BARV ou Beach Armoured Recovery Vehicle é um veículo de recuperação blindado usado em e durante desembarques anfíbios.
Houveram três BARV diferentes em serviço no Exército britânico desde a sua introdução durante a Segunda Guerra Mundial. Eles também têm sido utilizados por forças holandesas e australianas.
no Centurion (Yad la-Shiryon Museum, Latrun, Israel)
O BARV que trata nesse tópico foi originalmente planejado no tanque Churchill, mas a disponibilidade de tanques Sherman, em grande número, produzidos nos EUA, levou ao desenvolvimento do BARV.
As plataformas de teste iniciais foram baseadas no M4A3, mas logo passou-se para o M4A2 que possuía casco soldado com capacidade maior de impermeabilização. Além disso, seu motor diesel, acreditava-se, seria menos afetado pelas súbitas mudanças de temperatura causadas pelos mergulhos regulares em água fria.
O M4A2 tinha a torre substituída por uma superestrutura alta e blindado.
Cerca de 60 foram utilizados nas praias de invasão durante a Batalha da Normandia.
Capaz de operar em águas com até 2,7 metros de profundidade, o BARV era usado para remover veículos danificados na praia ou dentro d'água bloqueando acesso às praias e auxiliar veículos a sair da praia.
Eles também foram usados na recuperação de barcaças de desembarque que tivessem ficado encalhadas na praia.
Excepcionalmente, para um tanque, a tripulação incluía um mergulhador cujo trabalho básico era prender correntes de reboque aos veículos presos sob a água.
Os veículos foram desenvolvidos e operados pelo Royal Electrical and Mechanical Engineers.
Alguns Sherman BARV continuaram em serviço ativo até 1963, quando foram substituídos por um BARV baseado no tanque Centurion.
O Kit
É um Resicast, lançado em 2008, bem moldado em resina e PEs, escala 1/35. As instruções são decentes e os decais estão incluídos.
Seu preço varia de $110 a $140 dólares.