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Pessoal, vou tentar ser bem objetivo já que fui citado, e não quero entrar na polêmica do tópico

De fato, nos últimos meses me dediquei a testar vários aerógrafos para comprar o que se mostrasse com melhor desempenho na minha mão.

 

Dentre estes, testei os H&S infinity e evolution(este com bico 0,20), tamiya hg, iwata hp(infelizmente não consegui um micron para testar), badger renegade velocity e sottar 20/20.

 

Meus testes foram feitos com automotiva diluída na minha proporção de costume( até a mistura atingir a viscosidade do leite) em um recipiente a parte para que os aerógrafos em teste usassem a mesma diluição. Sempre utilizando minha pressão de 8 libras para traçados finos. As pinturas foram feitas em sucatas de kits, pois no papel é sempre mais fácil obter traçados finos por este "sugar a tinta", a absorvendo e evitando mais facilmente o overspray, que para ser evitado no plástico, necessita de uma mão mais firme.Depois de analisar os traços em igualdade de condições, me dava a liberdade de alterar pressão/diluição de um ou outro aerógrafo para se extrair o máximo dele.

 

E na minha modesta opinião, o aerógrafo que fez os melhores traçados, sem necessidade de diluir demasiadamente tinta a ponto de ficar aguada, prejudicando a cobertura, foi o infinity. Somado a fato de ter um precisão de gatilho absurda( só o iwata se iguala na minha opnião) e o quick fix, que embora eu quase não utilize, é muito confortável para cobrir áreas maiores de camuflagem com traçado fino. Pra mim o Infinity é "O" aerógrafo!

 

Gostaria de citar que embora a ergonomia seja muito pessoal, também ficou claro nos testes que no sottar, a pequena distancia entre o gatilho e a ponta do bico oferece uma empunhadura sensacional(a melhor na minha opnião)É como escrever segurando a caneta proximo da ponta(sottar) e depois escrever segurando na metade de seu corpo(demais aerógrafos)

Também gostaria de frisar que o gatilho do infinity se mostrou mais presiso que o do evolution, embora se pareçam e o do infinity dá a impressão de ter sido um projeto visando mais o design que o desempenho....Até a regulagem da rigidez do gatilho é melhor no infinity, proporcionando em suma, um desempenho ligeiramente superior, que na hora de fazer traçados ultra finos, promove uma grande vantagem e praticidade em conseguir bons resultados.

 

Aproveito para lhes afirmar uma análise interessante: Para quem conhece meus trabalhos, todos pintados com meu velho badger 100, podem ter certeza que a qualidade de pintura e overspray não vão se alterar devido a aquisição de um aerógrafo superior como o infinity. Mas tudo que eu já fazia com o 100, agora eu faço com muito mais facilidade. É aí que o investimento se justifica na minha opinião.

 

abrs a todos

 

 

 

Last edited by alexandre ce

Ótimas colocações Alexandre.

 

Sem dúvida, "clareou" muitas incógnitas de funcionamento de ambos.

Como citou no final de suas colocações, o equipamento não muda a questão do overspray e sim o usuário tirar o máximo da máquina que está na sua mão, literalmente.

Obrigado.

 

 

[]s!!!

Grande Alexandre

 

Este Infinity que você testou estava com que bico?

 

Qual foi o HP que você usou?

 

O seu ultimo paragrafo resume tudo, fez as belezas de modelos que fez usando um aerógrafo bem mais simples dos que os citados aqui.

 

Como eu já disse algumas vezes aqui, aerógrafo não muda significativamente  o resultado, mas pode te dar mais conforto para obtê-lo.

Last edited by Augusto

Fala Augusto!

 

O infinity testado foi com o conjunto 0,15 e o Iwata era um HP-C Plus.

 

Alguns amigos próximos que montam aqui em casa, acharam até um consumismo meu comprar o infinity, pois a finura do overspray alcançada com um badger 100 na pressão e diluição corretas somadas a uma mão firme e bem treinada, já era algo tão fabuloso, que mais fino que aquilo, melhor isolar de vez

Só que o conforto do gatilho, facilidade na obtenção do traçado sem entupir nenhuma vez e cobertura rápida de superfície sem exigir uma diluição tão severa da tinta, justificam em muito para mim o investimento de R$ 600 que fiz no infinity para ter o mesmo resultado do badger 100 de forma bem mais prática.

