Bf 109G-10 Mtt. Reg Eduard 1/48

Em agosto a Eduard vai lançar mais um "Hundertneun" agora um G-10 da fábrica Mtt. Reg!

Estão preparando as opções de decais e esta primeira imagem visto no PC do Sr. Aleš Zajíc é o "weisse 21" do Hptm. Franz Wienhausen do IV./JG 4. Foi identificado como um Bf 109G-10 WNr.130282 durante muito tempo. Um olhar atento na camuflagem com linhas altas e manchas redondas já se pode afirmar que não era fabricado pelo Mtt.Reg. e sim pela Erla. Uma foto em "Storming the bombers" de Eric Mombeek aponta para um provável G-14 Erla.

Passei uma mensagem para eles estudarem melhor esta opção, pois nem mesmo um Mtt.Reg. essa máquina representa. 

Fonte da Imagem:  https://www.facebook.com/Eduar...sts/2112009712147298

Image may contain: screen

 A cauda visto no PC a direita era de um Bf 109 G-10 WNr.490630 "Schwarze 15", 14./JG 4, Jüterbog (?) Abril 1945. Também produzido pela Erla.  

 

Original Post

Produzir decalque para 109 das versões G-5 em diante é preciso primeiro conhecer o WNr., se não tiver, fotos e pesquisa em livros e artigos. As três principais fábricas tinham suas camuflagens e carenagens do motor diferentes.

Até a Tamiya errou a versão de uma das opções de marcas do seu novo G-6!

Los posted:

AAAHHHH...esta Eduard...

sempre tomando surra nos 109...hahahaha

 

Sim, mas não é só Eduard! Eles aprenderam e foram humildes em aceitar os erros do G-6. Estou aqui torcendo para que façam um bom trabalho no G-10. Acho que o problema da junção da asa com a fuselagem deve continuar, mas pelas poucas fotos que vi, parece que vai ficar muiiiiito bacana!

Bf 109G-10 Mtt. Reg. Eduard 1/48 NEW TOOLS
Novas imagens do G-10 da Eduard estão na sua página aqui no Facebook.
Comparando as imagens com fotos de um G-10 Mtt. Reg, acho que a empresa não conseguiu reproduzir corretamente a carenagem superior do motor a calha da MG 131 e cobertura do painel de instrumentos. Toda essa área é bem mais arredondada para caber a culatra e fita dos cartuchos da 131, além disso a calha do modelo ficou posicionada mais para baixo como num G-6.
Mais fotos aqui:

https://www.facebook.com/Eduar...sts/2168213973193538

Image may contain: airplane

Bf 109G-10 Mtt. Reg. Eduard 1/48 NEW TOOLS

É isso mesmo, a carenagem do motor "emagreceu" bastante nesse novo modelo. Andreas Beck colocou algumas imagens do G-10 que recebeu em Britmodeller. 

Incrível como a Eduard erra em partes importantes do "Hundertneun" com tantas informações, fotos, fóruns, sites especializados e livros disponíveis na internet.    

Fiz uma nova comparação para mostrar a forma incorreta da carenagem.
Setas vermelhas apontam para a linha de painel horizontal menos arredondada comparando com a foto ao lado.

Seta preta, a curva diferente na borracha da carenagem.

A seta amarela mostra como a carenagem tem um inchaço bem desenvolvido para acomodar o suporte do motor e o grande charger (veja foto do motor), por isso uma entrada de ar maior do que nas versões anteriores. Veja também as duas setas verdes com a carenagem esquerda aberta.

Seta branca mostra como a calha da MG 131 ficou posicionada de forma incorreta.

As peças em círculo vermelho são outros erros, inclusive do radiador novo! 

No Britmodeller:
https://www.britmodeller.com/forums/index.php…

Mais fotos do G-10 Eduard aqui:
https://www.facebook.com/Eduar...sts/2168213973193538

Image may contain: airplane

Bf 109G-10 Mtt.Reg. Eduard 1/48 NEW TOOLS (final)

A Eduard já fez a carenagem WNF.  Mas quem se importa com isso? É tão pequena a diferença! 
Para fazer o próximo G-10, um WNF, a Eduard vai acrescentar as rodas maiores 660X190, bolhas nas asas também maiores, como no K-4 e bequilha baixa. 
Fotos do G-10 da Eduard aqui:
https://www.facebook.com/Eduar...sts/2168213973193538

Image may contain: airplane

Incluir Resposta

Curtidas (2)
Fernando ManfioMarcio Bernardi
×
×
×
×