Olá! Estou pesquisando para montar o avião do Aspirante Tormin, que é o "D-6". Mas não encontro dados, fotos ou pinturas sobre o mesmo. Alguém pode me ajudar?
Abraço!
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Existe um livro lançado há alguns anos pela CR Editorial, Tormin, brilho fugaz, cujo vídeo de lançamento é este: blob:https://www.youtube.com/04fd4c2a-36fc-4348-ab49-f27eaaead46d
Há outras publicações no Brasil sobre o 1º Grupo de Caça que falam do combate simulado com os Mustang do 31st FG, mas esse acima é um livro dedicado à pessoa, deve ser uma fonte mais efetiva.
Oi, Tonythetiger, obrigado pela dica.
Abraço!
Achei neste endereço
Olá! Consegui encontrar.
Grato!
Que beleza, recompensado por ter podido ajudar na pesquisa, e à disposição, quando precisar. Parabéns.
Quanto às marcações/serial number etc. não sei se conhece, mas há uma ilustração do combate simulado com os Mustang sobre Pisa, de autoria de Roberto Celegatti, que mostra outro serial number, além de o avião já portar a barbatana dorsal. Desconheço se a fonte do ilustrador é fidedigna, ou não.
um d os problemas e de se ter certeza se foi com o d 6 mesmo que realmen te voou...não sobraram fotos do encontro....pode ser possivel que ele tenha pilotado qqer outro disponivel....
.não e incomum as vezes s eu avião oficial estar groundeado e usar outro no lugar...
..teoricamente no final da guerra muitos p 47 tiveram a instalação da barbatana dorsal ...alguns em verde oliva e outros apenas em aluminio mesmo... mas que e um bom livro é .... pena que piloto que sobreviveu a guerra tenha morrido no brasil em voo de instrução..... mas deve-se lembrar que a vida militar sempre é arriscada....
.plastiresiabços paulo r morgado sp - sp
@paul morgado posted:um d os problemas e de se ter certeza se foi com o d 6 mesmo que realmen te voou...não sobraram fotos do encontro....pode ser possivel que ele tenha pilotado qqer outro disponivel....
.não e incomum as vezes s eu avião oficial estar groundeado e usar outro no lugar...
..teoricamente no final da guerra muitos p 47 tiveram a instalação da barbatana dorsal ...alguns em verde oliva e outros apenas em aluminio mesmo... mas que e um bom livro é .... pena que piloto que sobreviveu a guerra tenha morrido no brasil em voo de instrução..... mas deve-se lembrar que a vida militar sempre é arriscada....
.plastiresiabços paulo r morgado sp - sp
Verdade quanto à fonte da ilustração, e que é complicado basear-se em qualquer uma delas. É difícil encontrar registros fotográficos do Tormim em seu avião, ou do próprio avião. Há outras ilustrações do combate simulado com Mustangs que mostram outro avião, e não o D6 (uma delas, muito bonita, mostra uma marcação espúria, apenas “2”, no P-47). De fato, num voo de treino (?) qualquer avião que estivesse pronto poderia ter sido usado.
@tonythetiger posted:Que beleza, recompensado por ter podido ajudar na pesquisa, e à disposição, quando precisar. Parabéns.
Quanto às marcações/serial number etc. não sei se conhece, mas há uma ilustração do combate simulado com os Mustang sobre Pisa, de autoria de Roberto Celegatti, que mostra outro serial number, além de o avião já portar a barbatana dorsal. Desconheço se a fonte do ilustrador é fidedigna, ou não.
Se não me engano a aeronave do Tormin era a única a ter as marcações das missões em formato diferente ao usual e, caso a aeronave não tenha sido substituída, a da ilustração parece estar errada. Porém era comum se perder a aeronave e se colocar outra no lugar mantendo as marcações individuais e, claro, neste caso, apenas o numero de série mudava.
Parabéns pelo trabalho Flavio! Um abraço.
Eu usei como referência o avião mostrado no livro sobre o Tormin. Faltou a barbatana, mas é o kit que eu tinha e sou ruim em strach. As marcas de missões na vertical, creio que devem ter sido usadas no início das operações, mas é a foto, que vale mais que desenhos. Mesmo em sites que pesquisei, o numero de série do D-6 é diferente, e também indica que foi usado por outro piloto. Tem atéuma fotos de um D-6 com pintura alumínio e código de esquadrilha preto. Dá pra ficar maluco! Assim cheguei a conclusão que esse é o mais próximo possível, nas minhas circunstâncias... e realizei o desejo de homenagear esse piloto, que é um tanto esquecido...pois foi " um brilho fugaz"...
Abraço a todos, agradeço muito a participação e ajuda!
Senta a Púa!