OlÁ amigos, venho com mais uma duvida FABiana, gostaria de obter algumas informaÇÕes sobre o assento Martin-Baker BR10LF:
1 - Existe alguma outra aeronave que opere o assento BR10LF alem dos F-5EM / FM ou ele É especÍfico para esta aeronave?
2 - Porque os assentos da sÉrie mark 10 da Martin-Baker possuem tantas variaÇÕes, seria uma adaptaÇão para cada tipo de aeronave/canopy?
Eu ja notei por exemplo que o mk 10L usado pelo AMX possui um dos quebradores de canopy maior que o outro, diferente do assento usado nos Mirage 2000, que são simÉtricos.
3 - O Brasil utiliza o mk-10 em todas as principais aeronaves: BR10LY no A-1, F10Q no F-2000, BR10LCX no A-29, BR10LF nos F-5 e BR10LCX nos tucanos. Alguem saberia me dizer se a principal diferenÇa no layout destes assentos estaria na parte superior (encosto + quebrador de canopy)?
4 - Com um modelo do assento F10Q que veio em um kit do Mirage 2000 eu conseguiria transformÁ-lo em um BR10FL apenas mudando o encosto da cabeÇa?
Obrigado
Replies sorted oldest to newest
Xiiiiii, a lista dos que o usam é bem grande.
Dê uma olhada no site da MB, acho que ele responderá muitas das suas perguntas:
http://www.martin-baker.com/pr.../ejection-seats/mk10
E a versão traduzida:
Angelo, o assento dos F-5EM são do mesmo modelo usado nos F-5 gregos e iranianos. Recebem terminações diferentes nos nomes por conta da destinação, mas são o mesmo assento.
Se voce procurar no site da Martim Baker voce poderá confirmar essa informação.
Informação importante Felipe, caso a AFV lance algum F-5 grego da pra aproveitar o assento. Parece mesmo que o layout do mk-10 é em função do canopy/cockpit da aeronave, o BR10LF serviria em outro F-5, mas não em outra aeronave.
Obrigado pela informação
Em vez de esperar que a AFV resolva lançar uma versão que use o assento, voce pode resolver a coisa já, com set 48089 da Wolf Pack:
Mas eu acho que esse da Neomega está mais correto:
Felipe, eu até pensei em comprar esse assento da Neomega, mas pensei em adaptar um mk-10 de outro kit modificando o encosto da cabeça. Por isso abri este topico, pra confirmar se isso é possivel.
Um abraço!
Felipe, tudo bem?
Esse da Wolfpack é o assento original do F-5E feito pela Northrop. É a versão mais nova dele, digamos assim. É bem diferente de qq MK10 e o piloto ainda precisa levar o paraquedas nas costas.
Abs,
MR
Verdade Marcelo, depois olhando com mais atenção eu notei o tanto que é diferente, só o encosto da cabeça é parecido...
Esse assento da wolfpack é muito bom. Vou usar um em um F-5E do segundo lote (northrop improved). Mas para transformá-lo em um BR10LF fica impossivel
Angelo,
"vai "na unha" mesmo...
Tergui, era essa a minha ideia mesmo, ficou excelente! Qual o assento voce utilizou como base?
Abraço
Angelo,
usei a base original do kit mesmo, removi as laterais e reduzi uns 5mm da altura do encosto.
a parte de trás, com o trilho de ejeção e o mecanismo de articulação do canopi tbm é original do kit.
abraço
Atualmente os assentos e demais detalhes para o F-5EM / FM estão disponiveis no mercado de acessórios produzidos aqui no Brasil. Em todas as escalas.
O Duarte oferece o set completo, com assento, painel digital frontal, consoles laterais e demais detalhes internos e externos tudo na mesma caixinha. Assim como voce encontra separadamente esses itens de diversos fornecedores.
@Felipe C. Miranda posted:Assim como voce encontra separadamente esses itens de diversos fornecedores.
Oi, Felipe.
Que eu saiba, só o Duarte faz o assento para o F-5EM. Quais seriam estes outros fornecedores?
Abs, Ivan