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Olá Oswaldo,
Por avaliação dos contrastes acredito que ele foi repintado de olive drab. Se fosse a original (dark yellow) desta época, tanto na França quanto na Itália, onde parece ter sido tirada, o tom seria muito mais claro (repare a poeira e lama no jipe a esquerda). Dependendo das condições, os Aliados absorviam e pintavam o que fosse necessário para auxiliar a enorme necessidade logística no avanço na Europa. espero ter ajudado.
Abraço
João
Bom dia, Oswaldo.
Era prática bastante comum, nos estágios finais da guerra, os "amis" usarem veículos capturados (como se eles não tivessem o suficiente). Quando possível estes veículos recebiam uma cobertura Olive Drab e as estrelas brancas para evitar o "fogo amigo". O detalhe que me chama a atenção é a pintura branca do pára-choques - que não era comum.
O "jerrycan" parece ser o original na pintura Dark Yellow alemã.
Os meus dois centavos.
Vais arriscar?
Abraços,
Gelson
Opa, João e Gelson, obrigado.
Sou um fã incondicional de Opel Blitz. Tô pensando em ter um "americanizado", tô à caça de informações.
Eu estava realmente já pensando que ele deveria ser olive drab, mas sobre a cor original, sem alterar a cor do interior em panzer gray.
Me chamou a atenção o parachoques branco, e com alguns escritos que não consigo identificar.
Gelson, tu tá bom de zóio, rapaz! Nem tinha visto jerry cans, só vi uma picareta do lado do motorista e a falta da pá do outro lado. Se os jerrys estão do lado do motorista e forem em dark yellow este seria um capturado nesse padrão de pintura, correto?
Será que ele teria mais estrelas brancas nas portas, laterais ou trazeira?
Abraços!
Me chamou a atenção o parachoques branco, e com alguns escritos que não consigo identificar.
Oswaldo, PARECE que no parachoque está assim:
Esquerda (na foto)
80 - 317-1
Direita (na foto)
1 - BN
Já antecipo que não faço a mínima idéia do que significam esses códigos!
Buenas, Oswaldo.
Forçando um pouco "os óio" consegui identificar a unidade. 80ª Divisão de Infantaria - 317 Regimento - 1º Batalhão.
Tem uma página que dá algumas dicas de marcações de pára-choques aqui:
https://www.warhistoryonline.c...markings-part-1.html
Agora, com mais de 3 milhões de veículos motorizados em operação na Segunda Guerra Mundial é difícil entender o porque dos americanos usar veículos capturados. Tava sobrando combustível!
Sobre as estrelas...é bem provável que houvesse mais delas nas portas da cabine e na traseira da carroçaria mas, seria bom pesquisar mais.
Boa sorte no trabalho,
Gelson
Jean, Sidney e Gelson, muito obrigado!
Resolvido! Vou montar um Opel Blitz capturado pelos americanos.
Abraços a todos, valeu muito a ajuda de vocês.
É Rosa Oswaldo!
É Rosa Oswaldo!
Puto!
Esse só desbotou, era vermelho.
Concordo com os colegas...olive drab com as marcações nas portas, capo e nas laterais da carroceria e na traseira, tbm.
E agora babe: tenho uma outra foto da mesma garota, em outro ângulo:
A gente semos ou não semos tudo phodah???/
Em tempo: o meu Ford V3000 vai seguir a mesma linha...
Eita, é o que eu digo, o Serra é o cara! Olha a foto que ele trouxe!
Valeu!
Abraços!
Essa eu desencavei do fundo do baú !!!!
Boa potixança, Oswaldo!!!!
Detalhe: repare nos pneus misturados de sua menina: pneus civis na frente e interno no eixo duplo traseiro esquerdo (o direito, os Deuses sabem...) . O externo é padrão militar.
Antes de se arrancar os (poucos) cabelos, peça para o Bertolin, que ele vende os pneus civis e militares para o Opel Blitz em resina. Assim vc escapa dos pneus de vinil, que tem o péssimo habito de dissolverem com o tempo...
Eita, Serra!
Tu é um rei, eu nunca ia me atentar a isso.
Vou falar com o Bertolin.
Abração ai!
E note que há um "US" na lateral, ao lado da estrela americana.
"Doc" Serra não é mole não.... chegou chegando!
