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OlÁ pessoal

 

Continuo aqui na aprendizagem e nos erros.

 

JÁ usei em outros Kits verniz de lata da acrilex. Tanto o com brilho como o fosco. JÁ obtive bons resultados.

 

Entretanto, na montagem de um avião agora, apÓs passar o verniz fosco, depois de um dia ele ficou tudo "enrugadinho", cheio de fisuuras em alguns pontos. 

 

Uma bela cagada no Kit. De chorar. 

 

AlguÉm sabe o que houve? Tenho a sensaÇão de que exagerei no verniz. 

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Ze Marcelo

 

Procure pelo verniz fosco da Gato Preto. Use para diluir o solvente da gato preto mesmo. Porem não use o solvente inodoro ele não dilui o verniz fosco da gato preto.

Dilua na proporção de 50/50. Use camadas finas

Olá Daniel. 

 

Obrigado pela dica. Costumo usar estes de lata porque posso aplicar fora da minha casa. Minha esposa é extremamente alérgica a cheiros fortes.

 

No caso de ter que aplicar com aerógrafo, precisava de algo que fosse menos agressivo no cheiro. 

 

Use o da Corfix e dilua com água. Acrílico, semelhante ao Acrilex.

 

Não sei o que ocorre (se não comprou o craquelê por engano), mas se compra de lata, deve ser muito, não???

 

Compre os potinhos plásticos pequenos.

 

Abç.

Zé Marcello,

 

qual o tipo de tinta que você está utilizando, acrilicas, lacas, enamel, duco...?

 

Eu também utilizo o verniz brilhante e fosco da acrilex em spray e tive um problema semelhante quando pintei um cockpit com tintas enamel (eu só uso tinta acrilica, mas era a que estava na mão) e usei o verniz por cima... não sei se é o seu caso, mas...

 

Confesso que estou buscando um verniz melhor, que não seja enamel (o da acrilex em spray é enamel)...

 

Abraço

Paulão

 

Se foi isso que você disse o craquelado ocorre porque a camada de tinta acrílica não estava seca. Dai quando ela seca ocorre retração por isso o Future craquela. E pior ainda se passar o verniz fosco por cima do Future sem curar. Basicamente eu acho que é isso, camada sobre camada sem esperar o tempo de cura. O segredo das tintas acrílicas brilhantes é que elas demoram muito mais tempo que as foscas e semi brilho para curar. Outro dia montei i me-110 usando gunze, esperei secar uns 3 dias, depois apliquei o future, não tive problema de craquelamento. Já em um Tiger cat eu vacilei e mandei future em cima de uma gunze brilhante sem esperar o tempo de curar... me ferrei... a pintura ficou arruinada.

 

Aqui vale a velha máxima... modelismo precisa de paciência!!!!!!! Tem que esperar a tinta e o verniz curar antes de passar para a próxima etapa, ledo engano achar que tintas acrílicas secam rapidinho... aprendi isso perdendo alguns modelos...

Last edited by Daniel Iscold

Lucas seu bobo!!!

 

Ainda vou te ensinar a usar cera de chão como verniz!!! É show de bola. o problema é que o pessoal que usar Future guardado há 10 anos, usando o aerógrafo tal e qual uma bomba costal e quer que o resultado seja o mesmo que um verniz automotivo... Ai não dá né????

O Future tem que ser novo, e em camada finas!!!!! Tem gente que gosta de diluir um pouco com álcool isopropílico... fica bão também...

 

Abraço!!!

Não sei se o problema foram com as tintas. Porque usei vários tipos. 

 

Por baixo usei um cinza feito com tinta PVA.

 

O amarelo do bico do avião também foi PVA.

 

E em todos os casos tem lugares onde o verniz deu esse problema e em outros não com a mesma pintura. Na verdade a maioria do avião não deu problema. 

 

Por isso achei que pudesse ser um problema de excesso de verniz depositado em algumas areas. 

 

E a pintura por cima Hobby Color.

 

A pintura estava perfeita e até o verniz brilhante também. Antes dele só usei o Decal soft da Revell. O problema veio após o verniz fosco.

 

Dá vontade de chorar. 

 

Craquelê é sacanagem. Essa me fez rir da desgraça. Haha

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