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Galera, alguÉm tem maiores informaÇÕes sobre essa geringonÇa abaixo?

 

Tem pouca informaÇão na internet. Pelo que pude entender, era um veÍculo desenvolvido pela Garret e utilizado por empresas aÉreas (apesar de, na foto, estar ao lado de um jato militar) na dÉcada de 60.

SÓ não consegui informaÇÕes de como funcionava e pra quÊ servia, muito menos fotos do interior do veÍculo.

Achei um prospecto da Época tambÉm:

 

Fiquei muito inclinado a montar uma Kombi igual à da foto, mas preciso garimpar mais informaÇÕes.

Se alguÉm poder ajudar, eu agradeÇo.

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Originally Posted by Fábio Duarte:

Parece um gerador auxiliar, para dar partida nos motores à jato antigos.

Hoje as aeronaves dispõe do APU, um pequeno gerador que faz esta função.

 

Fábio, procurei mais informações e realmente era um veículo usado como "starter" para motores à jato. Inclusive, parece que utilizava uma turbina a gás da Garret, modelo GTP-30 como esta:

 

Notei, também, que era utilizado uma mangueira que saía pela frente do veículo e era conectada no avião. Um modelo como esse:

 

Alguém sabe para que servia esta mangueira?

 

Realmente está bem difícil achar as especificações desta Kombi. Tomara que eu ache, principalmente as cores e detalhes internos.

 

Segue a busca...

E... Esse ar comprimido faz a turbina do avião girar até um ponto onde indica-se a queima do combustivel .. O acionamento real da turbina E não precisando mais do ar comprimido , desconecta a mangueira ...

 

 

... Na real .. É fazer a turbina pegar no tranco ...   "...agora engata segunda aí zéeee... " 

 

 

FT

 

 

 

Originally Posted by Fabio Taira:

E... Esse ar comprimido faz a turbina do avião girar até um ponto onde indica-se a queima do combustivel .. O acionamento real da turbina E não precisando mais do ar comprimido , desconecta a mangueira ...

 

 

... Na real .. É fazer a turbina pegar no tranco ...   "...agora engata segunda aí zéeee... " 

 

 

FT

 

 

 

Não sabia desse detalhe. Achei que a turbina desse partida por corrente elétrica.

Então, presume-se, que o equipamento que ia instalado dentro da Kombi era semelhante a um compressor de ar (guardadas as devidas proporções).

 

Vi umas fotos de Jeeps militares adaptados para servirem com esse propósito também, e eles tinham um gerador elétrico, acho que para gerar energia para os sistemas essenciais do avião, quando em solo.

É isso mesmo?

Last edited by Goodtimes

Se é pra starter eu não sei, mas convenhamos que uma Kombi pra dar partida num Vulcan me parece um tanto..

 

Me desculpe, não consigo encontrar uma palavra suficientemente abrangente para descrever isso...       

Originally Posted by José Luiz Vieira:

Se é pra starter eu não sei, mas convenhamos que uma Kombi pra dar partida num Vulcan me parece um tanto..

 

Me desculpe, não consigo encontrar uma palavra suficientemente abrangente para descrever isso...       

 

Pois então veja a foto que achei:

 

Aparentemente ainda está em operação no Aeroporto de Sarajevo!

Tem vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_WSyZou7p7U

 

Esta última, provavelmente operando com essa APU (GTPC-85):

Onde está seu Deus agora?

Originally Posted by xxAgnaldoxx:

Dentro dessa Kombi tem uma tubina GTC-85-90 a gas

 

 

Versão moderna.

 

Tem em diversos aeroportos mundo afora.

 

 

 

 

Agnaldo, eu estava quase certo disso. O problema é que não existem fotos do interior do veículo. Como disseram, era uma unidade elétrica também e, provavelmente tinha um gerador junto.

 

O complicado é que não existem referências de cor também.

Originally Posted by Goodtimes:

Agnaldo, eu estava quase certo disso. O problema é que não existem fotos do interior do veículo. Como disseram, era uma unidade elétrica também e, provavelmente tinha um gerador junto.

