Esse furo, buraco, entrada ou sei lÁ como chama, na proa abaixo da linha d´Água? E para que serve?
AbraÇo.
João
Esse furo, buraco, entrada ou sei lÁ como chama, na proa abaixo da linha d´Água? E para que serve?
AbraÇo.
João
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Esse furo tem "hélice de manobra", que faz o deslocamento lateral do navio...
Fortunati
O helice de proa e usado para auxiliar nas manobras à baixa velocidade.
Estes hélices, pois em marinha hélice é macho, são para manobras de porto, assim não necessitam de rebocador para descolarem do cais, servem até para fazer 360, muitas vezes necessário em alguns portos, mesmo assim por necessidade de segurança um rebocador acompanha, os navios de cruzeiro modernos todos são assim.
...os navios de cruzeiro modernos todos são assim.
De verdade, os modernos, modernos, modernos mesmos, usam o AZIPOD (Sistema Azimutal de Propulsão):
Leme e motor na mesma peça. AziPods propulsionam e direcionam.
Ideal para navios de passageiros porque produz níveis muito mais baixos de ruído e de vibração, assim os passageiros podem desfrutar de padrões mais elevados de conforto.
Maior flexibilidade no design dos compartimentos destinados à motorização (menos espaço ocupado pelas máquinas convencionais). Mais espaço para passageiros e carga.
Que tipo de propulsão ess"E"s hélices (Macho porque é Marinha) têm???
Não tem espaço para um motor !!!!!!!!!!
Seriam elétricos???
Tem motor sim, tá dentro do casco, ao lado do túnel.
No link que coloquei acima mostra. Reproduzi a imagem aqui.
Valeu, pessoal,
As informações foram bastante úteis. Não sabia desses detalhes.
Grato.
Um abraço à todos
João
os navios de cruzeiro modernos todos são assim.
Nem todos. o Costa Fascinosa, um dos maiores e o mais novo da empresa Costa, ainda utiliza o estilo tradicional com eixos [assim como o novíssimo Costa Diadema].
Putz! Gostei desse tópico. Aprendi mais uma. Valeu, pessoal!
Puxa, que legal isso!
Nem imaginava! (não entendo NADA de embarcações)
os navios de cruzeiro modernos todos são assim.
Nem todos. o Costa Fascinosa, um dos maiores e o mais novo da empresa Costa, ainda utiliza o estilo tradicional com eixos [assim como o novíssimo Costa Diadema].
Tem sim, 6 deles, 3 na proa e 3 na popa...
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...os navios de cruzeiro modernos todos são assim.
De verdade, os modernos, modernos, modernos mesmos, usam o AZIPOD (Sistema Azimutal de Propulsão):
Leme e motor na mesma peça. AziPods propulsionam e direcionam.
Ideal para navios de passageiros porque produz níveis muito mais baixos de ruído e de vibração, assim os passageiros podem desfrutar de padrões mais elevados de conforto.
Maior flexibilidade no design dos compartimentos destinados à motorização (menos espaço ocupado pelas máquinas convencionais). Mais espaço para passageiros e carga.
Estes sistemas de propulsão, realmente ultra modernos, havia lido que são de origem russa, oriundos dos sistemas de propulsão dos submarinos deles.
Quase nada entendo navios, mas servi como fuzileiro, e agora como agente de viagem, sou sempre convidado para as chegadas de navios de cruzeiros de todas cias que atuam no Brasil, e quando vou, tenho aulas sobre o navio, além das maquetes enormes expostas do mesmo em cada um.
Seria de estranhar se navios novos não tivesse estes hélices laterais, que reduzem custos de manobras com/sem rebocadores, pois em muitas paradas não tem o recurso rebocador e a hora dele é cara também, mesmo os que tem propulsão Azipod acho que tem os laterais na frente.
O AZIPOD foi idealizada pela STX Finland Oy, empresa naval finlandesa, e projetada e construída pela ABB Group, empresa suíça, especializada em robótica, automação, energia, etc. , e sua primeira aplicação foi com motores elétricos no navio quebra-gelo finlandês Seili, em 1980.
Os que usam AziPod podem fazer uma mistura dos sistemas, como o Quem Mary 2 (veja vídeo abaixo entre 1min15s e 3min15s), que usa Azipod e 3 motores de proa, e alguns usam Azipod na frente também.
Diferentes e gigantescos sistemas de propulsão...
Milan,
Os "Costas" são novos, mas projetos antigos.
Se o Costa Concordia tivesse AziPod, não teria colidido...
"Dados de navegação do navio Costa Concordia, que naufragou na semana passada na costa da Itália, mostram que os sistemas de pilotagem da embarcação estariam com problemas antes mesmo da colisão com a rocha que a levou a pique. No vídeo, é possível ver o cruzeiro se aproximando do litoral em alta velocidade e realizando a curva esperada tarde demais.
A falha é ainda mais evidenciada com a descoberta de que, para virar a embarcação, o sistema do Costa Concordia não utilizou seus dois propulsores mas sim o leme, que nem mesmo foi ativado com a potência necessária. Os dados da caixa-preta da embarcação ainda não foram liberados e, no futuro, devem comprovar ou derrubar essa hipótese."