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O “senhor” B-52

Assim ficou conhecido o piloto de testes da Boeing, Chuck Fisher, que se tornou celebridade em 1964 quando conseguiu aterrissar um bombardeiro B-52H com segurança na base aérea de Blytheville, em Arkansas, depois que a aeronave literalmente perdeu a cauda ao encontrar turbulência severa voando a apenas 500 pés sobre o terreno acidentado das montanhas Sangue de Cristo, no Novo México. Assim que houve a ruptura do estabilizador, o avião girou perigosamente sobre seu eixo longitudinal e perdeu altitude. Fisher, experiente piloto, conseguiu recuperar o controle da aeronave e logo percebeu que havia algo esquisito nos controles de voo.

Em contato com o centro de monitoramento operacional, Fisher afirmou que poderia trazer o B-52 em segurança, num só pedaço, até a base em Wichita. Ganhou altitude e estabilizou a aeronave a 16 mil pés. A Boeing montou um centro de controle de emergência no escritório do diretor de testes de voo, que convidou engenheiros e especialistas para se juntar a ele. Já a FAA (Federal Aviation Administration) solicitou que os serviços de controle deixassem o caminho livre de tráfegos para Fisher. Quando o avião estava mais próximo de Wichita, a Boeing acionou um caça F-100 para que o piloto Dale Felix pudesse voar lado a lado com o B-52 e checar a estrutura. Ele ficou surpreso ao perceber que o bombardeiro estava, pasmem, voando sem seu estabilizador vertical.

Como a meteorologia não estava favorável em matéria de ventos, Fisher foi orientado e prosseguir até Blytheville. Antes do pouso, recebeu a companhia de outra aeronave, desta vez um KC-135, que transportava especialistas da Boeing a bordo. Seis horas depois do incidente sobre as montanhas, Fisher e sua tripulação pousaram em segurança.  “O sucesso do nosso pouso se deve ao bom trabalho em equipe, coordenação e disciplina”, afirmou o piloto ao jornal Wichita Beacon, em artigo publicado em 3 de março de 1964. Fisher comentou, ainda, que ele não pretendia destruir um avião de testes avaliado na época em US$ 50 milhões. “Em vez de me demitir, meu chefe me transformou em herói”, disse ao jornal The Eagle, em entrevista concedida em 1999. A história vivida por Chuck Fisher na manhã do dia 10 de janeiro de 1964 está no livro “High, Low, Jack and the Game”, escrito pelo próprio aviador.



Original: http://aeromagazine.uol.com.br...4.html#ixzz4lJyyqh32
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