 

 

 

 

 

Last edited by alexandre ce
Originally Posted by Augusto:

Como eu já disse algumas vezes aqui, aerógrafo não muda significativamente  o resultado, mas pode te dar mais conforto para obtê-lo.

Bem lá atrás, quando eu criei o tópico, a intenção era de ter uma opinião sobre o equipamento da H&S com o corpo em alumínio. Justamente para... obter conforto, uma vez que a situação não é a melhor no momento (dor na mão e etc). De tudo que eu li e agradeço muito todos os comentários, em especial os voltados para o teor do que eu perguntei, consegui tirar o que eu queria.

 

Tenho 5 aerografos (já tive mais), Os pé de boi da Badger (100g com bico e agulha finos e 200g com médios), um Badger Velocity (que comprei de vc que me lembre), um Gatti AG-2  e um Lince L1500.

 

Bem, eu uso 90% do tempo os Badger 100 e 200g. Com o Velocity eu tenho o mesmo resultado e não sinto o mesmo conforto, lembrando/concordando que a sensação de conforto varia de caboclo para caboclo.  O Lince usei uma vez e o Gatti eu não uso mais, guardo apenas como um tesouro (em perfeito estado e com peças de reposição), pois acho ele muito bonito. Mas conseguia a mesma coisa quando usava, pelo menos para o que eu queria fazer. E ele é muito, mas muito confortável, em meu ponto de vista.

 

E tudo se resume à isso que vc colocou, o caboclo quer é conforto. Eu quero. Tenho $$ pra comprar e vou ser feliz . Quanto ao comentário sobre o Iwata... bem, possívelmente eu vou comprar também.

Apenas para encerrar aquela duvida sobre o corpo dos H&S, todos devem concordar que aço é um material que sofre atração magnética, assim se o corpo dos H&S fosse de aço, um ímã se prenderia ao corpo

 

 Pois é...

 

Last edited by Augusto

O infinity testado foi com o conjunto 0,15 e o Iwata era um HP-C Plus.

 

 Se o caso era testar quem faz melhores traços finos a comparação foi injusta, O C-Plus tem o bico 0,3mm, não é o mais indicado para detalhes, comparar com o Infinity com um bico com a metade do diâmetro foi maldade.

 

O Custom Microm tem um bico 0,18, mas se você testasse um HP-B ou mesmo um HP-BC, com bico 0,2mm, que são os que eu tenho,  aposto que sua opinião não seria a mesma

 

Me lembra desta história se você aparecer por aqui este ano, que eu levo os meus para você testar, isso se já não tiver comprado o Infinity, ai não levo. Não vou querer ver sua cara de arrependimento.

 

Ps. Antes que alguém fique nervoso, claro que o Infinity será uma excelente compra, só que o Iwata era uma melhor.

Last edited by Augusto
Originally Posted by Augusto:

Apenas para encerrar aquela duvida sobre o corpo dos H&S, todos devem concordar que aço é um material que sofre atração magnética, assim se o corpo dos H&S fosse de aço, um ímã se prenderia ao corpo

 

 Pois é...

 

Realmente o russo se enganou. O corpo dos aerógrafos da  H&S é feito de um bloco de Latão(Brass), com um banho químico de Cobre e outro de Níquel, nas versões normais. E por essa camada de níquel descascar e/ou causar alergia em alguns usuários,  o fabricante criou o tipo CR, que além de tudo o anteriormente mencionado, também leva uma camada de cromo, aplicada eletrostáticamente para ficar mais grossa.

E esse Latão, apesar de ser de 1ª qualidade, é derretido dentro da própria fábrica, onde são feitos os tarugos de latão que serão torneados um a um.

O que causa a excepcional qualidade dos aerógrafos deles, é a extrema precisão com que são fabricados.

Ao continuar as pesquisas sobre o assunto encontrei essas informações no site da H&S:

http://www.harder-airbrush.eu/...men-philosophie.html

 

Peço desculpas ao Rodrigo por ter complicado o tópico dele. Claro que no caso que ele mencionou(Tendinite) é imprescindível um aero mais leve. Isso deve ficar sobre qualquer uma das outras características dos aeros.

