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Amigos, estou tentando detalhar meu B25 "Doolittle". E para isso preciso da ajuda dos experts.

 

Descobri que durante toda a viagem a bordo do Hornet e especialmente no lanÇamento dos aviÕes eles estiveram sobre tempo ruim, muita chuva.

Então, precisava de algumas ideias de como criar o efeito de molhado e escorrido em cima do avião, que seria diferente das tradicionais Rain marks, que jÁ seriam desgastes.

No meu caso seriam marcas de Água, ainda presente no avião, no momento a ser retratado.

 

algumas fotos pra demonstrar o que estou tentando reproduzir:

 

 

 

 

 

Como se jÁ não fosse o suficiente terem sido os aviÕes repintados 4 meses antes do voo e mesmo assim apresentarem desgastes, chipping e desbotados, com as linhas de chapa mais escuras por causa da Água e os rebites superiores nas asa esbranquiÇados, ainda tem esse efeito de molhado..

 

AgradeÇo pela ajuda!

 

Um AbraÇão.

 

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Originally Posted by Leo Costa:

tenta verniz semi-brilho

Foi a ideia que me ocorreu, pintar o kit com verniz acetinado, e fazer os escorridos com verniz brilhante. Mas fiquei com medo do resultado.

 

Um Abração.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Leo Costa:

tenta verniz semi-brilho

Foi a ideia que me ocorreu, pintar o kit com verniz acetinado, e fazer os escorridos com verniz brilhante. Mas fiquei com medo do resultado.

 

Um Abração.

Mas acho que é a melhor idéia, mesmo! 

Verniz semi-fosco, escorridos com verniz brilhante e gotas de chuva sobre a fuselagem com cola branca espalhadas com as cerdas de uma escova de dentes. Seria o método que eu usaria.

Abraços

Last edited by Roberto Sisca

testar na sucata!

 

tive problema semelhante ao montar o blackbird, já que ele é cheio de escorridos de combustível. Nele acho que fiz com betume e muita aguarraz.

 

Tem o still water da vallejo, pode dar resultado tb.

Usei esse produto para produzir pequenas áreas molhadas nesse...

 

ScreenShot555

modelo.

 Líquido sobre Stug III

 Liquido sobre Stug III a

 Apesar da foto não deixar transparecer muito, a superfície fica com aspecto brilhante e úmido.

Se fizer todo o processo de envelhecimento adequado ao B-25, nessa missão e nessas condições de exposição às intempéries e colocar esse produto por cima o resultado certamente será de umidade sobre superfícies planas.

Espero que ajude.

Abs.

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Paulão, você está fazendo um diorama ou só montando o kit.

 

Se for só o kit, será que não vai ficar esquisito o modelo "molhado"?

 

Aqui uma foto em que o deck se mostra molhado.

 

Ao contrário do que você colocou, da pintura ser nova, talvez não. Os pilotos treinaram intensamente decolagens em pista curta nestes aparelhos e diversas mudanças foram realizadas para reduzir peso. Então, talvez, a pintura não estive imaculada no momento da missão.

 

Last edited by Mateiro

O site do Chico Miranda tem outras fotos muito boas.

 

Essa outra mostra os aparelhos durante a viagem e a proteção dos motores. O deck, nessa foto, também está molhado.

 

Nessa outra foto, ao contrário do que disse acima, a pintura dos B-25 parecem perfeitas, mas foram feitas antes do embarque.

 

 

Leo costa, Hartmann e Sisca, ótimas dicas. Vamos experimentar.

 

Fabinho, vou tentar com Future, com certeza. Ótima idéia!

 

Artemius, gostei demais desse produto que mencionastes. O Problema é achar aqui no Lizarb...Até onde eu sei, só A Brasil miniaturas tem Mig e esse produto está em falta...O que é uma pena, pois reproduz exatamente o que eu queria fazer.

 

Mateiro, Não é exatamente um dio, mas vou deixar o avião exatamente como estaria na hora da decolagem e estou fazendo uma base pra ele, com uma scção do convés do Hornet. Acho que aí fica legal o efeito "molhado".

Outra coisa: De onde saiu essa última foto?

 

 

A minha pergunta é porque ela contraria tudo o que pesquisei sobre o raid. Realmente os aviões foram repintados 4 meses antes do voo, mas estavam já apresentando desgastes no momento do ataque, pelas fotos que tenho, e pelo vídeo que consegui. Então essa imagem de pintura imaculada não fecha com os relatos. Será que não seria do momento da chegada dos aviões na base de treinamento?

 

Um Abração.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Outra coisa: De onde saiu essa última foto?

 

 

A minha pergunta é porque ela contraria tudo o que pesquisei sobre o raid. Realmente os aviões foram repintados 4 meses antes do voo, mas estavam já apresentando desgastes no momento do ataque, pelas fotos que tenho, e pelo vídeo que consegui. Então essa imagem de pintura imaculada não fecha com os relatos. Será que não seria do momento da chegada dos aviões na base de treinamento?

Descobri. Essa foto não é de nenhum dos aviões do Raid. Ela foi tirada em

Junho de 1942, pouco mais de um mês depois do ataque, na fábrica da North American, mostrando alguns B-25 recém concluídos, e dizendo aos trabalhadores que Shagri-lá, o local mítico citado pelo presidente Roosevelt, de onde sairiam os bombardeiros americanos, era ali, na Fábrica da NA.

 

Brig. Gen. James Doolittle, who led the April, 1942 air raid on Tokyo, addresses a throng of aircraft workers at the North American Aviation plant on June 1, 1942. He said that "Shangri La," the mythical land identified by President Roosevelt as the place where the bombers came from, "is right here in this North American plant."

Fonte:https://www.pinterest.com/pin/172473860703294531/

Eu achei mesmo muito novos e reluzentes...

 

Um Abração.

Last edited by Paulão - Tchwrma

Eu também achei que era gente de mais para serem os envolvidos em um ataque surpresa. Também fico imaginado que eles devem ter treinado e testado até o dia da partida. Não iriam todos para casa enquanto os aviões ficavam na pintura.

 

Sua montagem vai ficar boa. Será um recorte das imagens do ataque. Eu fiz uma coisa parecida com um Douglas Devastator com as asas dobradas sobre uma base de MDF revestida com balsa, formando o deck de voo. Ainda quero umas figuras para formar a equipe de apoio preparando o aparelho para sair.

 

A foto saiu dessa matéria do site do Chico Miranda: O Ataque de Doolittle – A Resposta de Pearl Harbor

Last edited by Mateiro

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