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O Verde 12 é um G-10 do JG 300, avião com que Bruno foi abatido em 14 jan. 1945, ás 11h45, a oeste de Hamburgo, por outra seção da esquadrilha do primo Pierre – que estaria em ação minutos mais tarde há uns 80 km daquele em outro combate.

Last edited by tonythetiger

A consideração do Brettas foi acerca do lançamento em breve do G-10 da Eduard 1/48 e que isso abrirá um leque de possibilidades para K, G-6AS e G-14AS, todos eles com o novo cowling assimétrico em lugar das “beules” da família do G-6.

tonythetiger posted:

O Verde 12 é um G-10 do JG 300, avião com que Bruno foi abatido em 14 jan. 1945, ás 11h45, a oeste de Hamburgo, por outra seção da esquadrilha do primo Pierre – que estaria em ação minutos mais tarde há uns 80 km daquele em outro combate.

Tonythetiger,

O site do JG 300 está correto, o "grüne 12" é realmente um Bf 109G-14/AS. A foto abaixo mostra bem isso. Observe a escotilha do tanque de óleo de 35 litros mais baixa, (seta vermelha).

Fonte da imagem: JG 300, Lorant/Goyat, Eagle Editions.

Aqui outro G-14/AS

Fonte da imagem:  https://www.flickr.com/photos/28092068@N03/12292255334/sizes/l

No Bf 109G-10 e K-4 essa escotilha era mais alta para um tanque de 50 litros.

Fonte das imagens: https://www.flickr.com/photos/28092068@N03/8732100815/in/album-72157625342670036/

https://www.flickr.com/photos/28092068@N03/32958814361/in/album-72157625380126592/

Um abraço.

Last edited by Brettas
tonythetiger posted:

K-4 e G-10 são externamente muito difíceis de distinguir, a distinção mais segura é o Wk.Nr.

Formas (shape) iguais, mas não tão difíceis de separar. Diferenças externas podem ser vistas nas duas versões sem a necessidade do WNr.

Um abraço.

Last edited by Brettas
tonythetiger posted:

A consideração do Brettas foi acerca do lançamento em breve do G-10 da Eduard 1/48 e que isso abrirá um leque de possibilidades para K, G-6AS e G-14AS, todos eles com o novo cowling assimétrico em lugar das “beules” da família do G-6.

isso, isso, isso... 

Brettas, O G-14AS com o piloto sentado na abertura do cockpit é o mesmo avião do Bruno das fotos do site do JG 300? E a faixa escura na cauda? Sei que antes o JG 300 foi bordô, depois celeste-branco-celeste. Antes da defesa do Reich já havia G-14AS? E o avião que foi identificado no perfil como G-10? Ou o perfil é espúrio (notei que nele a tal escotilha está baixa e do lado direito, o que não existe) ou não é o avião das fotos. Naquelas de frente no site se vê a camuflagem em onda no bordo de ataque, e uma pintura na parte de baixo, RLM 76, provavelmente (o que combina com o perfil que acompanha aquela foto no Pinterest). Já no perfil de G-10 no site do JG 300 – que afirma que o avião em que Bruno foi abatido é um G-14AS (!) – tem as asas sem pintura na parte de baixo, metal natural... Clostermann n'O grande circo diz que o primo foi abatido num G-14 (não fala de AS, mas as fotos não mentem). Afinal, houve um ou dois aviões do Bruno?

O Bf109 nas fotos é um (Mtt Regensburg Bf109G-14/AS).  No outono de 1944 o Bruno Klostermann voou provavelmente dois G-14/AS "verde 12", antes
de ser abatido em Janeiro de 1945, voando um G-10 (W.Nr 491 213) de construção Erla; também com a numeração "verde 12".

Nessa entrevista Pierre Clostermann fala do primo e das origens e motivos que levaram a separação da família. Clostermann era de família alsaciana católica e a família do primo alsaciana protestante. Com a revogação do Édito de Nantes em 1685 os protestantes saíram da região e a família do primo foi para a Alemanha onde ele nasceria seculos mais tarde. Depois da guerra, Clostermann
procurou informações sobre o primo na Alemanha, temendo ter enfrentado o mesmo em combate.

Esta parece uma informação mais coerente. No entanto a informação que deu base para o perfil do G-10 (que tem o detalhe da escotilha do lado direito e baixa, o que não existe...) é ainda uma incógnita: para esse se sabe até o Wk.Nr, mas nunca vi uma única foto desse avião. Já do(s) G-14AS há fotos, mas em nenhuma se vê Wk.Nr... complicado...

Nos 109 em geral na parte fixa superior (acima do profundor) do leme vertical, relativamente pequenos (cerca de metade do diâmetro da suástica próxima, como se vê nas foto dos aviões do Graf, Bär e Hartmann) , mas a maioria das fotos está numa distância e num ângulo desfavoráveis à identificação. No final da WWII, nos G-10 e K, se vê alguma variação de tipologia e localização (invadindo a parte móvel do leme, ou na parte superior deste), a depender de onde foram fabricados, bem maiores, às vezes cobertos total, ou parcialmente, pela camuflagem de campo (fotos seguintes).

File:Heck Kampfflugzeug.jpg

Aqui uma interessante matéria de um G-10 cuidadosamente restaurado (não sem alguns poréns...) que está no museu Planes of Fame nos EUA e apresenta uma dessas tipologias diferentes de Wk.Nr:  http://www.ipmsstockholm.org/m..._detail_bf109g10.htm

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