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Olá Renato,

 

Fazer o pigmento mesmo nunca fiz mas há algum tempo no laboratório da faculdade tinha uma pessoa fazendo um experimento de adição de hematita como carga em concreto não estrutural e eu "roubei" um pouco do material. A hematita é óxido de ferro e moído dá um pó de cor marrom escuro avermelhado. Não testei porque estou parado com montagens mas acho que deve dar para imitar ferrugem (acho até que é ferrugem real).

a hematita foi moida num moinho de bolas e deu um pó bem fino que suja tudo onde toca. Eu acho que dá para fazer uma textura na peça com jet e acrílico em pó para dar a rugosidade da peça enferrujada, pintar e depois sujar com esse pó. Não testei mas deve ficar aceitável. Em cima de tinta acrílica eu acho que vai aderir bem, em outras tintas tenho dúvidas.

 

Abs

 

Perini

Last edited by Perini

Então é a mesma composição do pó Xadrez. Provavelmente estes pigmentos que se usa no hobby não passam disso. Os fabricantes compram estes pigmentos e fazem as combinações de cores. Uma caixa com 250 gr de pó Xadrez sai por cerca de R$ 7,00. Sem frete, alfândega, RF, correios e o escambau vale à pena fazer um teste. Também estou sem montar porque estou de mudança, mas assim mesmo farei um teste. Semana que vem posto alguns resultados. Tem também o corante líquido que tem mais opções de cores, mas aí tem que saber com o que misturar para fazer uma massa colocar para secar no forno e lixar para conseguir o pó.


http://www.sherwin-williams.co...roduto/?idProduto=25

Abraço.

Last edited by Renato Ferreira

Olha, sei que na composição de alguns pigmentos vc irá encontrar "terra", minerais que dão as cores e textura as terras> Ex: terra roxa (orgânicos), terra vermelha(oxido de ferro)etc.

No laboratório de Ciencia dos solos da UFLA, no setor de análise de solos, eles passam as amostras em peneiras até que fique um pó muito fino, após as analises estes pós são descartados e vcs precisam ver a quantidade de cores que a "terra" possui, e como são muito finas acho que dariam um ótimo pigmento, bastando para isto a mistura de outros componentes para obtenção de um pigmento que não suporte bem a aplicação de vernizes de fixação.

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