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Eu pensei em duas coisas:

 

Poderia ser um reservatório para fluido de freio, já que se ficasse na parte de baixo, ficaria vulnerável as pedras, embora nessa posição à frente do radiador, eles também fique bastante exposto a um tiro ou a uma colisão...

 

A outra possibilidade seria um fluido anti-congelante. Daí vem a pergunta: Mas no deserto? Não se esqueçam que à noite, a temperatura no deserto pode ficar abaixo de zero e congelasse a água do radiador.

Eu havia pensado em um reservatório de óleo ou mesmo um reservatório extra de água pro radiador.

O interessante é que nem todos os Jipes militares tem o tal reservatório, acho que depende do local (clima) onde foram empregados.

Pode ser, mas não acho que seja... Pelo tamanho, a quantidade de água seria muito pouca para abastecer o radiador.

 

Dá uma olhada nessa foto:

 

 

Note que há uma pequena mangueira ou tubo bem fino saindo da parte inferior até o que parece ser a caixa de marchas... Pode um óleo lubrificante. É provável que, como eu disse antes, ela tenha sido remanejada por conta de danos causados por pedras, mas devido a falta de espaço interno dentro do compartimento do motor, ela tenha sido colocada à frente, já que nos para-lamas e laterais do jipe eram então usadas para prender ferramentas ou equipamentos.

 

Vou ver se consigo descobrir...

Boa noite.

 

Senhores, posso estar enganado, pois o desenho é muito antigo e não utilizamos mais este tipo de sistema, mas aquilo é um vazo de expansão para o vapor de agua do radiador.

Quando a temperatura ambiente é alta você pode lançar mão  de um vazo como este para evitar que o vapor saia pela tampa do radiador e assim desperdiçar agua em um ambiente como um deserto.

 

Um abraço a todos.

Ney Ferreira

IPMS – São Jose dos Campos.

 

Boa noite.

 

Senhores, posso estar enganado, pois o desenho é muito antigo e não utilizamos mais este tipo de sistema, mas aquilo é um vazo de expansão para o vapor de agua do radiador.

Quando a temperatura ambiente é alta você pode lançar mão  de um vazo como este para evitar que o vapor saia pela tampa do radiador e assim desperdiçar agua em um ambiente como um deserto.

  

Um abraço a todos.

Ney Ferreira

IPMS – São Jose dos Campos.

 

Estes recipientes eram reservatorios de expansão.Ou seja,o sistema destes radiadores não era selado,como os carros atuais.Assim eles tinham um reservatorio que a agua que evaporava do radiador pela tampa ,era condensada e reaproveitada pelo radiador.Em versões do deserto o reservatorio era um pouquinho maior...

Os chevettes antigos daqui do brasil tinham este sistema....

Realmente, depois de muito pesquisar, é mesmo um condensador de água.

 

No link abaixo, segue uma explicação sobre as modificações feitas pelo SAS britânico nos Jeeps usados no deserto:

 

http://www.m201.com/sasjeep.htm

 

O parágrafo sublinhado a seguir, fala exatamente sobre o condensador: 

 

The jeeps were stripped of all non-essential parts including the windscreen, most of the radiator grille bars and even sometimes the front bumper to increase the effective load carrying capacity of the vehicle. Thus the large amount of fuel and water needed for fast long-range raids could be carried avoiding the need for slower support vehicles. A water condensing unit was fitted to the front to reduce loss from the radiator which would otherwise have had to be topped up from the limited drinking water supplies. The jeeps also carried sand mats, metal wheel channels, radio equipment and large quantities of ammunition.

 

Tradução:

 

Os jipes foram despojados de todas as partes não- essenciais, incluindo o pára-brisas , a maioria dos bares grade do radiador e por vezes mesmo o pára-choque dianteiro para aumentar a carga efetiva capacidade do veículo de transporte. Assim, a grande quantidade de combustível e de água necessária para ataques de longo alcance rápido pode ser realizada evitando a necessidade de veículos de suporte mais lentas. A unidade de condensação de água foi montado para a frente para reduzir a perda do radiador que teriam tido para ser completada a partir das limitadas fontes de água potável . Os jipes também carregava tapetes de areia , canais de rodas metálicas , equipamentos de rádio e grande quantidade de munição.

 

Está desvendado o mistério.   

 

 

Originally Posted by José Luiz Vieira:

Realmente, depois de muito pesquisar, é mesmo um condensador de água.

