveria um ponto. Monitores de computador são muito, muito raramente, calibrado para reproduzir as cores correctamente.
Interior esquema de cores
Embora não temos muitas medidas de cor, temos bastante algumas fotografias de interiores de veículos. Na parte inferior do interior do tanque, o cinza-verde, coberto apenas sobre tudo . Caixas de transmissão e outros módulos, que eram, talvez, fabricados separadamente, foram encomendados para serem entregues em cinza-esverdeada. Barras de torção, alavancas, eixos de transmissão, painéis de chão (sim, as superfícies superior e inferior) caixas de armazenamento, etc foram pintados uniformemente cinza-esverdeada. 
No final de 1942, os fabricantes foram obrigados a parar de usar a tinta cinza-verde, e deixar o fundo do tanque em sua cartilha vermelha original. Onde quer que cinza-verde tinha sido usado, vermelho iria aparecer em seu lugar. Este foi definitivamente um passo atrás em termos de ergonomia - a tinta vermelha estava bastante escuro. No entanto, o Sr. Doyle encontrou abundância de veículos sobrevivendo provando que esta ordem foi obedecida. Às vezes, ele encontra uma área vermelha inferior com uma caixa de transmissão cinza-esverdeado ou motor torre, porque esses itens foram estocados por algum tempo antes de usar. 
Na parte superior, Ivory do interior, todos os itens do que eu chamaria de "máquinas de trabalho" foram pintados de preto. Isto inclui montagens MG, puxadores móveis, portas de visão, caixas de câmbio e volantes, etc Além disso, parece que todos os pontos de arrumação equipamento foi marcado, à mão ou mais tarde, com decalques. Em ambos os casos a escrita era negro e não tinha fundo. 
Em setembro de 1944, uma ordem saiu de parar de usar a pintura do Marfim e deixar os tanques dentro inteiramente vermelho. Esta parece ser uma total idiotice, mas há sobreviventes panteras e Hetzers com 100% de interiores vermelho. Outras simplificações estavam sendo feitos para a fabricação de tanques, ao mesmo tempo - Zimmeritt foi interrompido, por exemplo. Houve queixas alto, e no final de 1944, a pintura do Marfim foi oficialmente reintegrado. 
A arma principal de um Panzer normalmente seria pintada do Marfim, juntamente com o resto do interior. Armas tanque mais alemã seguiu um desenho muito semelhante, que trouxe várias alavancas de trabalho e interruptores na face direita do bloco da culatra; esta cara ficou como o aço sem pintura, presumivelmente bem lubrificada com óleo de máquina de luz. O interior do bloco de culatra também foi pintada de aço, como foi a alavanca grande, com uma caixa redonda do lado inferior direito dela, mas a maior parte do bloco de culatra foi do Marfim. 
A fronteira entre o Marfim e outra cor (vermelho ou cinza -verde) no interior estava um tanto arbitrária. Exemplos que tenho observado é dado aqui; Torres, todos dentro do Marfim, mas andar da torre a outra cor. Pernas de apoio no chão da torre eram tipicamente pintado em duas cores, com uma linha de corte cuidadosamente pintada exatamente no nível da borda para dentro da torre;. Isso é chamado de "falta de imaginação" 
Para o PZ3 e Pz4; marfim na lateral e traseira paredes até ao chão; chão, munição e caixas de unidade de transmissão a outra cor, também de cor o outro nas paredes inferior do lado direito na frente. A linha divisória na PZ3 e Stug3 foi um suporte conveniente inclinada ao lado do motorista, no Pz4 era uma linha imaginária vertical, a apenas alguns centímetros à frente de onde a freios a tambor cortar o casco. Tiger 1; parte inferior da sponsons foi usado como o limite, e uma imaginária "linha d'água" corria através da parede de volta a este nível, dividindo do Marfim a partir da outra cor. Esta divisão é facilmente visível nas fotos. No Tiger II, parece que os lados foram completamente marfim, e outra cor foi usada apenas no chão, exceto nas placas nariz onde foi 'waterlined "a meio caminho da placa superior. 
caixas de chapa de arrumação em Panzers foram muitas vezes pintado em um negro quase-mate. Depois de ser aparafusada no lugar, eles iriam ser pintado como o resto do tanque, no entanto, se eles tivessem tampas, seu interior pode manter a cor preta. Isso pode ser aplicado em caixas dentro e fora. As grandes caixas de armazenamento da torre, aparentemente seguiu este esquema também. Assentos e proteção headpads parecem ter sido sempre em couro preto, ou de borracha preta, no caso das almofadas menor proteção. 
caixas de junção elétrica eram tipicamente negra, mas, aparentemente, havia uma na torre pintada de uma cor pálida maçante azul. Esta cor também foi aplicado a uma pequena caixa na frente da parede do motor, eo pequeno-mas-cruciais interruptor de segurança de fogo (uma caixa retangular aproximadamente 10cm de comprimento, no lado superior direito do bloco de culatra). Estas caixas azuis eram os acessórios padrão, quase idêntica em todos os panzers eu já vi. 