 

Um Abração.

 

Originally Posted by Luft46:

Iwata custom micro  qualquer coisa, badger sotar 20/20, Infinity, Evolution, Grafo, Paasche, Testor, xinglings...tenho ou ja tive todos.

 

 

Tendinite? Sim tenho.

 

Solucao?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este cara é o Salvador Dali do design

Show de bola.

Gostaria muito de experimentar este modelo do Colani

Quem sabe um dia.

 

 

[]s!!!

 Não importa o quanto eu argumente, não importa o quanto eu disserto sobre testes executados, não importa o quanto eu procure referências na net, O Sr. Augusto nunca aceita, e sempre questiona.

 

 

Realmente o russo se enganou

 

 

Entenda que não tenho nada pessoal contra você, apenas eu gosto de argumentar enquanto não estou convencido, o tópico dos compressores já devia ter te mostrado isso.

O corpo dos aerógrafos da  H&S é feito de um bloco de Latão(Brass), com um banho químico de Cobre e outro de Níquel, nas versões normais. E por essa camada de níquel descascar e/ou causar alergia em alguns usuários,  o fabricante criou o tipo CR, que além de tudo o anteriormente mencionado, também leva uma camada de cromo, aplicada eletrostáticamente para ficar mais grossa.

 

 

 

Para mim é conversa para boi dormir, estão encobrindo uma falha de acabamento com esta história de alergia. Meus Iwata tem anos de uso, o acabamento esta perfeito e não paguei nada mais por isso. Estão empurrando para  consumidor um problema deles, se quer um acabamento que dure pague mais caro?

 

 Nem nos aerógrafos chineses eu vi este problema acontecer.

 

 

 

 

Saudações quaresmais gurizada!

 

Tchê! Nunca usei os 'balas', no entanto, atualmente uso este do link: http://precisiongermanairbrush.com/hansa381black.html

 

E estou muito satisfeito, inclusive havendo oportunidade de negócio com este H&S 281 black, eu faria.

 

Certamente vou 'chover no molhado', mas fui descobrir a pouco tempo e pelo caminho da dor(se é que me entendem, he,he).

Para o 'guasca' nunca desmontar seu aerógrafo, o índio-veio precisa usar o tinta e diluente do mesmo fabricante.

 

Abc

Chaves 

O desenvolvimento de alergia ao níquel é um fato bem conhecido na indústria de galvanoplastia, em especial na de bijuterias. Por outro lado, usualmente o acabamento leva uma camada bem fina de cromo. Entendo que o preço varie em função da aplicação de uma camada de boa espessura, ao contrário da outra, que é basicamente um flash.
Originally Posted by Sidney:
O desenvolvimento de alergia ao níquel é um fato bem conhecido na indústria de galvanoplastia, em especial na de bijuterias. Por outro lado, usualmente o acabamento leva uma camada bem fina de cromo. Entendo que o preço varie em função da aplicação de uma camada de boa espessura, ao contrário da outra, que é basicamente um flash.

Eu não duvido da alergia, duvido da desculpa. Acho que usaram isso para vender o mesmo aerógrafo mais caro. Se a alergia níquel é um fato conhecido e o produto não prevenia, como devia, este problema, eles deviam ter assumido isso e consertado o produto e não repassar o custo para o consumidor como se fosse alguma vantagem.

Bem, a resposta é extensa e acho que não interessa à maioria aqui.

 

Basicamente, o preço deve ser maior porque a camada de cromo é mais espessa. E, provavelmente, é mais espessa para melhorar a resistência ao desgaste, e não para prevenção de alergias. Apenas quis deixar claro que existe alergia ao níquel, não é uma invenção. Nem sei de onde veio a conversa de que, no caso do aerógrafo, é por isto que aumentaram a camada, pois seria um tiro no pé. O problema em geral acontece com revestimentos de baixa qualidade.

 

Fico por aqui, pois não é o objetivo do tópico. Quem tiver interesse em discutir isto, fico à disposição em PVT.

 

[  ]s

 

Sidney

Last edited by Sidney
Originally Posted by Augusto:

O infinity testado foi com o conjunto 0,15 e o Iwata era um HP-C Plus.

