Skip to main content

Anúncio original do Junkers Ju-87 Stuka, publicado em uma revista alemã em 1941. Talvez o mais polÊmico avião de combate da II Guerra, o Stuka foi uma concepÇão do ex-Ás da I Guerra Mundial Ernest Udet, que teve a ideia durante uma apresentaÇão aÉrea nos EUA em 1931, ao ver o desempenho do biplano Curtiss Hawk numa demonstraÇão de bombardeio em mergulho...Foto cortesia Felipe Vaamonde

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by Augusto:

O que será esta escrito abaixo da foto do Stuka sem trem de pouso?

Tem um alemão aqui no setor, fazendo estágio. Mandei para ele, vamos ver.

O que será esta escrito abaixo da foto do Stuka sem trem de pouso?

 

Augusto, eu tenho uma coletânea capa dura da Der Adler que tem essa foto. Se não me engano, a legenda da revista afirma que  esse Stuka saiu mal do mergulho e o choque com a água arrancou os trens de pouso...

 

Se não me engano - e a julgar pelas outras fotos da página - o propósito era exaltar a qualidade e resistência das aeronaves alemãs. Mas vou conferir, minha memória já não é a mesma...

 

Tem uma outra matéria que mostra como um Dornier Do 217 ou 215 era construído em 40 minutos ou algo assim...

Last edited by Sergio Menezes
Originally Posted by Sidney:
Originally Posted by Augusto:

O que será esta escrito abaixo da foto do Stuka sem trem de pouso?

Tem um alemão aqui no setor, fazendo estágio. Mandei para ele, vamos ver.

 Bom, meu alemão não é legal, mas esse aí da foto é um Ju-87 C-0, uma das versões que foram construidas a partir da versão B e que deveria ser usada no porta-aviões "Graf Zeppelin".....Além de outras características próprias para uso embarcado como gancho, asas dobráveis etc..ele podia ejetar o trem de pouso(com explosivos colocados nas carenagens da roda com essa finalidade) para pouso n'água, esses dois aviões(o primeiro ao fundo é um Ju-87 B e ambos estavam sendo usados na campanha da Polônia em 1939 pelo TrGr(Trägergruppe, grupo aéreo embarcado) 186 (com base em terra, já que o porta-aviões ainda não estava operando(e nunca viria a operar), Tinham acabado de bombardear a base naval polonesa de Hela..Foi atingido por fogo anti-aéreo e prevendo que teria que pousar o piloto ativou os explosivos para alijar o trem de pouso, mas o pouso de emergência não foi necessário e o piloto trouxe o Stuka cuidadosamente de volta a sua base, onde fez um pouso sem trem. O fato foi muito comentado pelos admiradores do Ju-87 como uma evidência da robustez do avião, e certamente por isso deve ter saído nessa publicação alemã que o caro Soldado desconhecido(que deixou de ser desconhecido agora)/Felipe Vaamonde postou de seu acervo...esse fato foi único, e foi narrado no livro "Stuka - Ju-87", de autoria do coronel A.J. Barker daquela antiga coleção de livros que foi lançada pela editora "Ao Livro Técnico", lá pelos anos 80, está narrada nas páginas 26-29, para quem quiser conferir....

 

http://www.airwar.ru/image/idop/bww2/ju87c/ju87c-1.jpg

 

http://www.airwar.ru/image/idop/bww2/ju87c/ju87c-4.jpg

 

http://www.airwar.ru/image/idop/bww2/ju87c/ju87c-2.jpg

 

http://www.airwar.ru/image/idop/bww2/ju87c/ju87c-1.gif

 http://www.pictureshack.ru/images/44933_87C.jpg

 

Last edited by MÁRCIO PINHO

Bom, na Der Adler tem a legenda original em alemão que aparece no post original:

 

Bei einem Angriff auf Küstenbefestigungen kam eines der eingesetzen Sturzkampf-flugzeuge beim Abfangen dem Wasser zu nahe. Dabei verlor es das gesamte Fahrwerk; ausserden wurde die Luftschraube leicht verbogen. Das Flugzeug flog damit im Verband zu dem noch über 120 km entfernten Heimathafen zurück und landete glatt auf der Rumpfunterseite

 

A legenda traduzida para o inglês - a revista era bilingue - é:

 

One of the dive bombers came too close to the water when pulling out during an attack on coastal fortifications whereby it lost the whole undercarriage and the airscrew was slightly bent. In that condition the machine returned in formation to the base airdrome more than 120 km off and landed smoothly on the underside of the carriage

 

Sem dúvida, a versão do livro é mais verossímil. Há de se dar o desconto que a Der Adler era uma revista oficialmente publicada e distribuida pelo Reichsluftfahrtministerium, como instrumento de propaganda de Goering e do poderio aéreo do III Reich - com alguma ajuda do Ministério da Propaganda de Goebbels...

Last edited by Sergio Menezes

Hilário!!

 

Dei mais uma pesquisada rápida e vi que a mesma história aparece nas páginas 23 e 24 do livro Stukageschwader - 1937-1941, da série Osprey Combat Aircraft.

 

De fato, um C-0 foi danificado e descartou os trens de pouso, mas acabou retornando à base. O pessoal da propaganda resolveu capitalizar sobre o episódio, transformando o fato numa mentira. A foto nem é original, não são Stukas C-0 do TrGr 186 sobre a Polônia - na verdade, são dois Bertas da Legião Condor sobre a Espanha...

 

Stuka-Fail

 

 

Attachments

Images (1)
  • Stuka-Fail
Last edited by Sergio Menezes

Segundo o alemão que está estagiando aqui no lab, é como disseram: o avião se chocou com a água e perdeu o trem de pouso, mas conseguiu se manter em voo e pousou de barriga.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×