Os cabos elétricos foram maiores em não pintada (cinza?) luvas de metal tecido, ou eles foram executados através de guias tubulares que foram pintadas como a área circundante. 
As escotilhas tripulação de um tanque são freqüentemente deixadas em aberto no campo, ea última coisa que você quer que seu inimigo é ver um grande círculo branco no meio dos arbustos. Assim, o interior de escotilhas tripulação foram pintados na cor exterior de base durante a fabricação. No entanto, eles raramente parecia o exterior - o exterior seria poeirenta e desbotada, ou repintadas ou camuflada, eo interior do hatch manteria fábrica nova pintura.
Quanto a motores de veículos, o Sr. Doyle "nunca encontrei um, onde você poderia dizer a cor original". Mas parece que o bloco do motor foi deixado sem pintura, e desde que foi geralmente de ferro fundido, afigura-se negro. (O motor original do Tiger Bovington de uma era de uma corrida de produção inicial e tinha um bloco de alumínio.)
Tintas Xtracolour
As alterações feitas ao esquema de cores RAL em 1953 ter lançado a todos nós em alguma confusão. Mr. Doyle agora inequivocamente identificado todas as cores utilizadas antes de 1943, e está perto de identificar os últimos primeiros-guerra cores. Eu teria gostado de corresponder aos achados Mr. Doyle contra um padrão de cor moderna, ou contra todas as faixas disponíveis de tintas de modelagem, mas isso teria levado um bom tempo, e também ele pretende manter algum segredo a informação até que o livro é publicado . 
O que ele me permitiu fazer, é tomar tintas manufactored por Xtracolour, que é um especialista da marca no Reino Unido com o objetivo de reproduzir as cores históricas, e comparar as suas cores de Panzer às referências definitivas, que ele descobriu. Aqui estão os resultados. 
Onde eu digo "jogo muito bom" Quero dizer que a diferença é pequena e poderia, com toda probabilidade, ocorrer entre diferentes lotes de pintura. Onde eu digo "completamente errado" Quero dizer que na minha opinião a pintura RAL não poderia ter essa aparência mesmo depois de intemperismo.
Xtracolour 800 = 7021 = RAL Panzer Cinzento 
jogo muito bom. Um pouco escuro demais Xtracolour 801 = 8002 = Signalbraun RAL (pré-guerra) . Completamente errado Xtracolour 802 = RAL 7016 = Anthracitgrau Não perto -. muito escura Xtracolour 803 = 8000 = Grunbraun RAL (Norte de África) . Completamente errado Xtracolour 804 = RAL 7008 ( Norte da África) Não disponível para testes Xtracolour 805 =? = Dunkelgelb (amarelo escuro) Completamente errado. Use Xtracolour 809 para Dunkelgelb, veja abaixo. Xtracolour 806 = 6003 = Olivgrun RAL (guerra final) jogo muito bom. Deve ser talvez um pouco mais leve e amarelada. Xtracolour 807 = 8017 = Schokoladebraun RAL (guerra final) corresponde Fechar. Precisa ser um pouco mais vermelho. Mas, evidentemente, esta cor RAL 6003 e eram muitas vezes aplicados no campo, de tal forma a alterar sua escuridão consideravelmente. Xtracolour 808 = RAL 8020 = tan amarelo (para o Norte de África) Não é uma estreita correspondência. Xtracolour 809 = RAL 7027 = areia cinza (para o Norte de África) Isto não é um fósforo perto de RAL 7027, mas é uma perfeitacorrespondência com RAL 7028 Dunkelgelb. Xtracolour 818 =? = Cor interior do tanque alemão Isso não é nada como a RAL 1001. Assemelha-se a cor bege dentro do Tiger 1 em Bovington, mas uma melhor adequação pode ser obtida misturando tintas, como descritos acima.

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