Só complementando, embora os Aliados tivessem uma enorme quantidade de veículos no ETO, nunca era o bastante, daí a necessidade da inserção de qualquer material rodante. A Europa era a campeã de "roubos" de Jipes e caminhões, tanto, que a pena referente foi mudada para multa, pois seria uma grande quantidade de baixas por delito nas unidades.
E não se esqueçam: OPEL ERA CHEVROLET!!!
Abc
João
Verdade, Xerife, bem visto.
João, história da segunda guerra não pode ser descrita sem seus conhecimentos. Valeu mesmo.
Abraços, pessoal!
repararam que o stencil do US na frente é de um tipo não padrão com a letra mais "gorda" do lado esquerdo
e parece haver uma estrela branca em cima da cabine do motorista.
Ou é só impressão minha?
sim tem a estrela ali tb
repararam que o stencil do US na frente é de um tipo não padrão com a letra mais "gorda" do lado esquerdo
Stencil? Pra mim parece ter sido pintado com pistola, mas à mão, sem qualquer mascaramento...
ou isto brumbar - stencil padrão é que não foi
tem um tipo de letra assim mas cadê que eu me lembro o nome da font
O tipo da free font é STENCIL ARMY:
http://www.dafont.com/theme.php?cat=114
escolha algumas e baixe...
Já providenciei as rodas civis e militares de resina com o Bertolin. Logo começo a bagaça.
Valeu, pessoal!
Observaram que esse caminhão não tem os "adereços" normais de um caminhão militar sobre o teto pra indicar reboque e buzina?
O tipo da free font é STENCIL ARMY:
http://www.dafont.com/theme.php?cat=114
escolha algumas e baixe...
se vc se refere ao US eu discordo não é STENCIL ARMY se alguem identigicar favor informe para matar curiosidade
Lendo o tópico, além das excelentes fotos uma grande aula.....
repararam que o stencil do US na frente é de um tipo não padrão com a letra mais "gorda" do lado esquerdo
Stencil? Pra mim parece ter sido pintado com pistola, mas à mão, sem qualquer mascaramento...
Eles estão falando dos US nos paralamas, não o da grade do radiador.
Subindo o tópico apenas para reviver as referências...
Estou retomando minha bancada, após dois longos anos sem montar nada.
não sei se ajuda muito mas dei uma colorizada básica mas parece olive drab msmo só o stencil do paralamas que continua um misterio
obrigado pelas dicas - seguindo plastiresiabços paulo r morgado sp - sp
Opa, valeu, JG! Confirmou tudo agora.
Minha bancada está montada novamente, e limpa. Acabei agora na hora do almoço. Logo mais estou na ativa.
Naquele filme dos quadros roubados, o personagem do Cloney só sossegou quando conseguiu uma viatura para si, um kubelwagen, e a equipe de meu pai tinham 3 dodges baú, link de rádio, o que era baú vazio vivia sendo emprestado na marra!
Oswaldicha na área!!!!!
Guacyr, grato pelo esclarecimento (que só vi agora, kkkkkk), realmente eu tinha pensado no radiador...
ai está uma versão de opel que ainda não tenho em minha coleção de opels , apesar de ser uma heresia
Retornei!
Já está com o chassi montado e os pneus de resina do Bertolin (civis e militares) colocados no lugar, carroceria quase pronta e cabine também quase.
Dúvida: espero que concordem comigo, mas me parece lógico que os red necks tenham pintado de olive drab apenas as partes externas da carroceria e cabine para evitar fogo amigo, mantendo no padrão original de cor nos chassis, interior de cabine e de carroceria, concordam?
sim
oswaldo antonelli posted:Retornei!
Já está com o chassi montado e os pneus de resina do Bertolin (civis e militares) colocados no lugar, carroceria quase pronta e cabine também quase.
Dúvida: espero que concordem comigo, mas me parece lógico que os red necks tenham pintado de olive drab apenas as partes externas da carroceria e cabine para evitar fogo amigo, mantendo no padrão original de cor nos chassis, interior de cabine e de carroceria, concordam?
Eu pintaria da seguinte maneira: Dark Yellow padrão por baixo. depois mascarava mais ou menos e tacava Olive Drab por cima e por fora. Como seria na vida real.
Minha opinião.