 

O complicado é que não existem referências de cor também.

Tenta direto com eles através do site. Os gringos normalmente guardam grande acervo histórico de seus feitos.

 

https://garrett.honeywell.com/contact-us/

Isso.

 

Um avião pode ter partida auxiliada elétrica, que aciona um starter/gerador (H-1H, por exemplo) ou pneumática (F-5). Essa Kombi parece ter as duas opções. Para partida elétrica temos um gerador (movido a turbina a gás, como explicado pelo Agnaldo) e um cabo com uma tomada de três pinos, na qual um é de tamanho menor, impossibilitando "plugar" de modo errado (tomada à prova de 3o. Sargento). 

Para partida pneumática o ar é fornecido por um compressor (também acionado a uma turbina a gás) e uma mangueira que direciona o ar para a turbina do avião (o que faz girar o compressor, pois estão no mesmo eixo, e inicia o processo de partida), como explicado pelo Duarte.

 

É o que chamamos de UFT (Unidade de Força Terrestre),  GPU (Ground Power Unit) ou "vaca amarela". 

 

Obs.: O PAMASP é o responsável pela manutenção das UFTs da FAB.

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

 um cabo com uma tomada de três pinos, na qual um é de tamanho menor, impossibilitando "plugar" de modo errado (tomada à prova de 3o. Sargento). 

 

Essa foi ótima Gilson.

 

É como fazer um chupetão nas baterias com polaridades invertidas. Dá crepe!

 

Como o Gilson falou, é o que chamamos simplesmente de fonte de ar sangrado. Ainda hoje é bem comum de se encontrar aeronaves que necessitam dela para dar partida, afinal, muitos projetos não contam com APU interna. Nestes casos, a partida é realizada injetando ar comprimido no compressor do motor. Essa fonte externa também pode ser utilizada caso a APU da aeronave esteja em pane. O outro cabo fornece energia elétrica para os sistemas enquanto os geradores não estão funcionando (dependem de giro do motor para funcionarem), já que em geral as baterias alimentam apenas os sistemas mais básicos das aeronaves. 

 

Além dos F-5, os A-1 utilizam essa fonte para partida. Não chega a ser surpresa que o Vulcan e o Canberra as utilize. Os H-60L Blackhawk também utilizam partida por ar sangrado, porém possuem APU interna para alimentar o ciclo de partida. Ainda assim, pode-se acionar os motores com fonte de ar sangrado externa, ar do outro motor caso esteja acionado (partida cruzada) ou a partir de outro Blackhawk acionado com a tubulação pneumática e elétrica instalada entre ambos (buddy start). Este último caso é muito útil quando se tem uma pane de APU na aeronave em uma área remota e se pode pousar outro helicóptero do lado.

Caramba ... 

 

Que aula do pessoal acima sobre acionadores auxiliares externos ... 

 

  Grato pessoal ...

 

 

.... Então , Goodtines  .... E a Kombosa... Vai virar?!... 

 

Se se sair algo desse projeto não esquece de nos mostrar .. .

 

abraço a todos ...

 

FT

Originally Posted by Fabio Taira:

Caramba ... 

 

Que aula do pessoal acima sobre acionadores auxiliares externos ... 

 

  Grato pessoal ...

 

 

.... Então , Goodtines  .... E a Kombosa... Vai virar?!... 

 

Se se sair algo desse projeto não esquece de nos mostrar .. .

 

abraço a todos ...

 

FT

Então Fábio, quero muito fazer uma Kombi dessas, o problema é que as informações são escassas. Mandei um e-mail para a Garrett-Honeywell perguntando se eles tem maiores informações, fotos ou especificações do veículo. Vamos ver se eles respondem.

 

Eu sempre tive uma queda por aviação militar (tanto que iniciei no plasti, justamente montando este tema na 1/72) mas a paixão por carros falou mais alto. Só que, às vezes, gosto de unir as duas coisas e este me pareceu um ótimo projeto para isso.

 

A minha idéia é compartilhar o passo-a-passo da montagem com os colegas do fórum.

Vamos ver no que dá.

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