 

No link abaixo, segue uma explicação sobre as modificações feitas pelo SAS britânico nos Jeeps usados no deserto:

 

http://www.m201.com/sasjeep.htm

 

O parágrafo sublinhado a seguir, fala exatamente sobre o condensador: 

 

The jeeps were stripped of all non-essential parts including the windscreen, most of the radiator grille bars and even sometimes the front bumper to increase the effective load carrying capacity of the vehicle. Thus the large amount of fuel and water needed for fast long-range raids could be carried avoiding the need for slower support vehicles. A water condensing unit was fitted to the front to reduce loss from the radiator which would otherwise have had to be topped up from the limited drinking water supplies. The jeeps also carried sand mats, metal wheel channels, radio equipment and large quantities of ammunition.

 

Tradução:

 

Os jipes foram despojados de todas as partes não- essenciais, incluindo o pára-brisas , a maioria dos bares grade do radiador e por vezes mesmo o pára-choque dianteiro para aumentar a carga efetiva capacidade do veículo de transporte. Assim, a grande quantidade de combustível e de água necessária para ataques de longo alcance rápido pode ser realizada evitando a necessidade de veículos de suporte mais lentas. A unidade de condensação de água foi montado para a frente para reduzir a perda do radiador que teriam tido para ser completada a partir das limitadas fontes de água potável . Os jipes também carregava tapetes de areia , canais de rodas metálicas , equipamentos de rádio e grande quantidade de munição.

 

Está desvendado o mistério.   

 

 

É, acho que matamos a charada, mas este não deveria ser um item de série nestes Jeeps? Tem várias fotos de jeeps militares sem este evaporador.

Ou será que só equipavam modelos que serviram em fronts de locais desérticos?

Fiquei curioso pois o "Follow Me" da primeira foto tem o tal evaporador.

Esse Follow Me é que me confundiu, pois me pareceu estar em alguma ilha do Pacífico onde as temperaturas também caem muito durante a noite.

 

Digo ser uma ilha, devido à vegetação encontrada na areia próxima à roda do Jeep, típica de beira de praia. Em algumas ilhas do Pacífico, é comum a vegetação ser bem rasteira e não oferecer muita proteção, o que faz com que a temperatura ser muito alta durante o dia e muito baixa à noite.

 

Entretanto, observando bem, o Jeep em segundo plano, está com cor de areia, para-brisa verde e placa civil, o que me faz supor que também possa estar no continente, talvez costa oeste dos EUA, e tratar-se de uma encenação de guerra, já que a forma displicente como estão dispostos e o local não parece ser o mais adequado para uma exposição.

 

Agora pergunto-me se o teto em xadrez amarelo e preto era usado na WWII ou no pós-guerra. Acredito que em zona de guerra, ele fosse bastante chamativo e seria um alvo perfeito

Essa foto com certeza não é de epoca, além dos dois jeeps tem tb dois dodges. Creio que essa pintura foi utilizada na WW2 assim como em branco em vermelho, mas não era muito comum, há tb veiculos totalment amarelo. Acho que ataques aéreos contra campos de aviação nunca foi preocupação para o tio sam, pois quanto entraram na brincadeira a Alemanha já estava mais para defensiva do que para ofensiva.

Mas no Pacífico era diferente, pois os japoneses viviam infernizando quando os americanos faziam alguma base numa ilha e, apesar de sofrerem grandes perdas, os zeros só pararam quando não não havia mais porta-aviões... Os Dodges serviram em todas as frentes, havia inclusive uma versão ambulância, que a Italeri possui...

 

Acredito que veículos tão chamativos como esse Jeep, só seriam adequados dentro dos EUA ou em bases localizadas em zonas seguras, tais como na Europa no final da guerra. em locais denominados áreas quentes, sob ataques, creio que seria mais adequado o uso de algo mais discreto, tipo um veículo com uma placa escrita Follow Me e/ou uma placa xadrez que pudesse ser removida rapidamente, mas posso estar enganado.

 

Acredito que este Jeep e, particular, represente um veículo do pós-guerra. Mesmo assim, é uma ótima idéia para um modelo ou mesmo um diorama...

 

Vou encerrar por aqui, senão isso não acaba nunca... Valeu?

 

Grande abraço.

Originally Posted by Goodtimes:

O que seria isso, circulado em vermelho? Não achei referência nenhuma na web.

 

 

Obrigado pela ajuda! 

nao sei se responnderam era um vaso de expansao de agua  que fervia e  era recolhido ali - era usado nao só pelos  do deserto como os outros tb embora  fosse raro nestes

Depois de analisar várias fotos de época do "Follow Me" notei que em nenhum caso existia o tal vaso de expansão, levando a supor que, no caso da foto de referência, ele pode ter sido erroneamente instalado ou já estar no Jipe antes de ele ser caracterizado desta forma.

Quanto ao esquema de cores eu já vi amarelo/preto e vermelho/branco mas não sei se utilizavam outro esquema.

Acho que no meu kit irei utilizar amarelo/preto mesmo. Agora segue a procura por referências do sistema de rádio e insígnias do carro.

Obrigado pela ajuda.

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