Originally Posted by JEP Annoni:
Salve Pessoal.
Lamento discordar.
Estas imagens de penetração, nos mostram perfuração por projeteis APDFS (flecha cinética) em aço homogeneo (aço puro).
Atualmente as blindagens de carro de combate não são mais homogeneas.
São blindagem compostas na qual entra um componente cerâmico (nova ceramica : uma especie de amido cozida a grande temperatura e pressão).
Esta blindagem composta permite resistir a danos conssideraveis.
tanto que os novos blindados da OTAN virão com canhões de 140mm no lugar dos de 120mm atuais.
As imagens das blindagens nos mostram como uma simples inclinação permite que a proteção seja ampliada:
1)Os 45mm de um T34 ( modelo inicial ), devido apena a inclinação, se tornavam uma blindagem na normal (0 graus) de 90mm.
2)Os 100mm de um T54, devido apena a 30° de inclinação, se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 200mm.
3)Os 250mm de um T72G, devido a sua grande inclinação, se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 543mm.
Se observarmos o dano que um RPG causou a lateral da torre deste M1.
Veremos que foi insignificante.
Cada vez mais, vai precisar ser um carro de combate para vencer a blindagem de outro carro de combate.
[ ]s
JEP
Por isso que coloquei essa ressalva:
"Mas aí, achei essa outra foto, que mostra como simplesmente angular o aço não é mais tão eficaz perante munições modernas."
Quanto ao dano do RPG, projéteis de carga oca fazem orifícios de entrada pequenos mesmo. O negócio é o jato de metal fundido que eles jogam para dentro do blindado.
Penetração na lateral de um Abrams.
Essa daqui é mais como curiosidade. É um teste de penetração de um projétil HEAT russo de 125mm 203BK-31. O jato penetrou 800mm de aço RHA!
Se não fossem as blindagens compostas, a blindagem frontal de um MBT teria que ter uns 900 mm de espessura, aí, os tanques não sairiam do lugar.