 

 Se o caso era testar quem faz melhores traços finos a comparação foi injusta, O C-Plus tem o bico 0,3mm, não é o mais indicado para detalhes, comparar com o Infinity com um bico com a metade do diâmetro foi maldade.

 

O Custom Microm tem um bico 0,18, mas se você testasse um HP-B ou mesmo um HP-BC, com bico 0,2mm, que são os que eu tenho,  aposto que sua opinião não seria a mesma

 

Me lembra desta história se você aparecer por aqui este ano, que eu levo os meus para você testar, isso se já não tiver comprado o Infinity, ai não levo. Não vou querer ver sua cara de arrependimento.

 

Ps. Antes que alguém fique nervoso, claro que o Infinity será uma excelente compra, só que o Iwata era uma melhor.

É claro que vou para APRJ de novo! Só se deus não permitir. Aí conheço a sede de vocês e faço a prova Iwata x Infinity

Agora convenhamos que seria no mínimo estranho um aerógrafo 0,20 ou 0,18 ter desempenho superior a um 0,15? Fiquei tão grilado que ontem antes de falar qualquer coisa aqui entre os dois, liguei para meus amigos proprietários dos 2 evolution que testei, já que o infinity se mostrou superior a estes, mas aí descobri que ambos os evolution eram 0,20.

 

Somado a minha opinião de que, o gatilho dos iwata que tive e mãos são precisos, mas não passam nem perto do conforto e maciez do gatilho do infinity....Acho difícil me arrepender....mas sou o cara mais sem besteira quanto a isso! Não sou patrocinado pela H&S e se estranhamente o iwata tiver um desempenho melhor que o infinity (só acredito vendo e testando) no outro dia compro um iwata pela net!

 

Originally Posted by Augusto:

Esse 281 é um aerógrafo que eu gostaria de testar, tem um sistema diferente, funciona como uma pistola, você puxa o gatilho um pouco e abre o ar, puxa mais e começa a sair a tinta.

Saudações modelísticas Augusto!

Tchê! Suponho que o traço do 281 seja para pintar 'cílios', pois penso fazer bastante peripécias com o traço mais fino do 381.

Quanto a sensação de pintar com o bichinho, pela minha experiência prática com as seguintes ferramentas: TORRE BRASIL, WESTERN, STEULA(farinhas do mesmo saco), SAGYMA-PRO sw130k e o LINCE.

É muito superior, vale o investimento

Abc

Chaves

Voltei ao plasti há pouco tempo com um Tamiya HG 0.3, agora estou com um Evolution Solo (0,20) e um Iwata HP-CP (0,30), estou plenamente satisfeito com os 2 que se completam em termos de trabalho. Quase comprei um Iwata CM agora no começo do ano, mas desisti. Próximo investimento agora será apenas um jogo de agulha 0,15 para o Evolution, e pronto. Como futuro economista sou apegado a optimização dos recursos existentes. 

 

Minhas impressões:

 

 

Harder: excelente engenharia, gatilho maravilhoso, excelente desempenho, excelente disponibilidade de peças/manutenção, confecção em aço alemão é papo furado, quanto ao acabamento/proteção cromado... é medíocre. Concordo plenamente com o Augusto neste quesito. Uma vergonha o Harder comercializar uma versão de cromado aceitável (CRplus) querendo cobrar a mais por isso, se bem que até numa tampa fajuta eles cobram. Garantia de caixa são 2 anos.

 

Iwata: excelente engenharia, gatilho muito bom, excelente desempenho, boa disponibilidade de peças/manutenção, acabamento primoroso com excelente acabamento/proteção de cromo, desempenho excelente. Garantia de caixa são 5 anos.

 

Evolution vs. Infinity: o gatilho do Infinity é melhor no ajuste de pressão (horizontal), quanto ao traço e atomização acredito que o Evolution com capa aberta somada ao jogo de agulha 0,15 tenha o mesmo desempenho.

 

No meu caso os que tenho estão de bom tamanho e ainda tenho muito, muito mesmo, do que obter deles.

Já para mestres que montam e pintam em estado de arte como o Alexandre, são ferramentas que são exploradas ao máximo no que estas podem oferecer, ai sim pequenos detalhes de desempenho fazem diferença.

 

Mas o que realmente importa no caso do Rodrigo é a ergonomia e o peso, nisso esse Harder é a pedida. Caso compre, aproveita para fazer um Review.

