Skip to main content

Achei essas duas fotos que mostram como inclinar a blindagem, aumenta a espessura da mesma, sem aumentar o peso:

 

Em um T-34

 

 

E em um T-54

 

 

Mas aÍ, achei essa outra foto, que mostra como simplesmente angular o aÇo não É mais tão eficaz perante muniÇÕes modernas.

Essa placa de aÇo prÓprio para blindagem mede 180mm de espessura, e foi colocada em um ângulo bem fechado de 18º, o que lhe deu uma espessura de cerca de 550mm, mais de meio metro de aÇo, mas ainda assim foi atravessado por esse projÉtil APFSDS sul-coreano de 120mm

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Barbaridade, a guarnição de um blindado perante estas armas devem tremer na base, principalmente se não estão dentro de um Merkava, pois este até que tem umas boas defesas contra certos ataques.

Abs.

Salve Pessoal.

Lamento discordar.

Estas imagens de penetração, nos mostram perfuração por projeteis APDFS (flecha cinética) em aço homogeneo (aço puro).

Atualmente as blindagens de carro de combate não são mais homogeneas.

São blindagem compostas na qual entra um componente cerâmico (nova ceramica : uma especie de amido cozida a grande temperatura e pressão).

 

Esta blindagem composta permite resistir a danos conssideraveis.

tanto que os novos blindados da OTAN virão com canhões de 140mm no lugar dos de 120mm atuais.

 

As imagens das blindagens nos mostram como uma simples inclinação permite que a proteção seja ampliada:

1)Os 45mm de um T34 ( modelo inicial ), devido apena a inclinação, se tornavam uma blindagem na normal (0 graus) de 90mm.

2)Os 100mm de um T54, devido apena a 30° de inclinação,  se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 200mm.

3)Os 250mm de um T72G, devido a sua grande inclinação,  se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 543mm.

 

Se observarmos o dano que um RPG causou a lateral da torre deste M1.

Veremos que foi insignificante.

Cada vez mais, vai precisar ser um carro de combate para vencer a blindagem de outro carro de combate.

[ ]s

JEP

Last edited by JEP Annoni

Uma informação adicional.

A carga anticarro mais comum no mundo é a HEAT.

Esta carga depende do efeito  Monroe, relativo ao diâmetro do projetil, e reduzido pelo efeito spin, para causar a perfuração.

Numa granada HEAT de 90mm a perfuração em aço homogeneo a 0° é de 320mm e a de 105mm causa uma perfuração em aço homogeneo a 0° de 360mm.

Parece muito, mas na chapa de um T72 tem  250mm de blindagem a 0°.

Ocorre que a chapa frontal de um T72 eesta tão inclinada que o progeti lem de vencer 534mm de blindagem.

Ou seja Não passa!

Por 180mm!

 

E adivinha qual é o calibre do canhão dos carros de combate que o E.B tem?

E qual é a blindagem dos T72 que a Venezuela tem?

Opsss

[ ]s

JEP

Originally Posted by JEP Annoni:

Salve Pessoal.

Lamento discordar.

Estas imagens de penetração, nos mostram perfuração por projeteis APDFS (flecha cinética) em aço homogeneo (aço puro).

Atualmente as blindagens de carro de combate não são mais homogeneas.

São blindagem compostas na qual entra um componente cerâmico (nova ceramica : uma especie de amido cozida a grande temperatura e pressão).

 

Esta blindagem composta permite resistir a danos conssideraveis.

tanto que os novos blindados da OTAN virão com canhões de 140mm no lugar dos de 120mm atuais.

 

As imagens das blindagens nos mostram como uma simples inclinação permite que a proteção seja ampliada:

1)Os 45mm de um T34 ( modelo inicial ), devido apena a inclinação, se tornavam uma blindagem na normal (0 graus) de 90mm.

2)Os 100mm de um T54, devido apena a 30° de inclinação,  se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 200mm.

3)Os 250mm de um T72G, devido a sua grande inclinação,  se torna uma blindagem na normal (0 graus) de 543mm.

 

Se observarmos o dano que um RPG causou a lateral da torre deste M1.

Veremos que foi insignificante.

Cada vez mais, vai precisar ser um carro de combate para vencer a blindagem de outro carro de combate.

[ ]s

JEP

 

 

Por isso que coloquei essa ressalva:

 

"Mas aí, achei essa outra foto, que mostra como simplesmente angular o aço não é mais tão eficaz perante munições modernas."

 

Quanto ao dano do RPG, projéteis de carga oca fazem orifícios de entrada pequenos mesmo. O negócio é o jato de metal fundido que eles jogam para dentro do blindado.

 

Penetração na lateral de um Abrams.

 

 

Essa daqui é mais como curiosidade. É um teste de penetração de um projétil HEAT russo de 125mm 203BK-31. O jato penetrou 800mm de aço RHA!

 

 

 

 

Se não fossem as blindagens compostas, a blindagem frontal de um MBT teria que ter uns 900 mm de espessura, aí, os tanques não sairiam do lugar.

Originally Posted by JEP Annoni:

Uma informação adicional.

 

 

E adivinha qual é o calibre do canhão dos carros de combate que o E.B tem?

E qual é a blindagem dos T72 que a Venezuela tem?

Opsss

[ ]s

JEP

opss... e como é que os T72 venezuelanos vão chegar no território brasileiro e enfrentar os nossos Leopard que estão acantonados no sul? de balsa?

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×