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AMX_propagandaGE_F404

vinheta-destaque-aereoNa dÉcada de 1980 o motor F404 da GE estava dando os seus primeiros passos no mercado internacional. Ele foi lanÇado juntamente com o McDonnell Douglas F/A-18A e tornou-se, ao lado do F100 da concorrente P&W, o padrão de turbofan para a Época.

Por volta de 1987, alÉm da Marinha dos EUA, o motor tambÉm era utilizado pelos Hornet do CanadÁ, AustrÁlia e Espanha e pelos A-4 de Singapura (versão sem pÓs-combustor) . O sucesso obtido neste último caso animou a equipe de marketing da GE em promover o motor noutras Áreas do globo como opÇão para substituir motores de concepÇão mais antiga, como por exemplo o Rolls Royce Spey que foi escolhido o AMX.

A imagem acima É uma propaganda da GE veiculada em diversas publicaÇÕes sobre aviaÇão e defesa no Brasil no final da dÉcada de 1980. A ItÁlia e o Brasil optaram pelo britânico Spey por diversas razÕes. Mas existia a possibilidade de exportar o AMX para a ForÇa AÉrea da Argentina e se esta encomenda fosse fechada, o avião teria que ter outro motor.

O interessante É que o Spey foi escolhido pelos italianos, dentre outras razÕes, para tentar escapar de possÍveis embargos dos EUA para certos clientes externos. Eles sofreram na pele este problema quando a Aeritalia (atual Alenia) tentou vender o avião de transporte G-222 para determinados paÍses e os EUA vetaram a comercializaÇão do motor T64 da GE. No caso de uma eventual venda de AMX para a Argentina, o motor inglÊs É que seria vetado pelos britânicos.

A verdade É que o AMX não chegou a ser exportado para a Argentina e a adaptaÇão do F404 não foi alÉm das conjecturas iniciais. Mas que seria uma bela opÇão, isso seria.



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Seria uma bela e bem cara opção, os EUA tinham nessa época dois grupos muito modernos de motores de caça a jato, a dupla F-100 (Prat & Whitney) e F-110 (General Electric ) e os mais leves F-404 (General Electric) PW1120 (Prat & Whitney), sendo que esses ultimos previstos para serem substitutos mais modernos do J79 que equipava o F-4.

 

O RR Spey é um motor com um histórico cheio de sucessos e retumbantes fracassos, foi sucesso no Buccaner e no A-7 Corsair II, foi um retumbante fracasso no F-4K, no AMX pode ser considerado um meio termo, não ofereceu as vantagens que se esperava dele, o alcance prático do AMX é inferior ao de um A-4, se esperava algo menor que o do A-7, mas certamente superior ao do A-4.

 

Outra coisa sobre o Spey é ele ser um tipico motor dos anos 60, muito moderno para época dele, tanto que mais de 20 anos depois disso foi usado por projetos novos, no caso o AMX e o FBC-1 (JH-7) chinês (esse sim um AMX anabolizado!), mas em nenhum dos dois pode ser considerado ponto forte, pelo contrário.

 

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