 

Last edited by Boris

Lembrando que amônia pode danificar os aerógrafos!

 

 

https://sites.google.com/site/...irbrushtips/cleaning

 

Ammonia

Ammonia will dissolve dried acrylic paint, but don't use it on an airbrush.  Most airbrushes are either nickel or chrome plated brass.  Ammonia doesn't have much effect on nickel or chrome, but the problem is that these coatings are porous or have micro cracks in them.  Anyone old enough to remember when cars had real chrome bumpers knows that they got rusty after a while.  That's because moisture leaked through the plating and reached the steel underneath.  Brass is affected by ammonia.  In effect, it begins to crumble.  And, when it does, the plating will flake off and look ugly.


A lot of people use a window cleaner, like Windex, that contains ammonia to clean their airbrushes after spraying acrylic paint.  Apparently, you can get away with this because the amount of ammonia is small.  But, I would always flush with clean water after using it.  And, there are other safer cleaners for acrylics that are a better choice.

 

 

http://www.airbrushguru.com/cl...g-your-airbrush.html

 

  • Do NOT use any cleaning solution with ammonia in it.

    Ammonia is a great cleaning solvent for water based paints, however, ammonia doesn't like brass or chrome.  This means an icky green substance will build up inside your airbrush (brass core) and the exterior chrome plating will peel off.

 

http://www.airbrushguru.com/FA...oak-my-airbrush.html

 

The airbrush's brass core reacts with ammonia.

Any cleaning solution with ammonia, like Windex, creates this ugly, greenish-black, icky crud on all brass surfaces.  Soaking simply gives the ammonia more time to cause problems with as many brass parts as possible.

 

 

Sidney

 

A alegação de que é por causa da alergia, é da propria H&S

 

 

 The advantage is primarily the reduction in the allergy risk. Contact between nickel coating and hand perspiration can lead to an allergic reaction amongsome users.

Originally Posted by Augusto:

Sidney

 

A alegação de que é por causa da alergia, é da propria H&S

 

 

 The advantage is primarily the reduction in the allergy risk. Contact between nickel coating and hand perspiration can lead to an allergic reaction amongsome users.

Bem, em minha opinião, é um tiro no pé. Embora tenham sido bem genéricos no que afirmaram (redução no risco da alergia), o fato é que estão dizendo que o produto não é totalmente seguro. Talvez o objetivo primário seja, de fato, se protegerem de eventuais processos.

Ô Rodrigo,

 

Vc esteve com esse aerógrafo na mão aqui em casa... Tá maluco?

Achei algumas colocações sobre o peso dos aerógrafos no mínimo engraçadas. Vou pesá-los para tirar as dúvidas...

 

Estou convencido que o principal fator para pintar pentelhices confortável e repetidamente é a distância entre o gatilho e o bico do aerógrafo (como já mencionado aqui pelo Augusto, acho), principalmente para modelistas mais velhos, se é que vocês me entendem. Não há como pintar detalhes/linhas finas por muito tempo com o aerógrafo em balanço, principalmente os mais pesados. Nesse ponto, mesmo o Infinity e o Iwata tiveram que adotar uma solução meia-boca (não tem muito jeito).

Tenho um híbrido Evolution/Infinity com bico de 0,15 que uso diversas vezes, e honestamente não entendo o que falam tanto desse aerógrafo. É um ótimo aerógrafo, e só.

 

Ergonomia é muito importante. A maior parte dos aerógrafos que já usei era desbalanceado (muito peso na frente). Alguns fabricantes, para compensar isso, incluem uma cauda de latão em lugar do Alumínio para equilibrar, aumentando o peso total.

 

Quanto ao diâmetro do bico, não se iludam: agulha de 0,13 (Super 63)/ 0,15 / 0,18 / 0,20 e 0,21 mm não fazem diferença em modelismo. Sua mão, diluição e pressão fazem muito mais. Além disso, alguns aerógrafos possuem bico muito fino, mas o padrão de atomização não é o bicho. O muleque vai lá e compra porque assim ele tem um aerógrafo com 0,XX mm de bico! O que nós chamamos (erradamente) de 'overspray' não é aquela cagada sobre ou sob o mascaramento, mas o tamanho da faixa compreendendo desde onde a tinta deixa de cobrir completamente até onde não cobre mais. A largura dessa faixa é muito mais importante que o diâmetro do bico, pois se for pequena indica que a atomização é boa em toda a área. E é um teste fácil:

 

Overspary

 

Enfim, se você treinar muito, vai fazer maravilhas com uma bomba de flit. Por que temos tantos adeptos de Badger 100 no Brasil? Porque esse modelistas usaram só ele durante anos - é natural que tenham masteriazado seu uso.

