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OlÁ pessoal,

AlguÉm jÁ trabalhou com impressora 3D?

 

eu pergunto porque a Universidade onde estudo comprou uma e o pessoal do laboratÓrio vai comeÇar a aprender a usar.

Como conheÇo um dos que vai operar acho que vou conseguir "bisbilhotar".

gostaria de saber onde posso encontrar alguma informaÇão inicial.

Minha primeira dúvida É como crio o arquivo com os dados para impressão de um boneco por exemplo. Precisa de um scaner 3D?

 

Se alguÉm puder dar um auxÍlio agradeÇo

 

 

 

Perini

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Google 3D Warehouse

sketchup.google.com/3dwarehouse

The Google 3D Warehouse is a free, online repository where you can find, share, store, and collaborate on 3D models. The easiest way to share your model of a place with the millions of Google Earth users is to upload it to the Google 3D Warehouse.

Guacyr,

 

 Estes modelos gratuitos para download em geral são voltados para animação e não são adequados para impressão. A diferença é que em animação, apenas a aparência importa. Em impressão 3D, existem alguns aspectos de fabricação que precisam ser levados em consideração, tais como espessura de paredes, resolução dos detalhes, tipo de material a ser impresso, etc.

 

Perini,

A criação do modelo 3D é feita em um software de modelagem. No mundo da modelagem, existem duas correntes de produtos:

  - Software de CAD (Computer Aided Design) Mecânico: Voltado para criar formas exatas, seguindo dimensões específicas. Recomendado para projeto de máquinas em geral.

  - Software de Modelagem livre: Permitem criar formas livres, sem se preocupar muito com dimensões exatas. Recomendado para modelagem de forma ôrganicas, tais como pessoas e animais.

 E os produtos mais avançados oferecem funções híbridas entre as duas filosofias. Eu, como bom engenheiro, prefiro trabalhar com o primeiro, mas tem coisas que demandam modelamento livre mesmo no mundo mecânico (como a superfície de um carro, por exemplo).

 Como tudo nessa vida, os melhores produtos são pagos e caros. O meu software favorito é o CATIA. Mas existem algumas opções razoáveis gratuitas.

 Para o primeiro tipo de modelagem, vc pode dar uma olhada nesses:

 - Autodesk 123D

 - DesignSpark

 Para modelagem livre, recomendo dar uma olhada nesses:

- Blender

- Sculptris

 

Um scanner 3D é apenas necessário se vc quiser fazer algum tipo de engenharia reversa ou para gerar algum modelo rapidamente a partir de um protótipo ou mesmo de uma pessoa. Mas não é essencial para se trabalhar com impressão 3D.

 

Se tiver mais alguma dúvida, é só avisar.

 

Abraços

Glehn

 

 

 

 

Olá,

 

Desenvolvi alguns kits com um amigo na Irlanda (Mirror Models/LZ Models) onde as peças (protótipos) foram feitas em impressora 3D.

Mesmo esta impressora sendo de alta-definição, as peças não saem 100% lisinhas... se olhar com uma lupa, ficam finas estrias das camadas, inerente do próprio processo de fabricação das impressoras.

Quanto maior a resolução, mais finas serão as estrias!

Mas nada que um leve acabamento (ou primer) não consiga resolver.

Resumindo, para protótipos uma 3D é excelente, para peças finais tem a questão das estrias.

 

Soft para desenvolvimento = Solid Works ou AccuTrans3D

 

Abs!

Last edited by Marcus

Galera tem uma coisa que eu não entendi ainda. É o seguinte, depois de"modelado" no software escolhido, é necessário mas algum programa para "importa-lo" pra a impressão? No caso eu to usando/aprendendo o zbrush.

Sim e não... vamos lá: as impressoras já tem um soft que as gerenciam, e geralmente é em linguagem máquina (controle numérico - CAN).

Para imprimir algo nelas, o arquivo gerado (salvo) durante o projeto, tem que ser compatível com esta linguagem, assim, softs como Accutrans, Solid Works, Catia e outros já geram o arquivo próprio para imprimir. Caso seja um soft diferente, terá de ser feito uma conversão para arquivo correto.

 

Abs!

Acrescentando ao que o Marsal respondeu, o formato padrão mais utilizado é o STL. É muito provável que o zbrush tenha a opção de salvar neste formato.

Mas em software de modelagem livre, como é o caso do zbrush, é preciso tomar alguns cuidados adicionais para que o arquivo STL gerado seja imprimível. Normalmente nos softwares de CAD mecânico eu acho isso um pouco mais fácil, pois é mais transparente. Mas nos softwares de modelagem livre, normalmente vc manipula o modelo no nível da malha e, sem querer, pode acabar criando algum problema, como por exemplo gerando um sólido non-manifold (algo que pode existir matematicamente mas não existe no mundo real e portanto não é possível de ser fabricado por impressão 3D - dê uma olhada no google para ver alguns exemplos).

 

Existem alguns softwares especializados em fazer pequenos ajustes, tais como, ajustar a escala, arrumar as normais e as arestas non-manifold, etc. Procure por MeshLab, por exemplo.

 

A questão da escala é importante. O formato STL não especifica unidade de medida. Quando vc exporta, normalmente o sistema deveria perguntar em qual unidade de medida vc deseja gravar e então converter as dimensões adequadamente. Mas nem todos softwares fazem isso, o que pode causar uma certa confusão com o tamanho do arquivo. Não conheço suficiente do zbrush para saber as opções de exportação em STL, mas lembro que quando brinquei com o Sculptris (que é uma versão simplificada e gratuita do zbrush) ele não dava opção alguma. O STL gerado por ele eu precisava abrir no MeshLab e ajustar a escala para que as dimensões ficassem corretas.

 

Abraços

Glehn

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