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Sendo que antes de decolar... havia o piloto e o co-piloto para conferir os dados do plano de voo

 

Imaginem o desespero da tripulaÇão nessa cena descrita pela reportagem:

"A descida atÉ o pouso forÇado foi realizada no escuro e sem referÊncias externas".

Se a cabine tivesse pego de frente    o tronco de uma  castanheira com mais de 40 metros de altura..não ia ter nenhum sobrevivente

 

http://www.cavok.com.br/blog/?p=78793#more-78793

 

https://www.youtube.com/watch?v=ojgTwUm4zX8

 

https://www.youtube.com/watch?v=Db_YwPebQzI

 

 

 

Last edited by GDA
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Lembro de uma reportagem no Fantástico em que o Garcez confessou que um passageiro, garimpeiro, o alertou de que o sol estava no ângulo errado em relação à aeronave. Indagado pelo repórter do porquê ele não ter acatado o aviso, sua resposta foi: "Eu não ia admitir que um garimpeiro viesse me dar aulas de navegação".

 

A causa principal do acidente foi a falta de humildade desse comandante FDP!!

 

 

Fizeram um "Mayday" com esse caso. No documentário foi mostrado que o piloto era de trato difícil por conta de sua formação e não havia colaboração entre ele e o copiloto na cabine. Foi apontado também que na época o sistema de inserção de dados de navegação estava sendo mudado e as folhas de papel com as informações de cada perna de vôo eram impressas em impressoras matriciais, o que dificultava a percepção dos pontos decimais. A deficiência dos equipamentos que Belém possuía na época também não ajudou muito.
Conforme apontado no Cavok havia obrigação de o copiloto validar essas informações e da dupla em cruzar os dados de navegação com mapas e outras indicações como o sol (antes de anoitecer, obviamente), mas nada disso ocorreu. Um acidente absolutamente evitável.

Originally Posted by Guacyr.:

Não entendo nada de navegação, mas lembro que na época, teria o piloto cravado rumo 027 em vez de 270, mas pelo menos teve braço para pousar a aeronave inteira.

Foi isso mesmo que aconteceu na navega estava escrito 27.0 (rumo vinte sete ponto zero graus ) e eles plotaram o rumo 270 (duzentos e setenta graus)

O que mais me chama atenção é que não era a primeira vez que ele fazia a rota...

 

O erro do "027 x 270" é muito tosco.

 

Ainda que houvesse um erro na informação, o cara pareceu não saber para que lado teria que ir.

 

Ao invés de ir para direita foi para esquerda e nem se deu conta...

Originally Posted by Foks:

O que mais me chama atenção é que não era a primeira vez que ele fazia a rota...

 

O erro do "027 x 270" é muito tosco.

 

Ainda que houvesse um erro na informação, o cara pareceu não saber para que lado teria que ir.

 

Ao invés de ir para direita foi para esquerda e nem se deu conta...

Quando alguém, acostumado a um procedimento, acaba errando, atribui-se à Síndrome de General Sedgwick.

Originally Posted by Vétão:
Originally Posted by Guacyr.:

Não entendo nada de navegação, mas lembro que na época, teria o piloto cravado rumo 027 em vez de 270, mas pelo menos teve braço para pousar a aeronave inteira.

Foi isso mesmo que aconteceu na navega estava escrito 27.0 (rumo vinte sete ponto zero graus ) e eles plotaram o rumo 270 (duzentos e setenta graus)

 

Que eu me lembre eles mudaram o código para quatro números. Assim, era 270 e passou a ser 0270. O piloto registrou 027.

 

É muito difícil julgar as pessoas. Também me lembro que dizia-se que o comandante era quem mandava no voo. Depois desse acidente a aviação mudou para uma ambiente mais democrático na cabine.

 

E não apenas isso, mas a força G que os assentos suportam teria subido, de algo como 15G para 20G (não lembro mais os valores).

 

Quem deve saber bem da história é o Paulors.

Last edited by Sucateiro

Pessoal,

Vou colocar minha opinião sujeita a pauladas.

Para mim, foi erro do piloto sim. Por um simples motivo, confiou na maquina em demasia.

Lembro de um voo da Varig Brasilia-São Paulo-Porto Alegre onde no trecho entre BRB e SAO o piloto foi narrando o voo. Era noite e ele falou para os passageiros a localização. Dizendo a direita as luzes que voces veem é a cidade tal a esquerda que verão a tantos minutos é a cidade tal.

Ou seja ele se orientava também visualmente.

Tudo bem que não era a mata amazonica. Mas se um garimpeiro sabia se orientar, como é que um comandante não sabia pelo que é mais simples a posição do sol.

Erros de confiar na maquina em demasia estamos vendo aos montes. Na direção dos carros cada vez mais computadorizados, também navios e aviões. Quero dizer que não sou contra a computadorização embarcada, apenas que tenha sistemas simples de checagem. E pelo que sei os aviões tem como uma bussola, é possível que o comandante não saiba usa-la por achar um instrumento ultrapassado.

Para finalizar, uma vez um amigo me contou que nos tempos heróicos da aviação(Varig) o piloto fazia uma viagem Porto Alegre acho que era Bagé saindo de Porto Alegre tomando o rumo por bussola até encontrar o trilho do trem e depois seguia o trilho até destino.

Tenho saudades destes tempos onde os homens não eram só apertadores de botão.

Abraços Plastimodelisticos

Rubens Weyne

Tudo bem que não era a mata amazonica. Mas se um garimpeiro sabia se orientar, como é que um comandante não sabia pelo que é mais simples a posição do sol.

 

Rubens, ele tomou a direção contrária. Também falou-se que havia excesso de horas trabalhadas, levando os pilotos a uma situação de stress.

 

 

No vídeo aos 40:17...após contato com Centro  Belém a tripulaçao teve autorização para iniciar a descida para pouso e após essa autorização ainda voaram por 1hora e 14 minutos...e nesse tempo todo a tripulaçao não percebeu que algo estava errado????

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=S-MkVGF3yXc

Last edited by GDA

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