PS: Conselho a todos: se você gosta de usar Vidrex e produtos à base de amônia para limpar tinta acrílica, fique longe de H&S e Grex.

 

Rato Marczak

www.ratomodeling.com

 

Acho que eu testei foi o teu Sotar, Rato, não o Infinity. 

 

Muito boa tua explicação, padrão Rato. Sábado eu fui apenas cobrir com preto um kit 1:72 antes de aplicar Alclad. Parei três vezes, a dor tem ficado muito desconfortável. Olhando tua explicação, o mais lógico nem é tentar outro aero, e sim pintar em pequenas etapas. 

 

Abs

Evolution com interior de Infinity. Vc conferiu o Evolution!!! Não testou nada, só olhou, lá em casa.

 

Quanto ao seu problema, talvez vc se adapte bem àqueles aerógrafos de plástico, tipo Testors/Aztek. Vc já tem aerógrafos convencionais. Eu investiria num gatilho tipo pistola. Recomendo este:

 

http://www.grexusa.com/grexair...s.php5?id=Tritium.TG

Não brinque com isso, ou logo, logo vc não vai conseguir nem juntar duas peças de um kit...

Abraço

 

Rato Marczak

www.ratomodeling.com

 

Originally Posted by Augusto:

Rodrigo

 

Que coisa chata isso, você já experimentou algum aerógrafo tipo pistola? Como a empunhadura é bem diferente, talvez fosse menos incomodo.

 

Vou tratar de experimentar. Meu medo é que me limite um pouco os movimentos na hora de fazer traço e ponto, mas é questão de experimentar pra saber. Valeu!

Rodrigo, eu também penso que deve ser difícil fazer linhas finas e aquelas pequenas manchas. O Bret Green usa aerógrafo de forma mais estranha que eu já vi e faz um excelente trabalho. Talvez seja um questão de se adaptar.

E eu lendo isso tudo, só sei que entendo mais de compressores que aerografos, realmente sou noob mesmo kkkkkkk, enquanto estou cada dia mais aprendendo e descobrindo coisas sobre compressores, montando e arrumando agora os dos outros, percebo que nao sei nada alem de usar e desenhar com aerografos, sobre bicos, espessura, overspray, peças, e etc eu realmente depois desses tópicos vi que preciso me especializar no assunto agora.

Mas uma coisa que eu aprendi muito, e que um aerografo que deve ter na minha coleçao futura concerteza vai Ser O Hs Infinity CR Plus 2in1

e o Infinity X CRplus – Meinrad M. Froschin Edition,

Concertezah nao vou me arrepender de ter os dois.

Só preciso descobrir como comprar na Chicago airbrush

Originally Posted by Augusto:

Esse 281 é um aerógrafo que eu gostaria de testar, tem um sistema diferente, funciona como uma pistola, você puxa o gatilho um pouco e abre o ar, puxa mais e começa a sair a tinta.

Eu tenho um e vou ao salão de vcs. Se quiser...

 

Hoje aprendi o que é (de fato) overspray. Uma explicação técnica é sempre superior.  

 

Comentando um pouco sobre o Hansa, nas primeiras vezes que usei senti um pouco de dor nos músculos tenares (a base do polegar). Não sei se: a) pela falta de costume com o acionamento, b) pelo balanço ser diferente, c) por estar desregulado com o gatilho pesado demais. Logo passou, mas coincidiu de eu desmontá-lo todo para limpar (comprei usado) e regular. Hoje eu o acho mais confortável de usar que os Badger por não ter que fazer o movimento de pressionar o gatilho.

 

O que gosto nele é que consigo regular em que ponto do curso o ar começará a sair, e a rigidez do gatilho. Aposentei o Omni 3000 e ele se tornou meu aerógrafo principal.

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