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Depois de um ano encruado no MiG, resolvi retomar este 109, que havia começado há uns sete anos (!).

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Eu tinha começado o kit e me mudei, e na mudança “ajudaram-me” embalando o kit para mim. Resultou em peças quebradas e perdidas, que me fizeram desanimar dele.

Antes da taxinha do amor escrevi para a Zvezda, e eles mandaram as peças de reposição.

O kit vem com a opção de motor à mostra, que era minha escolha primeira, e quatro versões de decal. Eu havia escolhido a da ilustração da caixa.

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Quando comecei, montei várias partes dele.

O motor achei bem detalhado, e encaixava tudo direitinho num teste à seco.

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Deveria ficar assim.

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Aí sai colando arames e fios de solda.

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Comprei também uns escapes em resina. Ficou assim, mas não gostei muito.

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Eu tinha também montado o cockpit, e colado a fuselagem e asas.

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Também havia pintado o piloto. Vem piloto, eu gosto de usar.

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Eu retomei a partir daqui.

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Agora na retomada tive que rever tudo que havia feito. Eu já havia montado e pintado a parede corta-fogo, e trocado os canos das metralhadoras por outros em metal, pois ficariam visíveis.

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Descobri que deveria ter colado essa parte antes das asas. Tive que soltar.

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Com as peças que recebi da Zvezda, resolvi montar o kit fechado, já que havia entre as peças novas as do motor.

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Pintei e decalquei o painel, coloquei o piloto e fechei tudo.

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Perdi a transparência da mira. Foi sem.

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Não achei fácil fechar o bico. O motor fica preso em dois pontos, e a parede corta-fogo não colava direito no lugar. Ao final, ficou assim.

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Future no canopi, dias de cura, mascarando. Não confiei na técnica de cortar a fita junto aos frisos com um bisturi, e fui colando pedacinhos de fita. Bem demorado.

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Para este modelo, resolvi usar pela primeira vez as tintas Vallejo ModelAir para o esquema de camuflagem.

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Como não tinha o amarelo, usei um da Hataka. Deu mal, A tinta escorria no branco. Limpei tudo com toalha de papel e fui de ModelMaster.

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Alertado pelo bom Xerife @Sidney, mascarei o amarelo e retoquei o primer onde não deveria ser amarelo.

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